Integrar museus: programa de ações museológicas da UFRB no recôncavo da Bahia

  • Rubens Ramos Ferreira
  • Carlos Alberto Santos Costa
Palavras-chave: Recôncavo, UFRB, Museologia, Instituições Museológicas

Resumo

Pensar em integração regional entre a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a região do Recôncavo sem o devido conhecimento da realidade que ele abriga, seria como trabalhar em vão, sem (re)conhecimento de causa. Partindo desse principio, foi desenvolvido, no decorrer do ano de 2011 e 2012, associado a um projeto de pesquisa intitulado “Projeto de levantamento e caracterização das instituições museológicas do Recôncavo da Bahia”, o Programa Integrar Museus. Refere-se este a uma ação museológica da UFRB voltada às realidades socioculturais das instituições no Recôncavo da Bahia. Em um processo que reuniu uma proposta de identificação, de mapeamento e de caracterização qualitativa e quantitativa da realidade museológica regional, essa ação manifesta-se como um espaço de extensão e ampliação do diálogo entre UFRB e as instituições museológicas do Recôncavo da Bahia, contendo uma série de ações socioculturais, como visitas às instituições, eventos de promoção dos saberes museais e outras. São exemplos: o “I Encontro Integrar Museus: patrimônios virtuais”, orientado para a população da região, a disponibilização dos dados levantados, apresentados em uma plataforma digital e a projeção de um curso EAD de gestão museológica para a comunidade atingida pelo projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRUNO, Maria Cristina Oliveira; NEVES, Kátia Regina Felipini (Orgs). Museus como agentes de mudança social e desenvolvimento: propostas e reflexões museológicas. São Cristóvão: MAX/UFS, 2008.

GOFFMAN, Erving. Representações. In: A representação do Eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1999.

COSTA, Carlos Alberto Santos. Projeto de levantamento e caracterização das instituições museais do Recôncavo da Bahia. Cachoeira: CAHL/UFRB, 2011.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRÁFICA E ESTATÍSTICA (IBGE): Disponível em http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm. Acesso em: 28 de junho de 2011.

MENDES. Luis Marcelo. Reprograme: comunicação, marca e cultura numa nova era de museus. Rio de Janeiro: S/L, 2012.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra de . Identidade cultural e patrimônio arqueológico brasileiro. Revista do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, n. 20, p. 33-37, 1984.

MUSEUS EM NÚMEROS. Brasília: Ibram, 2011.

SCHEINER, Tereza Cristina. Museu e contemporaneidade. Rio de Janeiro: UNIRIO/UGF, 1994.

UNESCO. Convenção para a Protecção do Património Mundial, Cultural e Natural. Paris: 1972.

Publicado
2014-12-24
Como Citar
FERREIRA, R. R.; COSTA, C. A. S. Integrar museus: programa de ações museológicas da UFRB no recôncavo da Bahia. Expressa Extensão, v. 19, n. 2, p. 67-75, 24 dez. 2014.