Representação gráfica digital aplicada à conservação e à restauração dos bens culturais: o caso do projeto de extensão conservação iconográfica
Resumo
Este artigo descreve uma experiência prática e de pesquisa referente a utilização das ferramentas digitais no processo de registro e documentação dos bens culturais. Este trabalho se desenvolve a partir de uma revisão bibliográfica, contextualização histórico-científica das ferramentas digitais de representação gráfica, caracterização do procedimento de documentação e apresentação dos estudos de caso, isto é, a descrição relativa a experimentação, uma descrição, um passo a passo dos procedimentos da restituição fotogramétrica e representação gráfica através da ferramenta CAD utilizados no Laboratório de Tecnologia da Conservação e Ensaios Não-destrutivos do Bacharelado em Conservação e Restauro da UFPel.Referências
BACHETTINI, Andréa L. et al. Patrimonio e identidad cultural: mapeo y documentación de las pinturas murales del Teatro Guarany. NEWSLETTER ICOM-CC, v.2, p. 7-9, 2010.
CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: UNESP, 2001.
IRIGON, Paula; SALABERRY, Jeferson. Representação gráfica dos bens culturais através da ferramenta CAD [recurso eletrônico]. Pelotas: Ed. Universitária da UFPel, 2012.
LEÃO, Alexandre C.; ALMADA, Agesilau N. Procedimentos para a documentação científica por imagem de bens culturais utilizando luz visível e ajuste cromático: estudo de caso sobre escultura em madeira – Pináculo. In: ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO. 2., 2013, São João Del Rei. Anais do... São João Del Rei: PPGAEBA-UFMG, 2013. p.313–321.
SALABERRY, Jeferson D. et al. Revestimentos fingidos: escaiola e cimento penteado na cidade de Pelotas. In: SEMANAm ACADÊMICA INTEGRAD.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.