Visita mediada aos cemitérios de Cachoeira, recôncavo da Bahia
Resumo
Este relato de experiência visa demonstrar como os cemitérios são propícios a intervenções museológicas, em que a mediação cultural pode promover o seu reconhecimento como locais de memórias coletivas e individuais pelo público participante. Especificamente, iremos refletir a “Visita mediada aos cemitérios de Cachoeira”, uma ação desenvolvida pelo Grupo de Pesquisas Recôncavo Arqueológico, no âmbito da linha de pesquisa “Estudos Cemiteriais no Recôncavo”.Referências
ARAÚJO, T. N. de. Cemitérios, Etnias e Germanidade: manifestações do Kultur nos túmulos dos imigrantes alemães. In: Anais do XII Encuentro Iberoamericano de Valorización y Gestión de Cementerios Patrimonialis e V Encontro da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, de 11 a 15 de outubro de 2011, Salvador, Brasil [recurso eletrônico] / Orgaização de Patrícia Uribe A. [et al]. - Goiânia : FAV/UFG ; FUNAPE, 2011, p. 192 - 197.
CARVALHO, L. F. N. de. Entre a lembrança e o esquecimento: implicações do descaso patrimonial para arte funerária do Rio Grande do Sul. In: Anais do 19º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas “Entre Territórios”, p. 540-553, 2010.
CASTRO, E. Trilha. Marcas da vida na hora da morte: identidade e memória por meio dos cemitérios e seus acervos. Blumenau em Cadernos, v. 51, p. 27-42, 2010a.
CASTRO, E. Trilha. Cemitérios em destaque: iniciativas nacionais e internacionais pela preservação do patrimônio funerário. In: IV Anais do IV Encontro da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais. Piracicaba: UFG, 2010b.
COMERLATO, F. Os cemitérios de Cachoeira e São Félix: patrimônio do Recôncavo da Bahia. In: Anais do XII Encuentro Iberoamericano de Valorización y Gestión de Cementerios Patrimonialis e V Encontro da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, de 11 a 15 de outubro de 2011, Salvador, Brasil [recurso eletrônico] / Organização de Patrícia Uribe A. [et al]. - Goiânia : FAV/UFG ; FUNAPE, 2011, p. 101-105.
COMERLATO, F. O patrimônio cemiterial do município de Cachoeira, Recôncavo da Bahia. Revista Habitus: Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, Pontifícia Universidade Católica de Goiás. vol. 10, n°2. Jul-dez 2012. p. 203-214.
COMERLATO, F.; SANTOS, R. R. dos; BULCÃO, M. C.; GOMES, A. de S.
Preservação dos cemitérios de Cachoeira e São Félix, Bahia: Apontamentos para a sua conservação. Revista Inter-legere. Jan - jun. 2013.
COSTA, P. S. da. Campo Santo: personagens, arte e cultura. Salvador: Santa Casa de Misericórdia da Bahia, s/d.
CUPPER, M. T. da R. & NOGUEIRA, A. R. B. O cemitério enquanto paisagem e sua dimensão educativa. In: IV Anais do IV Encontro da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais. Piracicaba: UFG, 2010.
DESVALLÉES, A. & MAIRESSE, F. Conceitos-chave de Museologia. São Paulo: Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de museus; Pinacoteca do Estado de São Paulo; Secretaria da Cultural, 2013. p. 52-54.
ELUSTA, H. A. de L. Visita ao museu de pedra: arte no Cemitério da Saudade de Campinas – SP (1881 –1950). Dissertação (Mestrado em Cultura Visual) – Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008.
GUTIERREZ VIÑUALES, R. El patrimônio funerário en Latinoamérica. Apuntes, vol. 18, nº 1-2, p. 70-89, 2006.
IBRAM. Guia da 12ª Semana dos Museus. Brasília: Instituto Brasileiro de Museus, 2014.
ICOM. Nouvelles de l’ICOM. Vol. 67, nº1-2, abril 2014.
IPAC - Inventário de Proteção do Acervo Cultural da Bahia, Volume II: Monumentos e Sítios do Recôncavo, I Parte. Salvador: Secretário da Cultura e Turismo do Estado da Bahia, 1978.
NOGUEIRA, R. de S. Quando um cemitério é patrimônio cultural. 2013. 126f. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
RIGO, K. F. A Pedagogia Cemiterial. In: IV Anais do IV Encontro da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais. Piracicaba: UFG, 2010.
RODRIGUES, P. A. C. & ARRAES, R. Artes nos cemitérios históricos da Amazônia: estudo de dois casos específicos nas cidades de Belém/PA e Manaus/AM. In: Anais do XII Encuentro Iberoamericano de Valorización y Gestión de Cementerios Patrimonialis e V Encontro da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, de 11 a 15 de outubro de 2011, Salvador, Brasil [recurso eletrônico] / Organização de Patrícia Uribe A. [et al]. - Goiânia: FAV/UFG ; FUNAPE, 2011, p. 172 - 178.
SANTOS, A. G. dos. As representações iconográficas da arte tumular dos cemitérios de Cachoeira-BA. 2013. 87 f. Monografia (Graduação) – Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade do Recôncavo da Bahia. Cachoeira, 2013.
SANTOS, A. G. dos & COMERLATO, F. As lápides tumulares dos espaços sagrados de Cachoeira – BA. In: Atas do Simpósio Cultura Artística e Conservação de Acervos Coloniais, 2013. (no prelo)
SORIO, L. Cemitérios da província: história e arte cemiterial em Porto Alegre. Porto Alegre: Edição do autor, 2009.
VASCONCELLOS, C. dos S. Metodologia Dialética em Sala de Aula. Revista de Educação AEC. Brasília: abril de 1992 (n. 83).
ZANONI, E. F. Circuito da Memória: uma proposta de museificação. In: IV Anais do IV Encontro da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais. Piracicaba: UFG, 2010.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.