Um Corre inusitado: arte, cultura e a população em situação de rua

  • Carla Regina Silva Universidade Federal de São Carlos
  • Marina Sanches Silvestrini
  • Mariana Rossi Avelar
  • Dáffini Henrique de Oliveira
Palavras-chave: Curadoria, Arte e Cultura, População em Situação de Rua

Resumo

Apresenta-se o relato do Projeto de Extensão Curadoria da Exposição ético-estético-artística “Mais um Corre” dos artistas da rua, proposta que visou a produção de obras artísticas e sua divulgação através de uma exposição concebida, fomentada e agenciada de forma estética e reflexiva, a partir de criações e expressões artísticas resultantes das Oficinas de Atividades realizadas com frequentadores do Centro de Referência Especializada da Assistência Social para População em Situação de Rua - CREAS POP. A exposição foi estruturada a partir dos temas: memórias, identidade, sonhos, redes, e trajetórias. O processo de curadoria ocorreu através de construções individuais e grupais, que potencializou tempo e espaço de interação, vinculação, experimentação e reflexão sobre questões sociais relevantes e o viver nas ruas. Conclui-se que esta experiência se faz relevante perante a necessidade de criação de novas formas para lidar com as experiências e diversidades além de agenciar a cultura como própria do desenvolvimento social. 

Biografia do Autor

Carla Regina Silva, Universidade Federal de São Carlos
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Departamento de Terapia Ocupacional

Referências

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Política nacional para inclusão social da população em situação de rua. Brasília, DF: Secretaria Nacional de Assistência Social, 2008.

CANAL, C. Y. Gestión cultural, ciudadanía e inclusión social. Expressa Extensão, v.19, n. 1, p. 63-69, 2014.

FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 20. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

SILVA, C. R. Oficinas. p.213-214, 2007. In: PARK, M. B.; SIEIRO, R. F.; CARNICEL, A. (Org). Palavras-chave da educação não formal. Holambra: Editora Setembro/Centro de Memória Unicamp. 2007.

SILVA, C. R.; SILVESTRINI, M. S.; CARDINALI, I. Cultura e demandas sociais: exposição ética estética da população em situação de rua. Anais do XI ENECULT Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2015, p. 1-10.

SNOW, D. A.; ANDERSON, L. Desafortunados: Um estudo sobre o povo da rua. Petrópolis: Vozes, 1998.

THOMAS, Y.; GRAY, M.; MCGINTY, S.; EBRINGER, S. Homeless adults engagement in art first steps towards identity, recovery and social inclusion. Australian Occupational Therapy Journal, N o 58, 2011, p. 429-436.

Publicado
2016-05-15
Como Citar
SILVA, C. R.; SILVESTRINI, M. S.; AVELAR, M. R.; OLIVEIRA, D. H. DE. Um Corre inusitado: arte, cultura e a população em situação de rua. Expressa Extensão, v. 20, n. 1, p. 72-79, 15 maio 2016.
Seção
Memória Visual de Extensão