Um Corre inusitado: arte, cultura e a população em situação de rua
Resumo
Apresenta-se o relato do Projeto de Extensão Curadoria da Exposição ético-estético-artística “Mais um Corre” dos artistas da rua, proposta que visou a produção de obras artísticas e sua divulgação através de uma exposição concebida, fomentada e agenciada de forma estética e reflexiva, a partir de criações e expressões artísticas resultantes das Oficinas de Atividades realizadas com frequentadores do Centro de Referência Especializada da Assistência Social para População em Situação de Rua - CREAS POP. A exposição foi estruturada a partir dos temas: memórias, identidade, sonhos, redes, e trajetórias. O processo de curadoria ocorreu através de construções individuais e grupais, que potencializou tempo e espaço de interação, vinculação, experimentação e reflexão sobre questões sociais relevantes e o viver nas ruas. Conclui-se que esta experiência se faz relevante perante a necessidade de criação de novas formas para lidar com as experiências e diversidades além de agenciar a cultura como própria do desenvolvimento social.Referências
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Política nacional para inclusão social da população em situação de rua. Brasília, DF: Secretaria Nacional de Assistência Social, 2008.
CANAL, C. Y. Gestión cultural, ciudadanía e inclusión social. Expressa Extensão, v.19, n. 1, p. 63-69, 2014.
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 20. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
SILVA, C. R. Oficinas. p.213-214, 2007. In: PARK, M. B.; SIEIRO, R. F.; CARNICEL, A. (Org). Palavras-chave da educação não formal. Holambra: Editora Setembro/Centro de Memória Unicamp. 2007.
SILVA, C. R.; SILVESTRINI, M. S.; CARDINALI, I. Cultura e demandas sociais: exposição ética estética da população em situação de rua. Anais do XI ENECULT Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2015, p. 1-10.
SNOW, D. A.; ANDERSON, L. Desafortunados: Um estudo sobre o povo da rua. Petrópolis: Vozes, 1998.
THOMAS, Y.; GRAY, M.; MCGINTY, S.; EBRINGER, S. Homeless adults engagement in art first steps towards identity, recovery and social inclusion. Australian Occupational Therapy Journal, N o 58, 2011, p. 429-436.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.