Atenção integral a carroceiros e catadores de lixo de Pelotas, RS
Resumo
Este relatório pretende apresentar parte do programa de extensão: “Ação de atenção a carroceiros e catadores de lixo de Pelotas, RS”, que tem como objetivo principal proporcionar maior conscientização da população de carroceiros e catadores de lixo sobre cuidados de manejo, alimentação e das principais doenças que acometem os equinos, na busca de melhor qualidade de vida e saúde do animal, além de levar atendimento médico veterinário aos animais de companhia e utilizados na tração de carroças. Para as famílias de baixa renda, o cavalo é o meio de transporte e carga para o desenvolvimento de seu sustento rentável. Desta forma, a sanidade animal torna-se um fator importante para a execução da atividade, refletindo em melhora do trabalho de tração, além de qualidade de vida e bem estar animal. O programa foi implantado em 2006 e atende atualmente aproximadamente 700 famílias carentes do município de Pelotas, RS. É realizado junto à comunidade assistência social com ações de integração e palestras educativas. As atividades de extensão estão associadas ao ensino e a pesquisa, oportunizando aos alunos de medicina veterinária aprendizagem prática através do auxílio no atendimento médico veterinário dos animais, assim como permite a elaboração de projetos de pesquisa, com colheita de material e levantamento de dados.Downloads
Referências
D’AVILA, N. A. Lesões de casco observadas em equinos de tração leve da cidade de Uberlândia-MG. Uberlândia: Instituto de Medicina Veterinária, Universidade Federal de Uberlândia, 2003.
MARANHÃO, R.P.A. et.al. Afecções mais frequentes do aparelho locomotor dos equídeos de tração no município de Belo Horizonte. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, Belo Horizonte, v. 58, n.1, p.21-27, fev. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/abmvz/v58n1/28775.pdf. Acesso em: 20
jan. 2015.
OLIVEIRA, L. M. et.al. Carroceiros e Equídeos de Tração: Um Problema
Socioambiental. Caminhos da Geografia, Uberlândia, v. 8, n. 24, p. 204-216, dez. 2007.
Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/viewFile/15695/8877. Acesso em: 16 jan. 2015.
SCARPELLI, E. M. Bem estar equino. Mundo Equestre. Clínica Veterinária. V.32, 2010.
SEIXAS, S.I.L. et. al. Atividades de extensão no aprimoramento do processo ensino aprendizagem na formação de alunos do projeto: “Curso de atualização: aspectos morfofuncionais e clínicos da cabeça e pescoço” na Universidade Federal Fluminense – UFF. Revista Ação, Lages, 2009.
SILVA FILHO, J.M. Manejo alimentar dos animais de tração da regional Pampulha, Belo Horizonte, MG. In: 7º ENCONTRO DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, 2004, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Pró Reitoria de Extensão, 2004. p. 34-37.
VELHO, J. Inserção do Médico Veterinário nas Comunidades Carentes de Pelotas/RS, 2º SALÃO DE EXTENSÃO E CULTURA - 2º SEC,Anais..., Pelotas: UFPel, 2007.
WHITE, N.A. Equine Colic: II. Causes and Risk for Colic. In: ANNUAL CONVENTION OF THE AMERICAN ASSOCIATION OF EQUINE PRACTITIONERS, 52., 2006, San Antonio. Proceedings… Ithaca: International Veterinary Information Service, dec. 2006, p. 5319-1206.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.