Atenção integral a carroceiros e catadores de lixo de Pelotas, RS

  • Luciana Oliveira de Araujo Universidade Federal de Pelotas
  • Bruna da Rosa Curcio Universidade Federal de Pelotas
  • Douglas Pacheco Oliveira Universidade Federal de Pelotas
  • Lorena Soares Feijó Universidade de Illinois
  • Lenara Lamas Stelmake Universidade Federal de Pelotas
  • Patrícia Soares Vieira Universidade Federal de Pelotas
  • Carlos Eduardo Wayne Nogueira Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Ambulatório veterinário, Carroceiros, Extensão

Resumo

Este relatório pretende apresentar parte do programa de extensão: “Ação de atenção a carroceiros e catadores de lixo de Pelotas, RS”, que tem como objetivo principal proporcionar maior conscientização da população de carroceiros e catadores de lixo sobre cuidados de manejo, alimentação e das principais doenças que acometem os equinos, na busca de melhor qualidade de vida e saúde do animal, além de levar atendimento médico veterinário aos animais de companhia e utilizados na tração de carroças. Para as famílias de baixa renda, o cavalo é o meio de transporte e carga para o desenvolvimento de seu sustento rentável. Desta forma, a sanidade animal torna-se um fator importante para a execução da atividade, refletindo em melhora do trabalho de tração, além de qualidade de vida e bem estar animal. O programa foi implantado em 2006 e atende atualmente aproximadamente 700 famílias carentes do município de Pelotas, RS. É realizado junto à comunidade assistência social com ações de integração e palestras educativas. As atividades de extensão estão associadas ao ensino e a pesquisa, oportunizando aos alunos de medicina veterinária aprendizagem prática através do auxílio no atendimento médico veterinário dos animais, assim como permite a elaboração de projetos de pesquisa, com colheita de material e levantamento de dados.

Biografia do Autor

Luciana Oliveira de Araujo, Universidade Federal de Pelotas
Faculdade de Veterinária, Departamento de Clínicas Veterinária, Clínica Médica de Equinos
Bruna da Rosa Curcio, Universidade Federal de Pelotas
Faculdade de Veterinária, Departamento de Clínicas Veterinária, Clínica Médica de Equinos
Douglas Pacheco Oliveira, Universidade Federal de Pelotas
Faculdade de Veterinária, Departamento de Clínicas Veterinária, Clínica Médica de Equinos
Lorena Soares Feijó, Universidade de Illinois
Research Scholar - University of Illinois at Urbana-Champaign 
Lenara Lamas Stelmake, Universidade Federal de Pelotas
Assistente Social - Universidade Federal de Pelotas
Patrícia Soares Vieira, Universidade Federal de Pelotas
Faculdade de Veterinária, Departamento de Clínicas Veterinária, Clínica Médica de Equinos
Carlos Eduardo Wayne Nogueira, Universidade Federal de Pelotas
Faculdade de Veterinária, Departamento de Clínicas Veterinária, Clínica Médica de Equinos

Referências

D’AVILA, N. A. Lesões de casco observadas em equinos de tração leve da cidade de Uberlândia-MG. Uberlândia: Instituto de Medicina Veterinária, Universidade Federal de Uberlândia, 2003.

MARANHÃO, R.P.A. et.al. Afecções mais frequentes do aparelho locomotor dos equídeos de tração no município de Belo Horizonte. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, Belo Horizonte, v. 58, n.1, p.21-27, fev. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/abmvz/v58n1/28775.pdf. Acesso em: 20

jan. 2015.

OLIVEIRA, L. M. et.al. Carroceiros e Equídeos de Tração: Um Problema

Socioambiental. Caminhos da Geografia, Uberlândia, v. 8, n. 24, p. 204-216, dez. 2007.

Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/viewFile/15695/8877. Acesso em: 16 jan. 2015.

SCARPELLI, E. M. Bem estar equino. Mundo Equestre. Clínica Veterinária. V.32, 2010.

SEIXAS, S.I.L. et. al. Atividades de extensão no aprimoramento do processo ensino aprendizagem na formação de alunos do projeto: “Curso de atualização: aspectos morfofuncionais e clínicos da cabeça e pescoço” na Universidade Federal Fluminense – UFF. Revista Ação, Lages, 2009.

SILVA FILHO, J.M. Manejo alimentar dos animais de tração da regional Pampulha, Belo Horizonte, MG. In: 7º ENCONTRO DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, 2004, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Pró Reitoria de Extensão, 2004. p. 34-37.

VELHO, J. Inserção do Médico Veterinário nas Comunidades Carentes de Pelotas/RS, 2º SALÃO DE EXTENSÃO E CULTURA - 2º SEC,Anais..., Pelotas: UFPel, 2007.

WHITE, N.A. Equine Colic: II. Causes and Risk for Colic. In: ANNUAL CONVENTION OF THE AMERICAN ASSOCIATION OF EQUINE PRACTITIONERS, 52., 2006, San Antonio. Proceedings… Ithaca: International Veterinary Information Service, dec. 2006, p. 5319-1206.

Publicado
2016-05-15
Como Citar
DE ARAUJO, L. O.; CURCIO, B. DA R.; OLIVEIRA, D. P.; FEIJÓ, L. S.; STELMAKE, L. L.; VIEIRA, P. S.; NOGUEIRA, C. E. W. Atenção integral a carroceiros e catadores de lixo de Pelotas, RS. Expressa Extensão, v. 20, n. 1, p. 113-123, 15 maio 2016.
Seção
Relatórios