Projeto COREOLAB e os entre-lugares da comunidade na dança
Resumo
O presente trabalho, além de apresentar um relato acerca das ações realizadas pelo Projeto de Extensão COREOLAB (Laboratório de Estudos Coreográficos), busca refletir acerca do cumprimento dos objetivos propostos pelo projeto, bem como os resultados da realização destas ações tanto para a comunidade em geral quanto à comunidade acadêmica. Através da exposição destas ações, como oficinas esporádicas de gêneros específicos e contínua pesquisa prática em dança, por exemplo, discute-se um dos papéis da extensão universitária, que visa a aproximação da comunidade com as ações acadêmicas e a importância da união entre teoria e prática na construção dos saberes. Para tanto, foram estudados autores como JEZINE (2004), MARQUES (2012) e RENGEL (2008), dentre outros. Conclui-se queoprojeto afirma a sua relevância extensionista ao aproximar a comunidade pelotense ao ambiente universitário através das ações promovidas, oferecendo àmesma suas próprias experiências em dança.Referências
ÁVILA, Regiane. Pedagogia Histórico-Crítica e o Ensino da Dança: construindo uma ação pedagógica possível. Anais do III EDIPE – Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino. Goiás, 2009. Disponível em: http://www.ceped.ueg.br/anais/IIIedipe/pdfs/2_trabalhos/gt06_educacao_fisica/trab_gt06_pedagogia_historico_critica_ensino_da_danca.pdf. Consulta em 13 fev. 2015.
GUARATO, Rafael. Dança de rua: corpos para além do movimento (Uberlândia – 1970-2007), Uberlândia: EDUFU, 2008.
JEZINE, Edineide. As práticas curriculares e a extensão univeristária. In: Anais do II Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2004, Belo Horizonte. [Re]conhecendo diferenças construir resultados. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2004. p. 01-15.
MARQUES, Isabel; BRAZIL, Fábio. Arte em questões. São Paulo: Digitexto, 2012.
MEIRA, Marly. Filosofia da Criação. Porto Alegre: Mediação, 2003.
MUNDIM, Ana Carolina da Rocha. Uma possível história da dança jazz no Brasil. In: Anais III Fórum de Pesquisa Científica em Arte, Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Curitiba, 2005, f. 96-108. Disponível em: http://www.embap.pr.gov.br /arquivos/File/anais3/ana_mundim.pdf. Acesso em: 07 fev. 2015.
RENGEL, Lenira. Ler a Dança com todos os Sentidos. São Paulo: Fundação para o desenvolvimento da educação, 2008.
RENGEL, Lenira & LANGENDONCK, Rosana Van. Pequena viagem pelo mundo da dança. São Paulo: Moderna, 2006.
SAMPAIO, Flávio. Ballet Essencial. Rio de Janeiro: Sprint, 1996.
STRAZZACAPPA, Márcia; MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. Campinas, SP: Papirus, 2006.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.