Projeto COREOLAB e os entre-lugares da comunidade na dança

  • Luciana Rassweiler Universidade Federal de Pelotas
  • Mariana Rockenback Universidade Federal de Pelotas
  • Josiane Franken Corrêa Universidade Federal de Pelotas
  • Carmen Anita Hoffmann Universidade Federal de Pelotas
  • Cátia Carvalho Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Ensino, Dança, Extensão Universitária

Resumo

O presente trabalho, além de apresentar um relato acerca das ações realizadas pelo Projeto de Extensão COREOLAB (Laboratório de Estudos Coreográficos), busca refletir acerca do cumprimento dos objetivos propostos pelo projeto, bem como os resultados da realização destas ações tanto para a comunidade em geral quanto à comunidade acadêmica. Através da exposição destas ações, como oficinas esporádicas de gêneros específicos e contínua pesquisa prática em dança, por exemplo, discute-se um dos papéis da extensão universitária, que visa a aproximação da comunidade com as ações acadêmicas e a importância da união entre teoria e prática na construção dos saberes. Para tanto, foram estudados autores como JEZINE (2004), MARQUES (2012) e RENGEL (2008), dentre outros. Conclui-se queoprojeto afirma a sua relevância extensionista ao aproximar a comunidade pelotense ao ambiente universitário através das ações promovidas, oferecendo àmesma suas próprias experiências em dança.   

Biografia do Autor

Luciana Rassweiler, Universidade Federal de Pelotas
Licenciada em Dança pela Universidade Federal de Pelotas (2015). Monitora bolsista do Projeto de Extensão COREOLAB - Centro de Artes UFPel no período de Março a Dezembro de 2014. Bolsista no Projeto PIBID (CAPES) UFPel entre 2011 e 2013.
Mariana Rockenback, Universidade Federal de Pelotas
Acadêmica do 5° Semestre do Curso de Dança- Licenciatura, Universidade Federal de Pelotas. Monitora bolsista do Projeto de Extensão COREOLAB - Centro de Artes UFPel, no período de março à dezembro de 2014. Designer de Moda formada pela Universidade Católica de Pelotas. Proprietária do Zimra Studio de Dança atua como professora, coreógrafa, bailarina e figurinista no mesmo.
Josiane Franken Corrêa, Universidade Federal de Pelotas
Professora Assistente da Universidade Federal de Pelotas - Centro de Artes - Curso de Dança - Licenciatura. Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011/2012) - Bolsista CAPES. Especialista em Corpo e Cultura: ensino e criação pela Universidade de Caxias do Sul (2010). Graduada em Dança - Licenciatura Plena pela Universidade de Cruz Alta (2008). Desenvolve pesquisa em Artes Cênicas com foco em: Formação Docente, Dança na Escola, Pedagogia do Teatro, Dança Contemporânea e Improvisação.
Carmen Anita Hoffmann, Universidade Federal de Pelotas
Professora Assistente do Curso de Dança - Licenciatura, da Universidade Federal de Pelotas/RS. Doutoranda em História na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em História Íbero-Americana pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Especialista em Ciência do Movimento Humano com ênfase em Dança pela Universidade de Cruz Alta (1996). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1980). Foi coordenadora e mentora do primeiro Curso Superior de Dança do Rio Grande do Sul, na Universidade de Cruz Alta.
Cátia Carvalho, Universidade Federal de Pelotas
Mestre em Educação em Ciências (UFRGS). Linha: corpo, gênero e sexualidade a partir dos Estudos Culturais. Especialista em Educação Física Escolar pela Fundação Universidade do Rio Grande (FURG). Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Tem experiência em docência nas áreas de Educação, Educação Física e Dança. Prática de pesquisa com ênfase nos seguintes temas: educação não-formal, corpo, gênero, culturas juvenis, dança. Foi professora de Danças e Ritmos na Faculdade Anhanguera Educacional- Pelotas/ RS, trabalhando com formação de professores. Atualmente é coreógrafa (técnica- administrativa) do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas

Referências

ÁVILA, Regiane. Pedagogia Histórico-Crítica e o Ensino da Dança: construindo uma ação pedagógica possível. Anais do III EDIPE – Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino. Goiás, 2009. Disponível em: http://www.ceped.ueg.br/anais/IIIedipe/pdfs/2_trabalhos/gt06_educacao_fisica/trab_gt06_pedagogia_historico_critica_ensino_da_danca.pdf. Consulta em 13 fev. 2015.

GUARATO, Rafael. Dança de rua: corpos para além do movimento (Uberlândia – 1970-2007), Uberlândia: EDUFU, 2008.

JEZINE, Edineide. As práticas curriculares e a extensão univeristária. In: Anais do II Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2004, Belo Horizonte. [Re]conhecendo diferenças construir resultados. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2004. p. 01-15.

MARQUES, Isabel; BRAZIL, Fábio. Arte em questões. São Paulo: Digitexto, 2012.

MEIRA, Marly. Filosofia da Criação. Porto Alegre: Mediação, 2003.

MUNDIM, Ana Carolina da Rocha. Uma possível história da dança jazz no Brasil. In: Anais III Fórum de Pesquisa Científica em Arte, Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Curitiba, 2005, f. 96-108. Disponível em: http://www.embap.pr.gov.br /arquivos/File/anais3/ana_mundim.pdf. Acesso em: 07 fev. 2015.

RENGEL, Lenira. Ler a Dança com todos os Sentidos. São Paulo: Fundação para o desenvolvimento da educação, 2008.

RENGEL, Lenira & LANGENDONCK, Rosana Van. Pequena viagem pelo mundo da dança. São Paulo: Moderna, 2006.

SAMPAIO, Flávio. Ballet Essencial. Rio de Janeiro: Sprint, 1996.

STRAZZACAPPA, Márcia; MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. Campinas, SP: Papirus, 2006.

Publicado
2016-05-15
Como Citar
RASSWEILER, L.; ROCKENBACK, M.; CORRÊA, J. F.; HOFFMANN, C. A.; CARVALHO, C. Projeto COREOLAB e os entre-lugares da comunidade na dança. Expressa Extensão, v. 20, n. 1, p. 98-112, 15 maio 2016.
Seção
Relatórios