As contribuições do projeto trilhas para a formação inicial de professoras alfabetizadoras

  • Giana Amaral Yamin Universidade Federal da Grande Dourados
  • Juliane Ferreira Vieira
  • Míria Izabel Campos
Palavras-chave: Alfabetização, Formação de Professores, Projeto TRILHAS

Resumo

Nos anos de 2012 a 2014, acadêmicas do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), participaram de ações de extensão para estudar o Projeto TRILHAS. Trata-se de um material presente nas escolas brasileiras, desde o ano de 2009, com objetivo de apoiar a ação de professores alfabetizadores. As acadêmicas da UEMS estudaram o kit TRLHAS, suas concepções e atividades, e, posteriormente, desenvolveram algumas das sequências didáticas com crianças em fase de alfabetização. O artigo apresenta a avaliação das futuras professoras em relação à contribuição do TRILHAS para o processo de formação à docência,  como também quais aprendizagens elas observaram nas crianças. Nesse sentido, as vozes das professoras em formação indicam pontos que podem ajudar as escolas a conhecerem o material e a refletirem acerca do processo de alfabetização.   Palavras-chave: Alfabetização. Formação de Professores. Projeto TRILHAS.

Biografia do Autor

Giana Amaral Yamin, Universidade Federal da Grande Dourados
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação (FAED), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Linha de Pesquisa: História da Educação Memória e Sociedade.

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Publicado
2016-05-15
Como Citar
YAMIN, G. A.; VIEIRA, J. F.; CAMPOS, M. I. As contribuições do projeto trilhas para a formação inicial de professoras alfabetizadoras. Expressa Extensão, v. 20, n. 1, p. 124-136, 15 maio 2016.
Seção
Relatórios