Diagnóstico rápido urbano participativo (DRUP): um relato sobre a ferramenta como instrumento para processos participativos em habitação de interesse social- uma ação extensionista

  • Nirce Saffer Medvedovski Universidade Federal de Pelotas- UFPEL Doutora Docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Hélen Vanessa Kerkhoff Universidade Federal de Pelotas-UFPEL Mestranda em Arquitetura e Urbanismo- PROGRAU
  • Sirlene De Mello Sopeña Universidade Federal de Pelotas- UFPEL Mestre em Arquitetura e Urbanismo- PROGRAU
  • Roberta Taborda Santa Catharina Universidade Federal de Pelotas- UFPEL Mestre em Arquitetura e Urbanismo
  • Elisa Santos Guimarães Universidade Federal de Pelotas- UFPEL Aluna especial do mestrado em Arquitetura e Urbanismo- PROGRAU
  • Heitor Almeida Universidade Federal de Pelotas- UFPEL Discente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo- FAURB
Palavras-chave: DRUP, Métodos Participativos, Tecnologia Social

Resumo

Este relatório expõe o processo de Diagnostico Rápido Urbano Participativo (DRUP), ferramenta que auxilia nos métodos participativos, sendo utilizado no Projeto de Qualificação Urbana, projeto de extensão vinculado ao Programa Vizinhança.  Este está construindo laços da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) com a comunidade, focando no seu núcleo de bairro (escola e posto de saúde) e na dotação de infraestrutura básica. O trabalho apresenta as Tecnologias Sociais (TS) direcionadas à inclusão e a necessidade de envolver o usuário em todas as etapas do projeto, desde o programa de necessidade até a pós–ocupação, buscando desenvolver as TS para construção, recuperação, manutenção e uso sustentável de moradias e seu entorno imediato, principalmente de interesse social, bem como para a solução de problemas em áreas de risco ambiental. Para tal propósito, conciliou-se o conhecimento existente das atuais ferramentas de Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs) com os recursos de métodos e técnicas participativos.. As ferramentas utilizadas e apresentadas neste trabalho foram inseridas com o uso de softwares livres, diminuindo os custos de aplicação e favorecendo a replicabilidade da técnica. Neste relatório, propõem-se a expor como foi o processo de "repensar" a sistemática do processo participativo, aportando novo ponto de vista sob o uso da tecnologia, revendo alguns parâmetros do instrumento participativo denominado Diagnóstico Rápido Urbano Participativo - DRUP, respeitando-se a maneira tradicional da metodologia para promover ação participativa, de maneira a contribuir para a construção de um novo saber.

Referências

ALMEIDA, Joseane da Silva. Participação Popular em Processos de Planejamento das Cidades. Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento Sustentável pelo Fórum Latino Americano de Ciências Ambientais e Universidade Federal de Lanus, Argentina. 2007.

BRASIL. Ministério das Cidades. Secretaria Nacional de Habitação. Curso de capacitação: trabalho social em programas de habitação de interesse social / Ministério das Cidades, Secretaria Nacional de Habitação. 2. ed. Brasília: MCidades/SNH ; [Florianópolis] : NUTE/ UFSC, 2014.

BROSE, Marcus (org). Metodologia participativa: uma introdução a 29 instrumentos. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2010.

GTZ- METROPLAN-RS. Diagnóstico Rápido Urbano Participativo - Adaptado do Manual do DPRR. Moçambique: Comissão Nacional do Meio Ambiente –, s/d.

KAAP, S.; CARDOSO, A. Marco Teórico. Disponível em: http://www.mom.arq.ufmg.br/mom/index.html. Acesso em: 09 jun. 2015.

MEDVEDOVSKI, N. S. Regularização Urbanística em Conjuntos Habitacionais Populares e sua integração com o ensino de projeto na FAUrbUFPel – Relato da utilização da técnica do DRUP. In: ENCUENTRO RED UNIVERSITARIA DE CÁTEDRAS DE VIVIENDAS - ULACAV, 2002 - Montevideo, Uruguay. Anais. Montevidéo: Universidad de la Republica, 2002.

NOVAK, J. CAÑAS, A. The Theory Underlying Concept Maps and How to Construct Them. Disponível em: http://cmap.ihmc.us/ Acesso em: 30 jun. 2014.

SOPEÑA, S. M. et al. Tecnologias de Informação e Comunicação na elaboração de um Diagnóstico Rápido Urbano Participativo (DRUP). Projectare, Pelotas, v. 1, p. 188-198, 2014.

VERDEJO, M. E. Diagnóstico Rural Participativo: guia prático DRP. Brasília: Secretária da Agricultura Familiar, 2006. Disponível em: www.mda.gov.br/saf . Acesso em: 18 de agosto de 2015.

Publicado
2016-06-16
Como Citar
MEDVEDOVSKI, N. S.; KERKHOFF, H. V.; SOPEÑA, S. D. M.; CATHARINA, R. T. S.; GUIMARÃES, E. S.; ALMEIDA, H. Diagnóstico rápido urbano participativo (DRUP): um relato sobre a ferramenta como instrumento para processos participativos em habitação de interesse social- uma ação extensionista. Expressa Extensão, v. 20, n. 2, p. 99-116, 16 jun. 2016.