Extensão universitária e formação de professores de Educação Física
Resumo
Esta pesquisa objetivou identificar e interpretar como vêm sendo desenvolvidas as ações de extensão universitária nos cursos de formação de professores em Educação Física, das universidades federais do Rio Grande do Sul. Especificamente, identificar as áreas do conhecimento que os projetos de extensão estão vinculados, as concepções de extensão desenvolvidas, as relações entre recursos financeiros e a participação e envolvimento dos acadêmicos nas ações de extensão e as relações e possíveis contribuições para a formação de professores. A conclusão aponta que a perspectiva de extensão universitária predominante é sob o viés assistencialista e compensatório, bem como a dissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e a predominância de projetos de extensão voltados à área da saúde.Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Trad. Luis Antero Reto e Augusto Pinheiro. 70. ed. São Paulo. 1977.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Centro Gráfico, 1988. 292 p.
______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: www.pla-nalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 12 out. 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plano Nacional de Pós-Graduação - PNPG 2011-2020. Brasília: CAPES, 2010.
BOTOMÉ, S.P. Extensão universitária: equívocos, exigências, prioridades e perspecti- vas para a universidade. In: FARIA, D.S. (org) Construção Conceitual da Extensão Universitária na América Latina. Brasília: Universidade de Brasília, 2001, p. 159-175.
CASTRO, L. M. C. A Universidade, a extensão universitária e a produção de conhecimentos emancipadores. In: 27ª Reunião Anual da ANPED - Sociedade, Democracia e Educação: Qual Universidade?, 2004, Caxambu. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/27/textosgt11.htm. Acesso em: 15 jun. 2010.
CHAVES-GAMBOA, M.; GAMBOA, S. S.; TAFFAREL, C. Prática de Ensino: Fomação Profissional e Emancipação. 3. ed. rev. e ampl. Maceió: EDUFAL, 2011. 256 p.
DIAS, Ana Maria Iori. Discutindo Caminhos Para a Indissociabilidade Entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Educação Física, v. 1, n. 1, p. 37-52, Ago. 2009.
FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus, 2012. Disponível em: http://www.utfpr.edu.br/estrutura-universitaria/pro-reitorias/prorec/diretoria-de-exte nsao/documentos-da-extensao-de-ambito-nacional/politica-nacional-de-extensao- universitaria-forproex-2012. Acesso em: 3 de março de 2017
GAMBOA, S. S. e CHAVES, M. A relação universidade e sociedade: a “problematização” nos projetos articulados de Ensino, pesquisa e extensão. Revista Educação Temática Digital. Campinas, v. 10, n.1 , p. 144-167, dez. 2008. Disponível: em http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/1927/1766. Acesso em: 22 jun. 2011.
MARCELLINO, N. C. A dicotomia Teoria/prática na Educação Física. Revista Motri-vivência. Santa Catarina, UFSC, ano VII, n. 8, p. 73-78, 1995. Disponível em: http://www.journal.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/download/22598/20592. Acesso em: 20 dez. 2012.
MAZZILLI, S.; MACIEL, A. da S. Ensino, pesquisa e extensão: reconfiguração da universidade brasileira em tempos de redemocratização do Estado. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 27, n. 2, p. 205‑221, maio./ago. 2011. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/24770. Acesso em: 12 fev. 2010.
SAVIANI, D. Os saberes implicados na formação do educador. In: BICUDO, Maria Aparecida V.; SILVA JUNIOR, C. A. da (Org.). Formação do Educador: Dever do Estado, tarefa da Universidade. São Paulo: Editora Da Universidade Estadual Paulista, 1996.
_______. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2007, v.12, n. 34, p. 152-165. ISSN 1413-2478.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.