Introduzindo conceitos de saúde e segurança do trabalho em escolas públicas de Pelotas e região

  • Italo Rodeghiero Neto Universidade Federal de Pelotas
  • Larissa Rosa Kabke Universidade Federal de Pelotas
  • Luis Antonio dos Santos Franz Universidade Federal de Pelotas
  • Isabela Fernandes Andrade Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Saúde e Segurança no Trabalho, Escola Pública, Crianças, Cultura de Segurança, extensão

Resumo

Dados do Tribunal Superior do Trabalho (TST) brasileiro apontam que aproximadamente 2.800 trabalhadores perderam suas vidas em acidentes de trabalho somente em 2013 (BRASIL, 2015). Uma forma de reduzir esse dado alarmante é o desenvolvimento de uma cultura de segurança desde a infância. Portanto, este relatório apresenta resultados obtidos em uma atividade de extensão ocorrida durante 2013 e 2014, tendo como objetivo identificar a percepção de crianças matriculadas nas séries iniciais do ensino fundamental de Pelotas e região sobre Saúde e Segurança do Trabalho e, na sequência, introduzir alguns conceitos relacionados ao tema. As crianças foram apresentadas a conceitos e práticas relacionados ao tema através de dinâmicas, pinturas e atividades lúdicas. Os alunos atendidos pelo projeto se mostraram, em sua maioria, bastante participativos, entretidos pelo tema e animados. A partir do exposto, pode-se afirmar que o ambiente escolar deve ser explorado como um meio para desenvolver uma cultura de segurança.

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Publicado
2017-03-14
Como Citar
RODEGHIERO NETO, I.; ROSA KABKE, L.; DOS SANTOS FRANZ, L. A.; FERNANDES ANDRADE, I. Introduzindo conceitos de saúde e segurança do trabalho em escolas públicas de Pelotas e região. Expressa Extensão, v. 21, n. 1, p. 174-186, 14 mar. 2017.
Seção
Relatórios