A extensão universitária sob a perspectiva de licenciandos em ciências biologicas/UFPel

  • Vera Lucia Bobrowski Universidade Federal de Pelotas
  • Paulo Romeu Gonçalves
  • Beatriz Helena Gomes Rocha
Palavras-chave: Ações extensionistas, Universidade, Percepção Acadêmica, extensão

Resumo

A extensão universitária é um processo que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade. Este relato descreve a percepção de onze graduandos da Universidade Federal de Pelotas participantes do projeto de extensão “Feira de Ciências da Metade Sul do RS- PROEXT” sobre as contribuições das ações extensionistas para suas vidas acadêmica e profissional e para a comunidade assistida. Em suas perspectivas podemos observar que os acadêmicos entendem as atividades de extensão como o vivenciar a teoria na prática, e que esta serve de alicerce facilitando uma posterior construção de conhecimentos. E que projetos como este induzem os envolvidos a repensar a sua prática, desenvolvendo assim o senso crítico para intervir e contribuir para a comunidade em que estão inseridos. Só a atuação em projetos de extensão permite o entendimento do verdadeiro significado da articulação entre ensino-pesquisa-extensão.

Biografia do Autor

Vera Lucia Bobrowski, Universidade Federal de Pelotas
Departamento de Ecologia Zoologia e GenéticaArea genética

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Publicado
2017-03-14
Como Citar
BOBROWSKI, V. L.; GONÇALVES, P. R.; GOMES ROCHA, B. H. A extensão universitária sob a perspectiva de licenciandos em ciências biologicas/UFPel. Expressa Extensão, v. 21, n. 1, p. 116-132, 14 mar. 2017.
Seção
Relatórios