Observatório social do trabalho: desafiando o conhecimento, as políticas públicas de emprego e o diálogo social
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar e analisar a recente experiência do Observatório Social do Trabalho, projeto de extensão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) marcado pela ação em duas dimensões principais. De um lado, no âmbito acadêmico, o Observatório procura articular ensino, pesquisa e extensão, bem como a interdisciplinaridade. De outro, no âmbito da ação propriamente extensionista, o Observatório procura fomentar o debate público, institucional e interinstitucional, bem como o diálogo social, no sentido de subsidiar e qualificar o planejamento, a ação e a avaliação de políticas públicas de trabalho e emprego nos municípios de Pelotas e Rio Grande. Depois de apresentar um balanço das atividades do Observatório, indica-se os principais avanços e as principais dificuldades desse projeto de extensão no que diz respeito aos seus objetivos. Finalmente, procura-se delinear as principais perspectivas do projeto em um contexto nacional de fomento às atividades dos observatórios do trabalho.Referências
BARBOSA, A.F. A formação do mercado de trabalho no Brasil.São Paulo: Alameda, 2008.
CARDOSO, Adalberto. A construção da sociedade do trabalho no Brasil. Uma investigação sobre a persistência secular das desigualdades.Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010.
CASTEL, R. As metamorfoses da questão social. Uma crônica do salário. Petrópolis: Vozes, 2001.
DIEESE. Departamento Intersindical de Estatística e Estudos SocioEconômicos. Observatórios do Trabalho. Disponívelb em:
https://www.dieese.org.br/obsApresentacao.html. Acesso em: 15 de julho de 2015.
FABRES, Ana Cristina P. Indústria Naval de Rio Grande. Modelo de Trabalhadores da Base Produtiva.Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Ciências Sociais Bacharelado. IFISP/UFPel. Pelotas: 2013.
MOLIN, N.; FIGUEIREDO, C. & TOGEIRO, T. Caracterização socioeconômica e política dos municípios de Pelotas e de Rio Grande. In: MOLIN, N. & FIGUEIREDO, C.A.S.(Org.). Políticas públicas e desenvolvimento nos municípios gaúchos de Pelotas e Rio Grande. Porto Alegre: Cirkula, 2014.
OBSERVATÓRIOS DO TRABALHO. Pesquisa Social para Políticas Públicas. I Seminário Internacional.Exposição e Debates [Anais]. Porto Alegre: Armazém Digital, 2002.
OBSERVATÓRIO SOCIAL DO TRABALHO. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas. Portal na internet. Acessado em: 15 de julho de 2015. Disponível em: http://wp.ufpel.edu.br/observatoriosocial/.
OFFE, C. Trabalho como categoria sociológica chave? In: OFFE, C. (Org). Trabalho & Sociedade. Problemas estruturais e perspectivas para o futuro da sociedade do trabalho. Vol. I – A crise. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.
PELOTAS. Prefeitura Municipal de Pelotas. Portal na internet. Disponível em: http://www.pelotas.com.br/cadastropublico/index.html?id_tipo_secretaria[]=5&id_tipo_secretaria[]=2&id_tipo_secretaria[]=6. Acessado em: 15 de julho de 2015.
POCHMANN, Márcio. O emprego na globalização.São Paulo: Boitempo, 2002.
ROSANVALLON, P. La nouvelle question sociale. Repenser l'Etat-providence. Paris: Éditions du Seuil, 1995.
SIDRA. Sistema IBGE de Recuperação Automática. Disponível em: http://www.sidra.ibge.gov.br/. Acessado em: 15 de julho de 2015.
VARGAS, F. Emprego e Desenvolvimento Regional: contornos de uma questão social. Revista da ABET, Associação Brasileira de Estudos do Trabalho, LTr. v. XI, n. 2, jul/dez de 2012.
VARGAS, F. Desenvolvimento e Desigualdades de Gênero: As Transformações do Mercado de Trabalho em Pelotas e Rio Grande. In: MOLIN, N. & FIGUEIREDO, C.A.S.(Org.). Políticas públicas e desenvolvimento nos municípios gaúchos de Pelotas e Rio Grande.Porto Alegre: Cirkula, 2014.
VARGAS, F., FABRES, Ana C. Mercado de Trabalho e Relações de Gênero em um Contexto de Desenvolvimento Regional: O Caso do Polo Naval de Rio Grande-RS. In: Encontro Anual da ANPOCS,39, 2015. Anais... Caxambu-MG: 26 a 30 de outubro de 2015.
VARGAS, F., FABRES, Ana C., SALVADOR, B. Flexibilidade Produtiva na Indústria Naval de Rio Grande-RS:Novas e Velhas Formas de Trabalho. In: Congresso Brasileiro de Sociologia, 17, 2015. Anais... Porto Alegre-RS: 20 a 23 de julho de 2015.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.