Observatório social do trabalho: desafiando o conhecimento, as políticas públicas de emprego e o diálogo social

  • Francisco Eduardo Beckenkamp Vargas Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Observatórios do Trabalho, Transformações do Trabalho, Mercado de Trabalho, Políticas Públicas de Emprego

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar e analisar a recente experiência do Observatório Social do Trabalho, projeto de extensão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) marcado pela ação em duas dimensões principais. De um lado, no âmbito acadêmico, o Observatório procura articular ensino, pesquisa e extensão, bem como a interdisciplinaridade. De outro, no âmbito da ação propriamente extensionista, o Observatório procura fomentar o debate público, institucional e interinstitucional, bem como o diálogo social, no sentido de subsidiar e qualificar o planejamento, a ação e a avaliação de políticas públicas de trabalho e emprego nos municípios de Pelotas e Rio Grande. Depois de apresentar um balanço das atividades do Observatório, indica-se os principais avanços e as principais dificuldades desse projeto de extensão no que diz respeito aos seus objetivos. Finalmente, procura-se delinear as principais perspectivas do projeto em um contexto nacional de fomento às atividades dos observatórios do trabalho.

Biografia do Autor

Francisco Eduardo Beckenkamp Vargas, Universidade Federal de Pelotas
Professor associado do Departamento de Sociologia e Política do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política da Universidade Federal de Pelotas.

Referências

BARBOSA, A.F. A formação do mercado de trabalho no Brasil.São Paulo: Alameda, 2008.

CARDOSO, Adalberto. A construção da sociedade do trabalho no Brasil. Uma investigação sobre a persistência secular das desigualdades.Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010.

CASTEL, R. As metamorfoses da questão social. Uma crônica do salário. Petrópolis: Vozes, 2001.

DIEESE. Departamento Intersindical de Estatística e Estudos SocioEconômicos. Observatórios do Trabalho. Disponívelb em:

https://www.dieese.org.br/obsApresentacao.html. Acesso em: 15 de julho de 2015.

FABRES, Ana Cristina P. Indústria Naval de Rio Grande. Modelo de Trabalhadores da Base Produtiva.Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Ciências Sociais Bacharelado. IFISP/UFPel. Pelotas: 2013.

MOLIN, N.; FIGUEIREDO, C. & TOGEIRO, T. Caracterização socioeconômica e política dos municípios de Pelotas e de Rio Grande. In: MOLIN, N. & FIGUEIREDO, C.A.S.(Org.). Políticas públicas e desenvolvimento nos municípios gaúchos de Pelotas e Rio Grande. Porto Alegre: Cirkula, 2014.

OBSERVATÓRIOS DO TRABALHO. Pesquisa Social para Políticas Públicas. I Seminário Internacional.Exposição e Debates [Anais]. Porto Alegre: Armazém Digital, 2002.

OBSERVATÓRIO SOCIAL DO TRABALHO. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas. Portal na internet. Acessado em: 15 de julho de 2015. Disponível em: http://wp.ufpel.edu.br/observatoriosocial/.

OFFE, C. Trabalho como categoria sociológica chave? In: OFFE, C. (Org). Trabalho & Sociedade. Problemas estruturais e perspectivas para o futuro da sociedade do trabalho. Vol. I – A crise. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.

PELOTAS. Prefeitura Municipal de Pelotas. Portal na internet. Disponível em: http://www.pelotas.com.br/cadastropublico/index.html?id_tipo_secretaria[]=5&id_tipo_secretaria[]=2&id_tipo_secretaria[]=6. Acessado em: 15 de julho de 2015.

POCHMANN, Márcio. O emprego na globalização.São Paulo: Boitempo, 2002.

ROSANVALLON, P. La nouvelle question sociale. Repenser l'Etat-providence. Paris: Éditions du Seuil, 1995.

SIDRA. Sistema IBGE de Recuperação Automática. Disponível em: http://www.sidra.ibge.gov.br/. Acessado em: 15 de julho de 2015.

VARGAS, F. Emprego e Desenvolvimento Regional: contornos de uma questão social. Revista da ABET, Associação Brasileira de Estudos do Trabalho, LTr. v. XI, n. 2, jul/dez de 2012.

VARGAS, F. Desenvolvimento e Desigualdades de Gênero: As Transformações do Mercado de Trabalho em Pelotas e Rio Grande. In: MOLIN, N. & FIGUEIREDO, C.A.S.(Org.). Políticas públicas e desenvolvimento nos municípios gaúchos de Pelotas e Rio Grande.Porto Alegre: Cirkula, 2014.

VARGAS, F., FABRES, Ana C. Mercado de Trabalho e Relações de Gênero em um Contexto de Desenvolvimento Regional: O Caso do Polo Naval de Rio Grande-RS. In: Encontro Anual da ANPOCS,39, 2015. Anais... Caxambu-MG: 26 a 30 de outubro de 2015.

VARGAS, F., FABRES, Ana C., SALVADOR, B. Flexibilidade Produtiva na Indústria Naval de Rio Grande-RS:Novas e Velhas Formas de Trabalho. In: Congresso Brasileiro de Sociologia, 17, 2015. Anais... Porto Alegre-RS: 20 a 23 de julho de 2015.

Publicado
2016-06-16
Como Citar
VARGAS, F. E. B. Observatório social do trabalho: desafiando o conhecimento, as políticas públicas de emprego e o diálogo social. Expressa Extensão, v. 20, n. 2, p. 141-152, 16 jun. 2016.
Seção
Relatórios