Livre acesso ao livro literário como forma de democratização da leitura: o projeto de extensão "estação do livro" (FaE-UFPel)

Palavras-chave: Leitura literária, Acesso ao Livro, Educação, extensão

Resumo

O artigo apresentado refere-se a um projeto de extensão iniciado em 2014 na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (FaE/UFPel), pelo grupo de pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (HISALES), intitulado “Estação do Livro”. O referido projeto tem como objetivo principal proporcionar o livre acesso ao livro e a democratização da leitura literária disponibilizando “pontos de livros” no saguão da Faculdade de Educação, entre outras ações que decorreram dessa proposição inicial e que são destinadas às crianças, especialmente de periferias urbanas e de escolas públicas e aos professores. Essas ações são: distribuição de livros literários, troca-troca de livros, constituição de acervo permanente de obras infanto-juvenis e oficinas de letramento literário. O referido projeto de extensão teve origem na constatação da dificuldade de acesso ao livro literário e a ausência de experiências de leitura literária dos alunos e alunas, especialmente do Curso de Pedagogia da instituição.

Biografia do Autor

Eliane Peres, PPGE/FaE/UFPel
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1989), Especialização em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (1992), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), com Estágio no Exterior (PDEE) na Universidade de Lisboa ("doutorado-sanduíche"). Realizou estágio de pós-doutorado (com bolsa CAPES) na University of Illinois at Urbana-Champaign (USA) em 2011-2012. Desde 1991 é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, e desde 2001 atua no PPGE dessa mesma instituição. Foi tutora do Grupo PET/Educação (Programa de Educação Tutorial-MEC/SESU) entre 2007 e 2009. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Alfabetização, Alfabetização e Letramento, atuando principalmente nos seguintes temas: história da alfabetização, história da cultura escrita, práticas de leitura e escrita, alfabetização e letramento, livros escolares e formação de professores. No PPGE atua na linha de pesquisa "Cultura Escrita, Linguagens e Aprendizagem". É líder do grupo de pesquisa HISALES (História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares, CNPq) desde 2006.
Vânia Grim Thies, PPGE/FaE/UFPel
Possui graduação em Pedagogia (UFPel, 2004), especialização em Alfabetização e Letramento (UFPel, 2005), Mestrado em Educação (UFPel, 2008) e Doutorado em Educação (UFPel, 2013). É professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas atuando na Faculdade de Educação nos cursos de Pedagogia e Licenciatura em Educação do Campo. É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação, curso de Mestrado (Fae/UFPEl). Tem experiência com séries iniciais do Ensino Fundamental em escolas multisseriadas da zona rural. Seus trabalhos estão centrados nos temas da linguagem, com ênfase da teoria Bakhtiniana, Educação do Campo, escritas ordinárias, práticas de leitura e escrita escolares e não escolares, classe multisseriada. Vice líder do grupo de Pesquisa HISALES (História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares - FaE/UFPel) e integrante do Núcleo Educamemória (IE/FURG).
Chris de Azevedo Ramil, PPGE/FaE/UFPel
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/FaE/UFPel), com Bolsa CAPES e Mestre em Educação pelo mesmo Programa (03/2013), Bacharel em Artes Visuais - Hab. em Design Gráfico pela Universidade Federal de Pelotas (2002), Licenciada em Artes - Hab. em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (2002), e Técnica em Desenho Industrial pela Escola Técnica Federal de Pelotas (1996). Tem experiência nas áreas de Design Gráfico e Artes Visuais, com ênfase em Design Editorial, atuando profissionalmente nas cidades de Pelotas/RS e Barcelona/Espanha. Foi professora-pesquisadora da equipe muldisciplinar do NPTE-UAB/IFSul, na equipe de design gráfico, de 2013 a 2014. Foi professora substituta do Curso de Artes Visuais - Hab. em Design Gráfico do Instituto de Artes e Design da UFPel no 2º semestre de 2008. De 08/2009 a 03/2011 atuou como diagramadora na equipe de Editoria de Arte do Jornal Diário Popular de Pelotas/RS. Foi bolsista da CAPES enquanto mestranda (2011-2012). É integrante dos projetos de pesquisa: a) HISALES - História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (PPGE/FaE/UFPel), desde 2011; b) Memória Gráfica de Pelotas: um século de Design (CA/UFPel), de 2009 a 2014; c) Modernidade e escolarização: o uso de cartilhas e livros de leituras na Escola Elementar Gaúcha (1832 ? 1930) (PPGE/FaE/UFPel), desde 2012, entre outros.

Referências

ABREU, M. Cultura letrada, literatura e leitura. São Paulo: UNESP, 2006.

ANDRUETTO, M. T. Por uma literatura sem adjetivos. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

CASTRILLÓN, S. O direito de ler e de escrever. São Paulo: Pulo do Gato, 2011.

GOULEMOT, J. M. Da leitura como produção de sentidos. In: CHARTIER, Roger (Org.). Práticas da Leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996. p. 107-116.

LAJOLO, Mariza. A literatura no reino da linguagem. In: REYES, Yolanda. Ler e brincar, tecer e cantar: Literatura, escrita e educação. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

PETIT, M. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. São Paulo: 34, 2013.

_____. Os jovens e a leitura. Uma nova perspectiva. São Paulo: 34, 2008.

REYES, Y. Ler e brincar, tecer e cantar: Literatura, escrita e educação. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

Publicado
2017-03-14
Como Citar
PERES, E.; GRIM THIES, V.; DE AZEVEDO RAMIL, C. Livre acesso ao livro literário como forma de democratização da leitura: o projeto de extensão "estação do livro" (FaE-UFPel). Expressa Extensão, v. 21, n. 1, p. 147-161, 14 mar. 2017.
Seção
Relatórios