Formação de professores nos jogos lógicos de tabuleiro

  • Liliane Ferrari Giordani Faculdade de Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Renato Perez Ribas Instituto de Informática Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Currículo Escolar, Jogos de Tabuleiro, Formação de Professores, Olimpíadas, Raciocínio Lógico, Socialização

Resumo

O uso dos jogos lógicos de tabuleiro tem sido apresentado como uma alternativa curricular e como instrumento pedagógico nas escolas através da formação de professores e da realização de um formato único de Olimpíadas escolares. Foram dois anos com formações anuais em duas regiões do Estado do RS, em Porto Alegre e na região Noroeste do Estado. O que representou cerca de 110 professores formados, 60 escolas contempladas, mais de 1.000 alunos em contato direto com os jogos e as atividades propostos pelo Programa de Extensão da UFRGS denominado LoBoGames. Este segue em atividades, já tendo sido reeditado para o próximo biênio, mantendo as ações descritas neste artigo e com foco principal na produção de material de apoio e no aprimoramento da página WEB (www.inf.ufrgs.br/lobogames) a fim de promover a sua disseminação e a adoção desses jogos na rotina escolar.

Biografia do Autor

Liliane Ferrari Giordani, Faculdade de Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), mestre (1997) e doutora (2003) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Faculdade de Educação da UFRGS, exercendo o cargo de Chefe do Departamento de Estudos Especializados (2015/2018). 
Renato Perez Ribas, Instituto de Informática Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Graduado em Engenharia Eletrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS (1991), doutor em Microeletrônica pelo Institut National Polytechnique de Grenoble - INPG, França (1998). Professor do Instituto de Informática da UFRGS, atual coordenador da Comissão de Extensão desta unidade (2015-2018).

Referências

GIORDANI, Liliane; RIBAS, Renato P. Programa de Extensão Jogos Lógicos de Tabuleiro. Revista da Extensão, UFRGS, n. 11, Out. 2015. ISSN 2238-0167.

GIROUX, Henry; SIMON, Roger. Cultura popular crítica: a vida cotidiana como base para o conhecimento curricular. In: MOREIRA, Antonio Flavio; TADEU, Tomaz. Currículo, Cultura e Sociedade. 2. ed., São Paulo: Cortez, 2013, p. 07-140.

OLIVEIRA, Vera Barros de. Jogos de regras e a resolução de problemas. 2. ed., Petrópolis: Editora Vozes, 2004.

MOREIRA, Antonio Flavio; TADEU, Tomaz. Sociologia e teoria crítica do currículo: uma introdução. In: MOREIRA, Antonio Flavio; TADEU, Tomaz. Currículo, Cultura e Sociedade. 2. ed., São Paulo: Cortez, p. 13-45, 2013.

RIBAS, Renato P. et. al. A presença e a contribuição dos jogos lógicos de tabuleiro no Projeto Rondon. Revista Eletrônica de Extensão (Extensio), UFSC, v. 13, n. 21, 2016. ISSN 1807-0221.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

Publicado
2017-03-21
Como Citar
GIORDANI, L. F.; RIBAS, R. P. Formação de professores nos jogos lógicos de tabuleiro. Expressa Extensão, v. 21, n. 2, p. 97-107, 21 mar. 2017.
Seção
Relatórios