Introdução à audiodescrição didática

  • Elton Vergara-Nunes Universidade Federal de Pelotas
  • Tânia Regina de Oliveira Zehetmeyr
  • Letícia Corrêa Machado
  • Márcia dos Santos Soares Rocha Graduanda do curso de Licenciatura em Letras Português e Espanhol da Universidade Federal de Pelotas.
  • Joice Fresingheli Tomaschewski
Palavras-chave: Acessibilidade, Inclusão, Cegueira

Resumo

Este relatório é resultado da experiência dos autores no curso de extensão: Introdução à audiodescrição didática. O curso serviu para coleta de dados para pesquisa da equipe. Os autores atuaram como ministrantes, tutores e colaboradores no projeto. O objetivo foi oferecer aos professores da rede pública de Pelotas instrumentos para a elaboração de materiais didáticos visuais acessíveis para a inclusão de alunos cegos e/ou com baixa visão severa/profunda nas atividades didáticas de sala de aula, através da tecnologia assistiva audiodescrição como recurso de acessibilidade visual. A proposta de uma audiodescrição com fins didáticos é inovadora e avança sobre os padrões atuais, tornando-se uma ferramenta à disposição do professor. Durante o curso, os participantes puderam conhecer a audiodescrição didática e aplicá-la na criação e gravação de roteiros descritivos de materiais didáticos visuais. Considera-se importante compartilhar com educadores esse recurso de inclusão de alunos com deficiência visual na sala de aula comum.

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Biografia do Autor

Elton Vergara-Nunes, Universidade Federal de Pelotas
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pelotas(1997), graduação em Superior de Teologia pelo Seminário Teológico da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil(1988) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas(2002). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Pelotas e Estudante da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. Atuando principalmente nos seguintes temas:conhecimento, audiodescrição, tecnologia assistiva.
Tânia Regina de Oliveira Zehetmeyr
Especialista e mestranda em Ciências e Tecnologias na Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL) -Campus Pelotas - Visconde da Graça. Participa do  Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas do (IFSUL)-Campus Pelotas - Visconde da Graça.
Letícia Corrêa Machado
Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI),  pós-graduanda em Mídias na Educação na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), graduanda no curso de Serviço Social (UFSM) e Licenciada em Sociologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Joice Fresingheli Tomaschewski
Graduada em Pedagogia e Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas. Docente na rede Municipal de Pelotas.

Referências

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Publicado
2016-06-16
Como Citar
VERGARA-NUNES, E.; DE OLIVEIRA ZEHETMEYR, T. R.; CORRÊA MACHADO, L.; DOS SANTOS SOARES ROCHA, M.; FRESINGHELI TOMASCHEWSKI, J. Introdução à audiodescrição didática. Expressa Extensão, v. 20, n. 2, p. 178-193, 16 jun. 2016.
Seção
Relatórios