Introdução à audiodescrição didática

  • Elton Vergara-Nunes Universidade Federal de Pelotas
  • Tânia Regina de Oliveira Zehetmeyr
  • Letícia Corrêa Machado
  • Márcia dos Santos Soares Rocha Graduanda do curso de Licenciatura em Letras Português e Espanhol da Universidade Federal de Pelotas.
  • Joice Fresingheli Tomaschewski
Palavras-chave: Acessibilidade, Inclusão, Cegueira

Resumo

Este relatório é resultado da experiência dos autores no curso de extensão: Introdução à audiodescrição didática. O curso serviu para coleta de dados para pesquisa da equipe. Os autores atuaram como ministrantes, tutores e colaboradores no projeto. O objetivo foi oferecer aos professores da rede pública de Pelotas instrumentos para a elaboração de materiais didáticos visuais acessíveis para a inclusão de alunos cegos e/ou com baixa visão severa/profunda nas atividades didáticas de sala de aula, através da tecnologia assistiva audiodescrição como recurso de acessibilidade visual. A proposta de uma audiodescrição com fins didáticos é inovadora e avança sobre os padrões atuais, tornando-se uma ferramenta à disposição do professor. Durante o curso, os participantes puderam conhecer a audiodescrição didática e aplicá-la na criação e gravação de roteiros descritivos de materiais didáticos visuais. Considera-se importante compartilhar com educadores esse recurso de inclusão de alunos com deficiência visual na sala de aula comum.

Biografia do Autor

Elton Vergara-Nunes, Universidade Federal de Pelotas
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pelotas(1997), graduação em Superior de Teologia pelo Seminário Teológico da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil(1988) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas(2002). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Pelotas e Estudante da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. Atuando principalmente nos seguintes temas:conhecimento, audiodescrição, tecnologia assistiva.
Tânia Regina de Oliveira Zehetmeyr
Especialista e mestranda em Ciências e Tecnologias na Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL) -Campus Pelotas - Visconde da Graça. Participa do  Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas do (IFSUL)-Campus Pelotas - Visconde da Graça.
Letícia Corrêa Machado
Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI),  pós-graduanda em Mídias na Educação na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), graduanda no curso de Serviço Social (UFSM) e Licenciada em Sociologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Joice Fresingheli Tomaschewski
Graduada em Pedagogia e Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas. Docente na rede Municipal de Pelotas.

Referências

ABNT – CB040. Projeto ABNT NBR 16452, Novembro, 2015. Disponível em https://www.target.com.br/produtos/projetos-nbr/42735/projeto-abnt-nbr-16452-acessibilidade-na-comunicacao-audiodescricao. Acesso em: 05 jan. 2016.

DE MASI, Ivete. Conceitos: aquisição básica para a orientação e mobilidade. In MACHADO, Edileine Vieira et al. Orientação e mobilidade: conhecimentos básicos para a inclusão do deficiente visual. Brasília: MEC, SEESP, 2003. p. 37-55.

FONOAUDIÓLOGAS ENSINAM EXERCÍCIOS PARA VOZ E FALA. ENTREVISTA COM JULIANE JANDRÉ E CAROLINE MENESES. Programa Destaque, Rede Massa, SBT, - 9'45”, 2011. Disponível em: https://youtu.be/O6ff4guJS-c. Acesso em: 02 mar. 2016.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. (Coleção magistério 2º grau. Série formação do professor).

MOTTA, Lívia Maria Villela de Mello. Aprendendo a ensinar inglês para alunos cegos e com baixa visão um estudo na perspectiva da Teoria da Atividade.Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem) - Programa de Pós-graduação em Letras, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.

PEALE, Norman Vicent. O poder do pensamento positivo. 75ed., São Paulo: Cultrix, 2006.

UNESCO. Declaração de Salamanca: sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. 1998. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001393/139394por.pdf. Acesso em: 03 mar. 2016.

WEISHALN, R. Orientation and mobility in the blind children. New York: Englewood Cliffs, 1990.

Publicado
2016-06-16
Como Citar
VERGARA-NUNES, E.; DE OLIVEIRA ZEHETMEYR, T. R.; CORRÊA MACHADO, L.; DOS SANTOS SOARES ROCHA, M.; FRESINGHELI TOMASCHEWSKI, J. Introdução à audiodescrição didática. Expressa Extensão, v. 20, n. 2, p. 178-193, 16 jun. 2016.
Seção
Relatórios