Educar em saúde com o uso de jogos e brinquedos

  • Ananda Rosa Borges Universidade Federal de Pelotas
  • Mariana Domingos Saldanha Universidade Federal de Pelotas
  • Gabriela Ribes Couto Universidade Federal de Pelotas
  • Daniela Dutra Farias Universidade Federal de Pelotas
  • Bruna Rodrigues da Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Criança, Educação em Saúde, Jogos e Brinquedos, Servi-ços de Saúde, Saúde Escolar

Resumo

Trata-se de um relatório sobre o projeto de extensão “Aprender/Ensinar Saúde Brincando”. Objetiva-se discutir as atividades realizadas pelo projeto a fim de compartilhar a experiência do uso do brinquedo na educação e saúde das crianças. Este projeto atua em duas unidades pediátricas de hospitais do município, em uma escola de ensino fundamental e em um ambulatório da Faculdade de Medicina com um grupo de crianças com anemia falciforme. As atividades são realizadas quinzenalmente abordando-se de forma lúdica por meio de jogos, brincadeiras e canções temas referentes a prevenção de doenças e promoção da saúde infantil. Os acadêmicos que realizam as atividades são dos cursos de enfermagem, farmácia e nutrição, atuando de forma multidisciplinar, concregando os saberes específicos para a construção de saberes coletivos. Percebe-se que as atividades são proveitosas e que as crianças aprendem e reproduzem os novos conhecimentos em sua vida, de forma a adotar hábitos mais saudáveis.

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Publicado
2017-03-21
Como Citar
BORGES, A. R.; SALDANHA, M. D.; COUTO, G. R.; FARIAS, D. D.; DA SILVA, B. R.; GABATZ, R. I. B. Educar em saúde com o uso de jogos e brinquedos. Expressa Extensão, v. 21, n. 2, p. 85-96, 21 mar. 2017.
Seção
Relatórios