Caminhos da dança nas ruas de Pelotas: Uma semente capaz de brotar diálogos poéticos
Resumo
O presente texto refere-se ao projeto de extensão caminhos da dança na rua, do Curso de Dança-licenciatura, da UFPel, realizado em 2015. Surgiu de inquietações e desejos acerca da relação poética das pessoas entre si e com o espaço público – arquitetônico e urbano –, que remontam da trajetória dança-arquitetura. O momento de vida proporcionou o encontro e compartilhamento de duas arquitetas-bailarinas ou bailarinas-arquitetas, ambas com interesse na interdisciplinaridade das áreas. O tema central do trabalho propôs diálogos entre a cena de dança e o cotidiano da cidade para participantes chamados a partir de divulgação nas redes sociais. Como aporte teórico foram utilizados os autores: Jacques (2002), Souza (2011), Rancière (2005), Freitas (2011) e Miranda (2008). O projeto desenvolveu-se em 15 encontros em forma de aulas, que foram mescladas entre “espaços seguros” (sala de aula) e “espaços de risco” (cidade), com experimentações de técnicas de conscientização corporal, buscando a relação dos participantes entre si, e com o espaço público, quanto à sua fisicalidade e características sociais, refletindo em diferentes poéticas, disponibilizando à comunidade o encontro com as ações que foram frutos do ensino e da pesquisa desenvolvidos, produzindo um novo conhecimento a ser trabalhado e articulado. Percebeu-se, nos espaços vivenciados, uma Pelotas que surgiu a partir do contato do corpo dos participantes com o corpo da arquitetura e da cidade, onde um transformou o outro constantemente.Referências
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