O seminário internacional design, tradição e sociedade em suas três edições
Resumo
O Seminário Internacional Design, Tradição e Sociedade (SIDTS) é atividade do Grupo de Pesquisa Memória Gráfica de Pelotas: um século de design, de 1890 a 1990 (MGPel). O mesmo está lotado no Colegiado de Design do Centro de Artes e protocolado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas. O SIDTS construiu-se como estratégia de formação de e debate acerca do legado do design gráfico latino americano, com origem de foco na cidade de Pelotas – em virtude de sua expressiva contribuição na formação da cultura visual local. Atividade coordenada pelo Grupo de Pesquisa Memória Gráfica, o evento tem como foco temático o design, a tradição e a sociedade. Desde 2011 dedica-se a fomentar questões acerca das referidas técnicas que são foco das investigações dos membros do grupo e de seus pesquisadores convidados de âmbito nacional e internacional.Referências
BANDEIRA, Ana da Rosa. et al. Diário Popular: Fonte e objeto de pesquisa no campo do Design.Diário Popular, Pelotas, 5 nov. 2012. p. 3-4.
BRINGHURST, Robert. Elementos do Estilo Tipográfico. 3ª ed. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
CIRNE, Max. Do impresso ao hipertexto. Diário Popular. Pelotas, 03 de Junho 2014. Disponível em: http://www.diariopopular.com.br/tudo/index.php?_sistema=3056&id_noticia=ODQxNTA=&id_area=MA==. Acesso: em 10 mar 2016.
HENDEL, Richard. O design do Livro. 2ª ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2006.
MARTINS, Jordan Ávila; NEVES, Helena de Araujo. Historiografia do Design: a Ilustração na Publicidade Pelotense presente no Jornal Diário Popular (Séculos XIX, XX, XXI). In: Sul Design Científico, 6, 2013. Pelotas. Anais do Sul Design, Pelotas: Sul Design Estúdio, 2013. p.1-9
MEMÓRIA Gráfica de Pelotas (Facebook) Disponível em: https://www.facebook.com/memoriagraficadepelotas/. Acesso em: 10 mar 2016a.
MEMÓRIA Gráfica de Pelotas (Site). Disponível em: http://www2.ufpel.edu.br/iad/memoriagraficadepelotas/. Acesso em: 10 mar 2016b.
NUNES, João Fernando Igansi. Projeto Seminário Internacional Design, Tradição e Sociedade. 2014. Disponível em: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/wpcontent/uploads/2014/05/projeto-SIDTS.pdf. Acesso em: 10 mar 2016.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.