Pacto pelo fortalecimento do ensino médio: ação de extensão na educação continuada

Palavras-chave: PNEM, Educação Continuada, Ensino Médio

Resumo

Nos últimos anos, o Brasil vem se posicionando como uma potência econômica e cultural, mas para se consolidar como tal, está passando por um processo de reestruturação do seu sistema educativo. Organizações internacionais apontam pesquisas e caminhos a serem percorridos, por exemplo o Programa Internacional e Avaliação de Alunos -PISA- da Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômico -OCDE-, o qual aponta indicadores de qualidade e desempenho e que  coloca o país, entre os últimos dos sessenta e cinco avaliados com relação ao Ensino Médio -EM-, mesmo apontando que a educação no Brasil vem melhorando gradualmente. Nesse propósito, a Reestruturação do Ensino Médio constitui-se parte fundamental para melhorar o desempenho do país nas avaliações internacionais, que determinam as quantidades de investimentos estrangeiros que o país receberá para a Educação.  O presente trabalho se propôs a relatar e refletir sobre a formação continuada de professores da rede pública estadual por meio do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) e seu significado para a prática docente, como uma ação na Educação Continuada de professores; uma proposta de extensão.

Biografia do Autor

Lucas Rech da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Licenciado em Ciências Sociais, Mestrando em Educação no Programa de pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

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Publicado
2017-03-21
Como Citar
DA SILVA, L. R.; ANTUNES, D. D.; DECKER, D.; ATHAÍDES, C. R. DOS S. Pacto pelo fortalecimento do ensino médio: ação de extensão na educação continuada. Expressa Extensão, v. 21, n. 2, p. 157-168, 21 mar. 2017.
Seção
Relatórios