Pacto pelo fortalecimento do ensino médio: ação de extensão na educação continuada
Resumo
Nos últimos anos, o Brasil vem se posicionando como uma potência econômica e cultural, mas para se consolidar como tal, está passando por um processo de reestruturação do seu sistema educativo. Organizações internacionais apontam pesquisas e caminhos a serem percorridos, por exemplo o Programa Internacional e Avaliação de Alunos -PISA- da Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômico -OCDE-, o qual aponta indicadores de qualidade e desempenho e que coloca o país, entre os últimos dos sessenta e cinco avaliados com relação ao Ensino Médio -EM-, mesmo apontando que a educação no Brasil vem melhorando gradualmente. Nesse propósito, a Reestruturação do Ensino Médio constitui-se parte fundamental para melhorar o desempenho do país nas avaliações internacionais, que determinam as quantidades de investimentos estrangeiros que o país receberá para a Educação. O presente trabalho se propôs a relatar e refletir sobre a formação continuada de professores da rede pública estadual por meio do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) e seu significado para a prática docente, como uma ação na Educação Continuada de professores; uma proposta de extensão.Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: edições 70, 2004.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em Educação. Porto: Porto, 1994.
BOURDIEU, Pierre. Homo academicus. Espécies de capital e formas de poder. Florianópolis: UFSC, 2011.
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Atingindo uma Educação de Nível Mundial no Brasil: Próximos Passos. 2011. Disponível em: http://www.todospelaeducacao.org.br/biblioteca/1390/atingindo-uma-educacao-de-nivel-mundial-no-brasil-proximos-passos---sumario-executivo/. Acesso em: 23 de mai. de 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, Etapa I - Caderno II. O jovem como sujeito do ensino médio, 2013.
BRASIL. Atingindo uma Educação de Nível Mundial no Brasil: Próximos Passos, 2011. Disponível em: http://www.todospelaeducacao.org.br/biblioteca/1390/atingindo-uma-educacao-de-nivel-mundial-o-brasil-proximos-passos---sumario-executivo/. Acesso 23 maio 2015.
CASTRO, Marta Luz Sisson. Metodologia da Pesquisa Qualitativa: Revendo as Idéias de Edgon Guba. In: ENGERS, M. E. A. Paradigmas e Metodologias de pesquisa em Educação : notas para reflexão. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1994, p. 53-64.
DELORS, Jacques. Educação : um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI. São Paulo: Editora Cortez, 8. ed., 2003.
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
JESUS, Saul Neves de. Psicologia da Educação. Coimbra: Quarteto editora, 2004.
LOMÔNACO, José Fernando B. Apresentação à edição brasileira. In: LÓPEZ-BARAJAS ZAYAS, Emilio. O Paradigma da Educação Continuada. Porto Alegre: Penso Editora, 2012.
LÓPEZ-BARAJAS ZAYAS, Emilio. et al. O Paradigma da Educação Continuada. Porto Alegre: Penso Editora, 2012.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, p. 9-29, 1998.
MOEHLECKE, Sabrina. O Ensino Médio e as Novas diretrizes curriculares Nacionais: entre recorrências e novas inquietações. Universidade do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Educação. v. 17, n. 49 jan./abr. Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v17n49/a02v17n49.pdf. Acesso em: 27 jun. 2014.
PORTAL, Leda Lísia Franciosi. O Professor e o despertar de sua espiritualidade. In: ENRICONE, Délcia (Org.). Ser Professor. Edipucrs: Porto Alegre, p. 109-124, 2002.
_____; FRANCISCONE, Fabiane. Contribuições da Educação Continuada na construção da inteireza do ser. Educação. Porto Alegre: EDIPUCRS. n. 3 (63), p. 557-569, set./dez. 2007.
PRENSKY, M. Digital Natives Digital Immigrants. In: PRENSKY, Marc. On the Horizon. NCB University Press, v. 9, n. 5, October (2001).
RIO GRANDE DO SUL. Comissão do Ensino Médio e da Educação Superior. Parecer nº 310/2012. Regimento Escolar Padrão a ser adotado pelo Ensino Médio Politécnico. I e II. 2012. Disponível em: http://www.educacao.rs.gov.br/dados/ens_med_regim_padrao_em_Politec_I.pdf e http://www.educacao.rs.gov.br/dados/ens_med_regim_padrao_em_Politec_II.pdf. Acesso 27 jun. 2014.
STAKE, Robert E. Investigación con estudio de casos. Madrid: Ediciones Morata, 1998.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.