O Brasil em (con)texto: desenvolvendo as habilidades de leitura e escrita em um curso de extensão
Resumo
Neste trabalho, descrevem-se atividades desenvolvidas no curso de extensão O Brasil em (con)texto, cujo público principal foram alunos de ensino médio e técnico. No curso, buscou-se trabalhar as habilidades de leitura, interpretação e produção textual por meio da leitura de textos com temáticas relevantes em âmbito nacional, como a cultura brasileira e notícias recentes relacionadas ao país. As aulas se iniciavam com uma atividade de leitura, seguida de um momento de discussão livre e, posteriormente, de uma discussão guiada por perguntas, as quais se relacionavam a informações contidas nos textos e/ou a características relativas a seus gêneros textuais. Ainda, a partir dos textos lidos, abordava-se um tópico de produção textual e a avaliação era uma proposta de redação. Alguns fatores contextuais dificultaram a adesão de mais alunos ao curso; ainda assim, o resultado do trabalho se mostrou positivo, pois os alunos puderam ter um diálogo mais próximo com a professora quanto à revisão de suas redações e, também, houve desenvolvimento das suas capacidades de interpretação e de produção textual. Assim, o curso se mostrou relevante, não só para o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos, mas também para o exercício de sua cidadania.Downloads
Referências
BRASIL, Secretaria da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM): Bases Legais, Parte I e Parte II. Brasília: MEC, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 6 mar. 2016.”. Após a substituição, realocar o novo título para a primeira posição na lista de referências, respeitando-se a ordem alfabética, começando pelo “B” de “BRASIL”.
DUARTE, N. E. W. P. A abordagem do texto nas aulas de língua materna em duas realidades educacionais distintas – brasileira e uruguaia. 2006. Tese de Doutorado em Linguística. Curso de Pós-Graduação em Linguística, UFSC.
ENEM 2015 – Exame Nacional do Ensino Médio. INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2015/CAD_ENEM%2 02015_DIA%202_05_AMARELO.pdf. Acesso em: 9 nov 2015.
FEITOSA, Mario. Somos homens [...]. [S.l.], 2015. Mensagem postada pelo autor na rede social Facebook em 26 out. 2015; 23:21. Disponível em: https://www.facebook.com/mariofeitosa/posts/1689327238020185?pnref=story. Acesso em: 10 nov. 2015.
FIM da violência contra as mulheres. Disponível em: http://www.onumulheres.org.br/areas-tematicas/fim-da-violencia-contra-as-mulheres/. Acesso em: 9 nov 2015
GERALDI, J. W. Prática da leitura na escola. In: GERALDI, J. W. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1999.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva et al. Gêneros textuais & ensino. 5. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
RAMAL, Andrea. Quem vai olhar por elas? In: Enem: colunista faz 'redação modelo' sobre violência contra mulheres. Disponível em:http://g1.globo.com/educacao/enem/2015/noticia/2015/10/enem-colunista-faz-redacao-modelo-sobre-violencia-contra- mulheres.html. Acesso em: 16 nov 2015.
TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1997.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.