Da escola à universidade: as ações educativas do projeto microbiota-explorando um mundo invisível (Universidade Federal de Pelotas)

  • Victoria Burmann da Silva Guimarães
  • Juliana Leitzke Santos de Souza
  • Daniela Coelho dos Santos
  • Lara Rodrigues Schneider
  • Lizângela Rosa Ferreira
  • Rafael G Lund Universidade Federal de Pelotas (UFPel) / Professor http://orcid.org/0000-0003-1006-3809
Palavras-chave: Microbiologia, Ciências, Educação

Resumo

O “Projeto Microbiota: explorando um mundo invisível” foi iniciado em maio de 2014 e teve como principal objetivo incentivar o despertar científico no campo das ciências e, principalmente, na área de microbiologia, nos estudantes de Ensino Fundamental e Médio da cidade de Pelotas, RS, Brasil; bem como, despertar a paixão pela leitura científica nesses alunos e aproximá-los ao cotidiano universitário, possibilitando a abertura de novos horizontes, os quais poderão, futuramente, ser almejados por estes estudantes. Além disso, indiretamente, o projeto atingiu outros estudantes da própria escola base, na demonstração dos experimentos científicos na Feira de Ciências sediada no Colégio Cassiano do Nascimento. Projetos como o referido podem contribuir com pesquisas futuras com foco na melhoria da educação básica com uma maior integração com a Universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael G Lund, Universidade Federal de Pelotas (UFPel) / Professor
Professor Adjunto do Departamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas. Coordenador do Laboratório de Microbiologia da FOUFPel. Docente permanente do Programa de Bioquímica e Bioprospecção da UFPel. Coordenador do Projeto Microbiota: Explorando um mundo invisível.

Referências

BORGES, A. Tarciso. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. v. 19, n. 3. p. 291-313, dez. 2002.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação? São Paulo: Cortez, 1981.

BRASIL, Ministério da Educação. PCN + Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. p. 80-93, 2002.

GOERGEN, P. Ciência, sociedade e universidade. Revista Educação & Sociedade, Campinas, v. 19, n. 63, 1998. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-733019 98000200005>. Acesso em: 20 jul. 2015.

GUIMARÃES, Victoria B. S.; SOUZA, Juliana L. S; LUND, Rafael Guerra. Influências das atividades extracurriculares na aprendizagem dos alunos participantes do projeto microbiota: explorando o mundo invisível. I Congresso de Ensino de Graduação (CEG-UFPEL). Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, RS, Brasil, 2015.

LUND, Rafael Guerra; DOS SANTOS, Daniela; FERREIRA, Lizângela; PILIÇÃO, Morgana; RODRIGUÊS, Maria Caroline; CASTRO, Gisele. Avaliação do conhecimento de vidrarias de laboratório na formação do aluno do ensino médio. IX Congresso Latino-Americano Interdisciplinar do Adolescente (IX CLIOA) - Porto Alegre, RS, Brasil, 2015.

MALACARNE, Vilmar; STRIEDER, Dulce Maria. Desvelar da ciência nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar pelo viés da experimentação. Vivências. v. 5, n. 7, p. 75-85, 2009. Disponível em: http://www.reitoria.uri.br/~vivencias/Numero_007/artigos/artigos_vivencias_07/Artigo_10.pdf. Acesso em: 20 jul. 2015.

MAYER, K. C. M. et. al. Dificuldade encontradas na disciplina de Ciências Naturais por alunos do Ensino Fundamental de Escola Pública da cidade de Redenção-PA. Revista Lugares de Educação, Bananeiras, v. 3, n. 6, p. 230-241, 2013.

SOUZA, Juliana. et. al. O papel da leitura e interpretação de artigos científicos para a formação do aluno de ensino básico. IX Congresso Latino-Americano Interdisciplinar do Adolescente (IX CLIOA) - Porto Alegre, RS, Brasil, 2015.

SOUZA, Juliana L. S. de; KRUGER, Verno. Investigando as razões da desmotivação em aprender os conteúdos curriculares de química em uma turma de 3º ano do ensino médio. In: XIX CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPEL. Pelotas, 2010.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

WERTHEIN, Jorge; DA CUNHA, Célio. Educação Científica e Desenvolvimento: O que pensam os cientistas. UNESCO: Brasília, 2005.

WHITE, Richard. The link between the laboratory and learning. International Journal of Science Education, v. 18, n. 7, p. 761-774, 1996.

Publicado
2017-03-21
Como Citar
GUIMARÃES, V. B. DA S.; SOUZA, J. L. S. DE; SANTOS, D. C. DOS; SCHNEIDER, L. R.; FERREIRA, L. R.; LUND, R. G. Da escola à universidade: as ações educativas do projeto microbiota-explorando um mundo invisível (Universidade Federal de Pelotas). Expressa Extensão, v. 21, n. 2, p. 52-65, 21 mar. 2017.