INTERVENÇÃO EDUCATIVA EM SAÚDE COM GRUPO DE GESTANTES: ESTUDANTES DE ENFERMAGEM EM AÇÃO EXTENSIONISTA NO INTERIOR DO CEARÁ

  • Maristela Ines Osawa Vasconcelos Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA
  • Robert Fagner Cavalcante Carneiro Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA
  • Rondnelis Fernandes Pompeu Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA
  • Valdênia Cordeiro Lima Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA
  • Jacques Antonio Cavalcante Maciel Universidade Federal do Ceará, Campus Sobral.
Palavras-chave: Gestação, Educação em Saúde, Saúde da Família

Resumo

Este estudo objetiva relatar experiências extensionistas de ações de educação em saúde, utilizando o Círculo de Cultura de Paulo Freire a um grupo de gestantes no Centro de Saúde da Família do bairro Sumaré, município de Sobral, Ceará. Os métodos adotados para esse fim se desenvolveram em quatro encontros, os quais foram programados observando as necessidades das próprias gestantes e seguindo as técnicas do Círculo de Cultura de Paulo Freire, onde através do universo vocabular e de palavras geradoras, sondamos os conhecimentos prévios sobre gestação e identificamos as necessidades apontadas pelas gestantes, no sentido de melhor esclarecer e sanar suas dúvidas sobre o período gravídico. Os encontros foram realizados conforme as escolhas das gestantes, adotando temas pertinentes como: aleitamento materno, cuidados com o corpo durante a gestação, alimentação saudável, parto e puerpério. Contou com o apoio das enfermeiras da unidade de saúde, bem como, da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF e residentes da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, com profissionais de acordo com as temáticas enfatizadas nos encontros. A intervenção proporcionou bons resultados, pois houve reativação do grupo, bem como, a adesão das gestantes, mostrando-se motivadas e comprometidas na permanência do grupo. 

Biografia do Autor

Maristela Ines Osawa Vasconcelos, Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA
Maristela Osawa, Enfermeira graduada pela UECE; mestrado e doutorado em Enfermagem pela UFC - área de concentraçao em Saúde Comunitária e, Pós-doutorado no Programa de Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. Sou docente da UVA desde 1995, onde assumo a docencia no Curso de Enfermagem e no Mestrado Profissional em Saúde da Familia, modalidade em Rede (RENASF/Fiocruz/UVA). Estou envolvida ainda com a Pró-Reitoria de Extensao e Cultura, com o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (UVA) e com a Comissão Científica da Secretaria de Saúde de Sobral. Atuo como docente no Mestrado Acadêmico em Saúde da Familia (UFC) programa de pós-graduação em associaçao parcial com a UVA e Escola de Formaçao em Saúde da Familia Visconde de Sabóia, colaborando com a disciplina Educaçao na Saúde
Robert Fagner Cavalcante Carneiro, Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA
Estudante do internato da atençao báisca do Curso de Enfermagem.
Rondnelis Fernandes Pompeu, Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA
Estudante do internato da atençao báisca do Curso de Enfermagem.
Valdênia Cordeiro Lima, Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA
Estudante do internato da atençao báisca do Curso de Enfermagem.
Jacques Antonio Cavalcante Maciel, Universidade Federal do Ceará, Campus Sobral.
Cirurgiao dentista pela UFC, Campus Sobral. Mestrando em Saúde da Familia - UFC, Sobral-CE.

Referências

BESERRA E. P. et al. Pedagogia freireana como método de prevenção de doenças. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16 ( Suppl 1), p. 1563-1570, 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Área Técnica de Saúde da Mulher. Pré-natal e Puerpério: atenção qualificada e humanizada - manual técnico / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas – Brasília: Ministério da Saúde, 2005.

_______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Gestação de alto risco: manual técnico / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. 5. ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2010.

_______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2012. 318 p. il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Básica, n. 32)

BUENO, A. X. As práticas Corporais para Gestantes como Espaço Possível de Cuidado. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização). Educação em Saúde Mental Coletiva. Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2010.

CARVALHO, J. K. M.; CARVALHO, C. G.; MAGALHÃES, S. R. A Importância Da Assistência De Enfermagem No Aleitamento Materno. Brasil. Revista E-Scientia, Belo Horizonte, v. 4, n. 2, p. 11-20, 2011.

COSTA, A. P. et al. Contribuições do pré-natal para o parto vaginal: percepção de puérperas. Revista Rene, Fortaleza, v. 12, n. 3, p. 548-54, 2011.

DELFINO, M. R. R. et al. O processo de cuidar participante com um grupo de gestantes: repercussões na saúde integral individual-coletiva. Ciência & Saúde Coletiva, v. 9, n. 4, p. 1057-1066, 2004.

DUARTE, S. J. H.; BORGES, A.; ARRUDA, G. L de. Ações de enfermagem na educação em saúde no pré-natal: relato de experiência de um projeto de extensão da Universidade Federal do Mato Grosso. RECOM – Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro, abr./jun. v. 1, n. 2, p. 277-282, 2011.

FRACISQUINI, A. R. et al. Orientações recebidas durante a gestação, parto e pós-parto por um grupo de puérperas. Ciência, Cuidado e Saúde, vol. 9, n. 4, p.: 743-751, 2010.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 46ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 2006.

GALLO, R. B. S. et al. Recursos não-farmacológicos no trabalho de parto: protocolo assistencial. FEMINA, vol. 39, n. 1, p: 41-48, 2011.

LOUREIRO, C. F. B.; FRANCO, J. B. Aspectos teóricos e metodológicos Círculo de Cultura: uma possibilidade pedagógica e dialógica em educação ambiental. Ambiente & Educação, v. 17, n. 1, p. 11-27, 2012.

VITOLO, M. R. Recomendações nutricionais para gestantes. In: VITOLO, M. R. (Eds.). Nutrição da gestação ao envelhecimento. Rio de Janeiro: Rubio, p. 67-81, 2008.

Publicado
2017-03-21
Como Citar
OSAWA VASCONCELOS, M. I.; CAVALCANTE CARNEIRO, R. F.; POMPEU, R. F.; LIMA, V. C.; CAVALCANTE MACIEL, J. A. INTERVENÇÃO EDUCATIVA EM SAÚDE COM GRUPO DE GESTANTES: ESTUDANTES DE ENFERMAGEM EM AÇÃO EXTENSIONISTA NO INTERIOR DO CEARÁ. Expressa Extensão, v. 21, n. 2, p. 108-118, 21 mar. 2017.
Seção
Relatórios