Biotecnologia Invade a Escola - Pomar Didático

  • Guilherme Ferreira da Silva Universidade Federal de Pelotas Agronomia, Departamento de Fitotecnia, Fruticultura
  • Paulo Mello-Farias Universidade Federal e Pelotas
  • Luciana Bicca Dode Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Cultivo de Frutíferas, Extensão Universitária, Ensino Extra-Curricular

Resumo

O pomar didático é um projeto do programa de extensão universitária Biotecnologia Invade a Escola – cultivando com ciência, este projeto é desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Básico Osmar da Rocha Grafulha, em Pelotas-RS, e consiste na implementação e manutenção de um pomar didático na área verde da escola. Os alunos são estimulados a participar do cultivo das plantas, estudando os diferentes fatores que atuam no desenvolvimento das plantas. Através de atividades extracurriculares os alunos aprendem sobre biologia, ecologia, física, química e tecnologia de forma multidisciplinar, levando a uma constante troca de experiências entre a universidade e a escola.Palavras-chave: cultivo de frutíferas, extensão universitária, ensino extracurricular

Biografia do Autor

Guilherme Ferreira da Silva, Universidade Federal de Pelotas Agronomia, Departamento de Fitotecnia, Fruticultura
Agronomia, Departamento de Fitotecnia, Fruticultura
Paulo Mello-Farias, Universidade Federal e Pelotas
Agronomia, Departamento de Fitotecnia, Fruticultura
Luciana Bicca Dode, Universidade Federal de Pelotas
Biotecnologia-CDTec-UFPel

Referências

ANTUNES, A. et. al. A pessoa em situação crítica: Roteiro holístico de instrumentos de avaliação. Percursos, 11., 2009. 4 p.

EMBRAPA – Rondônia (Porto Velho). RODRIGUES, V.G.S.; GONZAGA, D.S. de O.M. Preparo de receitas para o combate e controle de pragas com plantas medicinais. Folder. (Série Plantas Medicinais, 4). 2001.

FACHINELLO, J. C.; NACHTIGAL, J. C.; KERSTEN, E. Fruticultura: fundamentos e práticas. Pelotas: Editora UFPEL, 2008. v. 1, 16 p.

GALLO, D. et. al. Manual de entomologia agrícola. São Paulo: Agronômica Ceres, 1988. 51 p.

LIMA, L. A. Drenagem de terras agricolas – ENG 158/UFLA. p 1. Disponivel em: http://www.lalima.com.br/lalima/arquivos/drenagem.pdf. Acesso em: 24 julho 2016.

MARQUES, L. O. D. et. al. Biotecnologia invade a escola – cultivando com ciência. In: 34º SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO SUL, Anais... Camboriú, 2016. 1088 p.

NOGUEIRA, M. D. P. (org.). Extensão Universitária: diretrizes e políticas. Revista de Extensão, Belo Horizonte: PROEX / UFMG, 2000, v. 1, n. 1, 68 p..

RODRIGUES, V. G. S.; GONZAGA, D. S. O. M. Preparo de receitas para o combate e controle de pragas com plantas medicinais. 1 Folder. (Série Plantas Medicinais, 4). Porto Velho: Embrapa Rondônia, 2001.

SCHIEDECK, G.; GONÇALVES, M. M.; SCHWENGBER, J. E. Minhocultura e produção de húmus para a agricultura familiar. Pelotas: Embrapa Clima Temperado, (Circular técnica), 2006. p. 1.

ZANETTI, R. et. al. Manejo integrado de formigas cortadeiras. Lavras: Editora UFLA, 2002 (Texto acadêmico), 9 p.

Publicado
2017-03-14
Como Citar
FERREIRA DA SILVA, G.; MELLO-FARIAS, P.; BICCA DODE, L. Biotecnologia Invade a Escola - Pomar Didático. Expressa Extensão, v. 21, n. 1, p. 14-22, 14 mar. 2017.