Projeto Acolhendo Sorrisos Especiais
Resumo
Paciente com necessidade especial (PNE) é todo e qualquer indivíduo que possui uma condição ou alteração, simples ou complexa, momentânea ou permanente, decorrente das mais variadas etiologias, podendo ser elas de nível biológico, fisíco e/ou mental. O objetivo deste trabalho foi apresentar à comunidade acadêmica o serviço odontológico a nível ambulatorial e hospitalar oferecido a PNE no projeto de extensão “Acolhendo Sorrisos Especiais”, vinculado à Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (FO/UFPel), relatando as atividades realizadas e apresentando dados sociodemográficos da população assistida. Os prontuários odontológicos dos PNE foram avaliados em um período de 10 anos. Dados referentes a sexo, idade, tipo de deficiência e local de atendimento foram coletados e tabulados. Neste período, 570 prontuários de indivíduos acolhidos no período de 2006 a julho de 2016 foram avaliados. A maior parcela dos pacientes pertencia ao sexo masculino (55,6%), com idade média de 24,9 anos e média de idade da primeira consulta no projeto aos 18 anos, com uma média de 6 consultas/paciente. Durante os 11 anos do projeto, observou-se a importância social que o mesmo representa para a comunidade, visto o grande número de PNE e famílias que foram beneficiadas. Verifica-se a necessidade de ampliar as ações do projeto, proporcionando atenção odontológica adequada ao núcleo familiar, focando principalmente no controle e prevenção de doenças bucais. Do ponto de vista acadêmico, o projeto de extensão “Acolhendo Sorrisos Especiais” proporcionou aos estudantes desenvolver habilidades técnicas e interpessoais, conhecimento teórico, manejo e responsabilidade para promover a saúde bucal dos PNE.Downloads
Referências
AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRIC DENTISTRY (AAPD). Policy on Model Dental Benefits for Infants, Children, Adolescents, and Individuals with Special Health Care Needs. Pediatric Dentistry, v. 36, n. 6, p. 18-22, 2014-2015.
CAMPOS, C. C. et al. Manual prático para o atendimento odontológico de pacientes com necessidades especiais. 2. ed. Goiânia: Universidade Federal de Goiânia, 2009. 105 f.
CANCINO, C. M. H. et al. Odontologia para pacientes com necessidades especiais - Percepções, sentimentos e manifestações de alunos e familiares de pacientes. 2005. 47 f. Tese (Doutorado em Odontologia). Faculdade de Odontologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
CASTRO, A. M. et al. Avaliação do tratamento odontológico de pacientes com necessidades especiais sob anestesia geral. Rev Odontol, v. 39, n. 3, p. 137-142, 2010.
HARTWIG, A. D. et al. Recursos e técnicas para a higiene bucal de pacientes com necessidades especiais. Revista da AcBO, v. 4, n. 3. 2015.
INSTITUTO BRASILEIRO DE PESQUISA E ESTATÍSTICA. IBGE. Censo Demográfico 2010. Características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. 2010.
NERI, M. C.; SOARES, W. L. Idade, incapacidade e o número de pessoas com deficiência. Revista Brasileira de Estudos Populacionais, v. 21, n. 2, p. 303-321, 2004.
OLIVEIRA, M. M. Perfil dos Pacientes com Necessidades Especiais Assistidos em um Centro de Referência Odontológica. 2016. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Pelotas.
SAMPAIO, E. F.; CÉSAR, F. N.; MARTINS, M. G. A. Perfil odontológico dos pacientes portadores de necessidades especiais atendidos no Instituto de Previdência do Estado do Ceará. RevBrasProm Saúde, v. 17, n. 3, p. 127-134. 2004.
SCHARDOSIM, L. R; COSTA, J. R. S; AZEVEDO, M. S. Abordagem odontológica de pacientes com necessidades especiais em um centro de referência no sul do Brasil. Revista da AcBO, v. 5, n. 1. 2015.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.