Dialogando culturas: ações interdisciplinares sobre aspectos culturais, em forma de dança, da festa de Iemanjá do município do Rio Grande/ RS

  • Rodrigo Lemos Soares Discente do Mestrado Profissional em História da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Andressa Soares de Àvila Universidade Federal do Rio Grande
  • Danielle Soares Jesus universidade Federal do Rio grande
  • Lucas Pedroso Xavier Universidade Federal do Rio Grande
  • Tamara Lemos da Rosa Anhanguera Educacional do Rio Grande
  • Flaviana Custódio Silvino Universidade Federal do Rio Grande
  • Juliana Carvalho Cabral Universidade Federal do Rio Grande
Palavras-chave: Educação Física, Danças, Culturas, extensão

Resumo

O presente estudo refere-se a olhares sobre um trabalho de extensão vinculado a experiências de orientação e docência na Universidade Federal do Rio Grande. O objetivo do trabalho e agora escrita refere-se a diálogos com o componente curricular Culturas do Movimento Humano II, na qual foi proposto aos discentes que buscassem um tema cultural do município do Rio Grande para desenvolvermos dinâmicas extensionistas (oficinas, palestras, cursos), em prol de discussões e debates sobre acontecimentos que forjam parte das culturas e identidades do município do Rio Grande/ RS. Das temáticas apresentadas pelo grupo o destaque foi sobre as danças afro, vinculadas ao evento religioso Festa de Iemanjá realizada na cidade do Rio Grande/ RS. Como processos metodológicos dividimos o grupo para que fossemos visitar centros religiosos de matriz africana, bem como, realizamos uma vigília durante a festa de Iemanjá do ano de 2016, visitanto os terreiros que lá estavam, entrevistamos xs responsáveis pelas instituições e realizamos apontamentos em diários de campo. Após dois meses de visitas e encerrada a Festa de Iemanjá marcamos uma reunião para debatermos nossas aprendizagens. Nas análises, as danças aparecem como parte dos ritos e são ensinadas pela oralização, a partir das mitologias das entidades que chegavam a cada terreiro. Além disso, depende do tempo de desenvolvimento de cada médium. Percebemos também diferentes transposições, implantações e adequações nos terreiros, estabelecendo assim, um complexo cultural que, também, se expressa através de associações religiosas, nas quais, as danças, seus artefatos e manifestações se mantém e, por ora se renovam.

Biografia do Autor

Rodrigo Lemos Soares, Discente do Mestrado Profissional em História da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
Professor de Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Mestre em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: química da vida e saúde em ampla parceria entre FURG - UFRGS - UFSM, na linha de pesquisa: Educação científica: implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos; Especialista em Educação Física Escolar pela Pós-Graduação em Educação Física escolar do Instituto de Educação - FURG; Aluno/ pesquisador do Observatório de Políticas Públicas da Cultura Corporal (OCUCO - FURG) e também, do grupo de pesquisas Sexualidade e Escola (GESE - FURG). Graduando do curso de Pedagogia - Licenciatura/ FURG. Tem experiência na área de Educação Física escolar e não escolar; Danças clássicas, modernas e folclóricas; Ginástica Artística e Rítmica, na Educação Popular em cursos Pré-ENEM no componente curricular de Sociologia e em Tutoria presencial e a distância. Professor substituto lotado no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande ministrando aulas nos cursos de Educação Física - Licenciatura e Pedagogia, bem como, práticas desportivas a todos os cursos desta instituição.
Andressa Soares de Àvila, Universidade Federal do Rio Grande
Graduanda do curso de Pedagogia (noturno) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Bolsista voluntária do Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos (CENPRE – FURG).
Danielle Soares Jesus, universidade Federal do Rio grande
Graduada em Arqueologia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Graduanda em Artes Visuais (FURG); Bolsista do Programa do Programa de Iniciação a Docência (PIBID – ARTES – FURG).
Lucas Pedroso Xavier, Universidade Federal do Rio Grande
Graduado em Fisioterapia pela Anhanguera Educacional do Rio Grande; Graduando do curso de Educação Física – licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande; Bolsista do Observatório da Cultura Corporal (OCUCO – FURG).
Tamara Lemos da Rosa, Anhanguera Educacional do Rio Grande
Graduanda do curso de Psicologia pela Anhanguera Educacional do Rio Grande; Bolsista do setor de Recursos Humanos da Superintendência do Porto do Rio Grande/ RS.
Flaviana Custódio Silvino, Universidade Federal do Rio Grande
Graduanda do curso de Educação Física – licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Bolsista do Projeto de Danças Populares brasileiras pelo Instituto de Educação (IE – FURG).
Juliana Carvalho Cabral, Universidade Federal do Rio Grande
Graduada em Administração; Graduanda do curso de Educação Física – licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande; Bolsista do Projeto Ginásticas para comunidade pelo Instituto de Educação (IE – FURG).

Referências

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Publicado
2017-03-14
Como Citar
SOARES, R. L.; DE ÀVILA, A. S.; JESUS, D. S.; XAVIER, L. P.; DA ROSA, T. L.; SILVINO, F. C.; CABRAL, J. C. Dialogando culturas: ações interdisciplinares sobre aspectos culturais, em forma de dança, da festa de Iemanjá do município do Rio Grande/ RS. Expressa Extensão, v. 21, n. 1, p. 103-115, 14 mar. 2017.
Seção
Relatórios