Socioeducação (en) cena: agenciamentos entre psicologia social e teatro

  • Bibiana Velasques UFPel
  • Raysha Nery UFPel
  • Édio Raniere UFPel
Palavras-chave: Psicologia Social, Teatro, Adolescentes em Conflito com a Lei, extensão

Resumo

Socioeducação (en) Cena: agenciamentos entre Psicologia Social e Teatro é um projeto de extensão do curso de Psicologia da Universidade Federal de Pelotas iniciado em 2015. Seu principal objetivo é criar condições de possibilidade para invenção de territórios existenciais – disparados pelas artes, em especial pelo teatro – habitáveis por adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa ou egressos desse sistema. Trata-se, em suma, de um laboratório cênico cuja maquinaria conceitual tem seu funcionamento acoplado à uma psicologia social contemporânea fortemente inspirada pelas obras de Gilles Deleuze, Friedrich Nietzsche e Michel Foucault. Neste ensaio pretendemos apresentar as principais linhas de força que envolveram os processos em cena nestes dois anos de trabalho. A fim de tornar mais confortável o deslocamento do leitor por estas paisagens, dividiremos o ensaio em quatro momentos. Inicialmente apresentaremos uma breve contextualização sobre o projeto. Na sequência abriremos um tópico sobre as medidas socioeducativas. No terceiro movimento apresentaremos as ações que compõem - metodologicamente - o projeto. E por fim, apresentaremos um fechamento com nossas intenções de sequência ao trabalho.

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Publicado
2017-03-14
Como Citar
VELASQUES, B.; NERY, R.; RANIERE, ÉDIO. Socioeducação (en) cena: agenciamentos entre psicologia social e teatro. Expressa Extensão, v. 21, n. 1, p. 23-32, 14 mar. 2017.