Originalidade na identidade visual: a fuga dos clichês e a criação de materiais autênticos

  • Isabela Maria Santos Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Bruna Leticia Da Silva Bueno
  • Rose Adriana Andrade De Miranda
  • Lilian Lorenzato Rodriguez
  • Edgar Ávila Gandra
Palavras-chave: Autoria, Originalidade, Criatividade

Resumo

Muitas vezes na vida acadêmica, bem como na profissional, precisamos de imagens e materiais que sejam originais. Mas originalidade é um elemento que não é tão simples de se conseguir. Para se produzir elementos autênticos é preciso uma pesquisa aprofundada sobre o tema, a fim de que não ocorram equívocos. Criatividade e dedicação são necessárias, pois nos dias de hoje é muito difícil de pensar em algo que ainda não foi criado. Especial atenção deve ser prestada aos clichês e plágios, que depois da facilidade de acesso às informações e trabalhos de outras pessoas são perigos que sempre circulam a vida dos artistas. Nesta direção propomos uma breve reflexão sobre os estudos e ações desenvolvidas pelo projeto em torno da construção da representação visual de personagens do folclore de maneira autoral. O mesmo está sendo desenvolvido pela bolsista graduanda em Cinema de Animação, Isabela Maria Santos Silva, através do Programa de Educação Tutorial - PET juntamente com os demais integrantes do Grupo de Ação e Pesquisa em Educação Popular - GAPE da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL que em parceria com o Curso de Educação do Campo a Distância e o Laboratório Interdisciplinar para a Formação de Educadores – LIFE têm desenvolvido diversos outros projetos e ações semelhantes a estes com as escolas e comunidades parceiras.

Referências

CORRÊA, T. M. A importância da Identidade Visual e do Uso da Marca na Comunicação Empresarial. Comunicação Organizada, Pelotas, 01 jul. 2009. Online. Disponível em: http://comunicacaoorganizada.files.wordpress.com/2009/07/a-importancia-da-identidadevisual-e-do-uso-da-marca-na-comunicacao-empresarial.pdf. Acesso em: 25 jul. 2016.

FRANCHINI, A. S. As 100 melhores lendas do folclore brasileiro. 2. ed. Porto Alegre: L&PM, 2012.

FREIRE, P. A Educação na Cidade. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

MIRANDA, R. A. A. Cultura Litorânea do Rio Grande do Sul: semelhanças e diferenças entre comunidades da orla da lagoa e comunidades da orla marítima. Projeto de Pesquisa. Pelotas, UFPel, 2014.

OSTROWER, F. Universos da arte. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1983.

STRUNCK, G. L. IdentidadeVisual: a direção do olhar. Rio de Janeiro: Europa Emp. Graf. Ed., 1989.

TAJADA, L. A. S. Integración de laidentidad y laimagen de la empresa. Madrid: ESIC, 1994.

TEIXEIRA, F. C.; SILVA, R. D. O.; BONA R. J. O processo de desenvolvimento de uma identidade visual. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO DA REGIÃO SUL. 8., Passo Fundo, RS, 2007.

VÁSQUEZ, R. P. Identidade de marca, gestão e comunicação. Organicom, São Paulo, v. 4, n. 7, p. 198-211, 2007.

Publicado
2017-03-14
Como Citar
SILVA, I. M. S.; DA SILVA BUENO, B. L.; ANDRADE DE MIRANDA, R. A.; RODRIGUEZ, L. L.; GANDRA, E. ÁVILA. Originalidade na identidade visual: a fuga dos clichês e a criação de materiais autênticos. Expressa Extensão, v. 21, n. 1, p. 54-63, 14 mar. 2017.