Sobre a Revista
Foco e Escopo
O periódico Cadernos do LEPAARQ é uma publicação semestral eletrônica do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia, do Instituto de Ciências Humanas, mantido pela Universidade Federal de Pelotas (LEPAARQ/ICH/UFPEL). Seu escopo é a divulgação científica nas áreas de Antropologia, Arqueologia e Patrimônio, publicando as seguintes seções: (1) artigos, (2) relatórios e notícias institucionais, (3) resenhas, (4) notas de pesquisa, (5) ensaios visuais, (6) Traduções e (7) Dossiês.
Os Cadernos são dirigidos a um público acadêmico. Tem o propósito de ampliar o debate conceitual e a reflexão sobre as práticas concernentes às intervenções no âmbito do patrimônio cultural, em suas dimensões material e imaterial, considerando tanto ações científico-acadêmicas quanto àquelas resultantes de políticas públicas. Desse modo, preocupam-se tanto com a dimensão teórica do trabalho acadêmico, quanto com a prática das ações de gestão de memória e patrimônio, as quais envolvem complexas interações formais e informais entre a universidade, a comunidade, a iniciativa privada e os órgãos públicos.
Com o intuito de aprimorar as ações desenvolvidas no âmbito da gestão de memória e de patrimônio material e imaterial, publica textos referentes à organização de acervos (arqueológicos, antropológicos, museológicos, etc.) e a projetos de potencialização do uso social e cultural dos mesmos (educação patrimonial, turismo cultural, etc.), tomando por alvo os públicos acadêmicos (professores e estudantes) e profissionais, das mais diversas áreas do saber.
A política editorial pauta-se nos seguintes princípios: a liberdade de abordagens e a universalidade dos temas de pesquisa a que está aberta; o desenvolvimento da consciência patrimonial, referente ao patrimônio material e imaterial, os quais são objetos de estudo da Arqueologia e Antropologia; divulgação de estudos de autores nacionais e estrangeiros relativos a questões pungentes sobre as áreas em foco, tais como debates teóricos e metodológicos, educação, legislação, gênero, entre outras. Os trabalhos a serem publicados devem ser originais e inéditos.