Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista

  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, ou similar;

  • URLs para as referências foram informadas quando necessário;

  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte calibri de 11-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL);

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

       

A autoria deverá constar de nome completo sem abreviações, trazendo, em nota de rodapé, as seguintes referências: instituição de origem, titulação e/ou programa de pós-graduação a que está ligado, apoio financeiro para pesquisa e endereço de e-mail. Quando mais de um autor, todos devem ser incluídos no cadastro do artigo, utilizando a opção "incluir autor" do sistema.
A revista Cadernos do LEPAARQ publica artigos em português e em línguas estrangeiras (espanhol, inglês e francês). Contudo, artigos em língua estrangeira deverão apresentar, além de título, resumo e palavras-chave no idioma original, equivalentes em português e em Inglês.
Os artigos deverão ser acompanhados de: 3 a 5 palavras-chave e keywords (português e inglês, além do idioma original do artigo quando apresentado em outro idioma); resumo e abstract (português e inglês, além do idioma original do artigo quando apresentado em outro idioma), com até dez linhas.
Os artigos deverão ser inéditos no Brasil, observando características técnicas: extensão máxima de 35 mil caracteres sem espaço, formatação das margens: superior e inferior 2,5cm; esquerda e direita 2cm, página A4, fonte Calibri corpo 12 e espaçamento 1,5.
Os artigos não deverão conter formatação especial, tal como: tabulação, colunas, numeração de páginas, separação de sílabas hifenizadas e etc.
As ilustrações e figuras (gráficos, lâminas, fotografias etc.) devem ser numeradas com algarismos arábicos, remetendo-se à ordem em que aparecerão, e acompanhadas das respectivas legendas. Prefencialmente, pedimos que seja indicado no corpo do manuscrito, através de caixa e/ou tabela, o local de inserção de cada imagem.
As figuras deverão ser enviadas em mídia eletrônica em formatos .tif, .png ou .jpg com resolução mínima de 300 dpi e submetidas como documento suplementar.
Tabelas devem conter numeração sequencial remetendo-se à ordem em que aparecerão; título; formatação de Tabela do Word ou elaboração em documento do Excel (Artigos com tabelas elaboradas ‘manualmente’ ou com inserção de colunas não serão aceitos) e não devem apresentar formatação especial (tais como linhas e/ou colunas em cores diferenciadas). Tabelas extensas devem ser elaboradas em documento do Excel e enviadas como documento suplementar.
As citações devem constar entre aspas, quando constarem na mesma linha (até três linhas) e, fonte Calibri 10 com recuo esquerdo (4,0), sem aspas e espaçamento simples, quando constituírem parágrafo próprio (mais de 3 linhas, inclusive). As referências bibliográficas das mesmas devem constar no corpo do texto (e não em nota separada), entre parênteses, indicando sobrenome do autor, data de publicação e páginas citadas.
Exemplo:
De acordo com Costanzo (2011, p. 55), “a coordenação da função dos sistemas orgânicos, como orquestrada pelo sistema nervoso autônomo, é outro tema fisiológico recorrente”.
Exemplo:
“A coordenação da função dos sistemas orgânicos, como orquestrada pelo sistema nervoso autônomo, é outro tema fisiológico recorrente” (CONSTANZO, 2011, p. 55).
Exemplo:
O surgimento da ciência moderna é apreciado pelo autor da legendária experiência de Galileu, colocando seu potencial a serviço de todo novo experimento, ao qual atribui a criação do critério da experiência (PORTO JR., 2008, p.128).


As notas inseridas no corpo do texto devem aparecer da seguinte forma:
Se forem somente indicações de páginas, a indicação será entre parênteses com: sobrenome do autor, ano: páginas (CASEVITZ, 1993, p. 11-14) ou em publicações de fontes primárias (HOMERO. Odisséia p. 509-512);

Exemplo:

Quanto a Fase Curralinho o autor propõe que esse não seja um conjunto distinto dos outros, mas que os sítios usados para sua definição apresentariam tanto cerâmicas associadas à Tradição Polícroma como cerâmicas com incisões finas e modelados, semelhantes ao material Axinim (MORAES 2013, p. 144-148).

Se forem indicações explicativas, deverão ser numeradas em algarismos arábicos sequenciais e remetidas a notas de rodapé, colocadas ao pé da página de ocorrência e não no fim do texto.
Exemplo:

Dois deles se enquadrariam entre as Tradições Jamari e Polícroma (Fase Jatuarana)1
1 Almeida (2013: 27) opta por nomear este material como Subtradição Jatuarana, após reelaborar a definição de Miller et al (1992) para a mesma.

As referências bibliográficas deverão respeitar as regras correntes da ABNT, devendo vir ao final do artigo em ordem alfabética por autor, sem abreviação do primeiro nome ou nome do meio.
Lembramos que Os cadernos do LEPAARQ não fazem uso de et. al. nas referências, apesar de sua utilização ao longo do texto ser livre. Assim, referências de trabalhos publicados por três ou mais autores deve listar integralmente o nome de todos os autores
EXEMPLOS:
*Obra utilizada na íntegra:
SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico: subtítulo normal. Tradução. Edição, Cidade: Editora, ano.
Exemplo:

GELL, Alfred. Art and Agency: An Anthropological Theory. 1ªed, Oxford: Clarendon Press, 1998.

*Capítulo ou parte de livro:
SOBRENOME, Nome. Título do capítulo ou parte do livro. IN: SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico: subtítulo. Tradução. Edição, Cidade: Editora, ano, p. x – y.
Exemplo: 

GUIMARÃES, Antônio Sergio. Raça e Pobreza no Brasil. In: GUIMARÃES, Antônio Sergio. Classes, raças e Democracia. 1ª ed, São Paulo: Editora 34, 2002, p.47-78.

*Artigos e periódicos:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico, v., fascículo, p. x-y, ano.
Exemplo: GOMES, Denise Maria Cavalcante. O perspectivismo ameríndio e a ideia de uma estética americana. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi: Ciências Humanas, v. 7, n. 1, p. 133-159, jan. 2012.
GONZÁLES-RUIBAL, Alfredo. Arqueología Simétrica: un giro teórico sin revolución paradigmática. Cumplutum, v. 18, p. 283-285, 2007.

*Teses e Dissertações
SOBRENOME, NOME. Título do trabalho em itálico. (Categoria) Departamento/Instituto/Instituição, Localidade, data.
Exemplo:

BELLETTI, Jaqueline. Uns caquinhos num montão de terra: o que fazer com eles? Discussões sobre cerâmica em cerritos no sudoeste da Laguna dos Patos - Rio Grande do Sul/Brasil. Monografia (Graduação em História). Universidade Federal de Pelotas, Pelotas. 2010.
SILVA, Fabíola Andrea da. As Tecnologias e seus significados. Um estudo da cerâmica dos Assurini do Xingu e da cestaria dos Kayapó-Xikrin sob uma perspectiva Etnoarqueológica. Tese (Doutorado em Antropologia). Universidade de São Paulo, São Paulo. 2000.

*Documentos eletrônicos
AUTORIA. Título do documento em itálico. Disponível em: <endereçoeletrônico>. Data do documento. Acessado em: data de acesso.
Exemplo: 

TODD, Zoe. An Indigenous Feminist’s take on the Ontological Turn: ‘ontology’ is just another word for colonialism. Disponível em: <https://zoeandthecity.wordpress.com/2014/10/24/an-indigenous-feminists-take-onthe-ontological-turn-ontology-is-just-another-word-for-colonialism/>. 2014. Acessado em: 11/08/2016.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.