O inventário e o registro do patrimônio imaterial: novos instrumentos de preservação

  • Beatriz Freire Técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN
Palavras-chave: Registro de bens de natureza imaterial, Patrimônio, Atual política nacional de preservação, Bens culturais, IPHAN

Resumo

O Registro de Bens de Natureza Imaterial, criado em agosto de 2000 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional –IPHAN –tornou possível o reconhecimento de bens culturais processuais e a definição de estratégias específicas de preservação e divulgação dos mesmos. Sua aplicação pressupõe a documentação dos bens culturais a serem registrados. Para procedê-la, o IPHAN desenvolveu uma metodologia específica, o Inventário Nacional de Referências Culturais/INRC. A aplicação do INRC e as primeiras experiências de Registro serão comentadas à luz da ampliação do conceito de patrimônio que hoje orienta a política nacional de preservação.

Biografia do Autor

Beatriz Freire, Técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN
Técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Historiadora, Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Referências

ALVES, Ana Claudia Lima. O Patrimônio Cultural Brasileiro: novos instrumentos de preservação. Brasília: MinC/Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, 2002.

ANDRADE & ARANTES. Consultoria e Projetos Culturais. Inventário Nacional de Referências Culturais. Volume I (Metodologia). Campinas: 2000.

FONSECA, M. Cecília Londres. Referências Culturais: base para novas políticas do patrimônio. In: O Registro do Patrimônio Imaterial. Brasília/MinC, 2000.

O Patrimônio em Processo: Trajetória da política federal de preservação no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ/IPHAN, 1997.

SANT’ANNA, Márcia G. de. Notícias do Patrimônio. Informativo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/Ministério da Cultura. Nº. 13. Brasília, DF: Novembro/ 1999.

Publicado
2012-09-18
Como Citar
Freire, B. (2012). O inventário e o registro do patrimônio imaterial: novos instrumentos de preservação. Cadernos Do LEPAARQ (UFPEL), 2(3), 11-20. https://doi.org/10.15210/lepaarq.v2i3.1047
Seção
Artigos