O INVENTÁRIO E O REGISTRO DO PATRIMÔNIO IMATERIAL: NOVOS INSTRUMENTOS DE PRESERVAÇÃO
Resumo
RESUMO:O Registro de Bens de Natureza Imaterial, criado em agosto de 2000 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional –IPHAN –tornou possível o reconhecimento de bens culturais processuais e a definição de estratégias específicas de preservação e divulgação dos mesmos. Sua aplicação pressupõe a documentação dos bens culturais a serem registrados. Para procedê-la, o IPHAN desenvolveu uma metodologia específica, o Inventário Nacional de Referências Culturais/INRC. A aplicação do INRC e as primeiras experiências de Registro serão comentadas à luz da ampliação do conceito de patrimônio que hoje orienta a política nacional de preservação. ABSTRACT: The Register of ImmaterialNature Possessions, createdin August 2000, by Institute of National Historical and Artistic Heritage (IPHAN), became possible the recognition of processcultural possessions as well as the definition of specific strategies for their preservation and publication. His application supposes the cultural possessions document that will be registered. To proceed with her, IPHAN developed a specific methodology denominated National Inventory of Cultural References (INRC). This application and first experiences will be analyzed based on an enlargement of heritage’s concept which, nowadays, positions the national politics about preservation.Referências
ALVES, Ana Claudia Lima. O Patrimônio Cultural Brasileiro: novos instrumentos de preservação. Brasília: MinC/Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, 2002.
ANDRADE & ARANTES. Consultoria e Projetos Culturais. Inventário Nacional de Referências Culturais. Volume I (Metodologia). Campinas: 2000.
FONSECA, M. Cecília Londres. Referências Culturais: base para novas políticas do patrimônio. In: O Registro do Patrimônio Imaterial. Brasília/MinC, 2000.
O Patrimônio em Processo: Trajetória da política federal de preservação no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ/IPHAN, 1997.
SANT’ANNA, Márcia G. de. Notícias do Patrimônio. Informativo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/Ministério da Cultura. Nº. 13. Brasília, DF: Novembro/ 1999.
Os Cadernos do LEPAARQ publicam artigos em português, espanhol, italiano, francês e inglês, sem cobrança de nenhum tipo de taxa em nenhum momento, respeitando a naturalidade e o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores, para sua conferência antes da publicação. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. O periódico Cadernos do LEPAARQ oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os textos publicados poderão ser depositados imediatamente pelos autores em suas páginas pessoais, redes sociais e repositórios de textos.Nesse sentido, o periódico não tem fins lucrativos, de modo que os direitos autorais dos artigos publicados pertencerão aos respectivos autores e estes não receberão nenhuma forma de remuneração. Dessa forma, ao enviar o artigo, o autor do mesmo estará automaticamente aceitando esta condição. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados deve ser apenas informada pelos seus respectivos autores ao conselho editorial do periódico. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.