Patrimônio: simbiose homem-meio ambiente

  • Maurí Bessegatto UNOCHAPECÓ
Palavras-chave: Patrimônio cultural e ambiental, Homem, Futuro

Resumo

Aspiramos levantar alguns parâmetros reflexivos referentes aproficuidade da temática da Educação Patrimonial na contemporaneidade.Como agentes irradiadores da Educação Patrimonial, objetivamos despertar o interesse nas comunidades, com a novidade do tema, problematizando-o, para que possam construir o conhecimento, desenvolvendo o objetivo básico que é de torná-los sujeitos históricos, desenvolvendo a cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurí Bessegatto, UNOCHAPECÓ
Acadêmico do curso do Mestrado em Integração Latino-Americana (MILA), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Especialista em Educação Infantil e em Arqueologia. Autor do livro: “O patrimônio em sala de aula: fragmentos de ações educativas”. Possui vínculos empregatícios com a UNOCHAPECÓ (afastado para qualificação acadêmica).

Referências

BOFF, Leonardo. ‘Paradigma planetário’. Artigo publicado no Jornal do Brasil, em 25 de junho de 2004.

BRUNO, Maria Cristina Oliveira. A Museologia como uma pedagogia para o patrimônio. In: “Revista Ciências e Letras” –FAPA, n.31, 2002, p.87-97.

CABRINI, Conceição. O Ensino de História. 4. ed., São Paulo: Brasiliense, 1994.

CARRETERO, Mário. Construir e Ensinar: As ciências sociais e a história. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

COTRIM Gilberto, PARISI, Mário. Fundamentos da educação: História e Filosofia da Educação. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1981.

DEL PRIORE, Mary. História do cotidiano e da vida privada; In. CARDOSO, Ciro Flamarion e VAINFAS, Ronaldo (Orgs). Domínios da História: ensaio de teoria e metodologia. 5. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

FAZENDA, Ivani. Dicionário em construção: Interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 15. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

Professora sim, tia não. São Paulo: Olho d’ Água, 2000.

A importância do ato de ler. 38. ed. São Paulo: Cortez,1999.

Pedagogia da esperança. 6. ed, São Paulo: Paz e Terra, 1999.

Educação e Mudança. São Paulo: Paz e Terra, 17ª edição, 1991.

FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Introdução à Arqueologia. São Paulo: Ática, 1988.

Lingüística e Arqueologia. In: Revista de Estudos de Lingüística

Teórica e Aplicada (DELTA), 15,1. P.161-176, 1999.

OS DESAFIOS DA DESTRUIÇÃO E CONSERVAÇÃO DO PATRIMÓNIO CULTURAL NO BRASIL. Publicado em Trabalhos de Antropologia e Etnologia, Porto, 41, ½, 2001,PP. 23-32. pg. 03

HOBSBAWN, Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

LEMOS, Carlos. O Que é Patrimônio Histórico. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985.

LIMA, Lauro Oliveira de. Mutações em educação segundo Mc. Luhn. Petrópolis: Vozes, 1992.

MENEGAT, Ronaldo & ALMEIDA, Gerson (ORG.). Desenvolvimento sustentável e gestão ambiental nas cidades: estratégias a partir de Porto Alegre. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

NERUDA, Pablo. Antologia Poética. Tradução de Eliane Zagueiro. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora. 10ª ed., 1984.

PENTEADO, Heloisa Dupas. Metodologia do ensino de história e geografia. São Paulo: Cortez, 1994.

PESAVENTO, Sandra. História e história cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

Como Citar
Bessegatto, M. (1). Patrimônio: simbiose homem-meio ambiente. Cadernos Do LEPAARQ (UFPEL), 2(3), 87-102. https://doi.org/10.15210/lepaarq.v2i3.1048
Seção
Artigos