Patrimônio: simbiose homem-meio ambiente
Resumo
Aspiramos levantar alguns parâmetros reflexivos referentes aproficuidade da temática da Educação Patrimonial na contemporaneidade.Como agentes irradiadores da Educação Patrimonial, objetivamos despertar o interesse nas comunidades, com a novidade do tema, problematizando-o, para que possam construir o conhecimento, desenvolvendo o objetivo básico que é de torná-los sujeitos históricos, desenvolvendo a cidadania.Downloads
Referências
BOFF, Leonardo. ‘Paradigma planetário’. Artigo publicado no Jornal do Brasil, em 25 de junho de 2004.
BRUNO, Maria Cristina Oliveira. A Museologia como uma pedagogia para o patrimônio. In: “Revista Ciências e Letras” –FAPA, n.31, 2002, p.87-97.
CABRINI, Conceição. O Ensino de História. 4. ed., São Paulo: Brasiliense, 1994.
CARRETERO, Mário. Construir e Ensinar: As ciências sociais e a história. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
COTRIM Gilberto, PARISI, Mário. Fundamentos da educação: História e Filosofia da Educação. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1981.
DEL PRIORE, Mary. História do cotidiano e da vida privada; In. CARDOSO, Ciro Flamarion e VAINFAS, Ronaldo (Orgs). Domínios da História: ensaio de teoria e metodologia. 5. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
FAZENDA, Ivani. Dicionário em construção: Interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 15. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
Professora sim, tia não. São Paulo: Olho d’ Água, 2000.
A importância do ato de ler. 38. ed. São Paulo: Cortez,1999.
Pedagogia da esperança. 6. ed, São Paulo: Paz e Terra, 1999.
Educação e Mudança. São Paulo: Paz e Terra, 17ª edição, 1991.
FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Introdução à Arqueologia. São Paulo: Ática, 1988.
Lingüística e Arqueologia. In: Revista de Estudos de Lingüística
Teórica e Aplicada (DELTA), 15,1. P.161-176, 1999.
OS DESAFIOS DA DESTRUIÇÃO E CONSERVAÇÃO DO PATRIMÓNIO CULTURAL NO BRASIL. Publicado em Trabalhos de Antropologia e Etnologia, Porto, 41, ½, 2001,PP. 23-32. pg. 03
HOBSBAWN, Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
LEMOS, Carlos. O Que é Patrimônio Histórico. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985.
LIMA, Lauro Oliveira de. Mutações em educação segundo Mc. Luhn. Petrópolis: Vozes, 1992.
MENEGAT, Ronaldo & ALMEIDA, Gerson (ORG.). Desenvolvimento sustentável e gestão ambiental nas cidades: estratégias a partir de Porto Alegre. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
NERUDA, Pablo. Antologia Poética. Tradução de Eliane Zagueiro. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora. 10ª ed., 1984.
PENTEADO, Heloisa Dupas. Metodologia do ensino de história e geografia. São Paulo: Cortez, 1994.
PESAVENTO, Sandra. História e história cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
Os Cadernos do LEPAARQ publicam artigos em português, espanhol, italiano, francês e inglês, sem cobrança de nenhum tipo de taxa em nenhum momento, respeitando a naturalidade e o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores, para sua conferência antes da publicação. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. O periódico Cadernos do LEPAARQ oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os textos publicados poderão ser depositados imediatamente pelos autores em suas páginas pessoais, redes sociais e repositórios de textos.Nesse sentido, o periódico não tem fins lucrativos, de modo que os direitos autorais dos artigos publicados pertencerão aos respectivos autores e estes não receberão nenhuma forma de remuneração. Dessa forma, ao enviar o artigo, o autor do mesmo estará automaticamente aceitando esta condição. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados deve ser apenas informada pelos seus respectivos autores ao conselho editorial do periódico. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.