A IMAGEM DO JOVEM MÚSICO EM AGONES MUSICAIS ATRAVÉS DA ICONOGRAFIA DE VASOS ÁTICOS

Palavras-chave: Grécia Antiga, Iconografia, Música, Festivais, Jovens músicos

Resumo

RESUMO: Neste artigo será analisada como é representada, na iconografia de vasos áticos, a presença de músicos jovens e meninos em agones musicais que integram os festivais ocorridos em Atenas, principalmente entre os séculos V e IV a.C. Para tanto, identificaremos nas imagens elencadas alguns aspectos específicos de caracterização desses músicos, tais como detalhes da vestimenta utilizada nas competições, que difere daquela utilizada em agones escolares, bem como os instrumentos especificamente usados nesse tipo de competição e, ainda, elementos identificadores do ambiente, como a representação de colunas e do bema. Além disso, analisaremos a relação que se faz desses jovens músicos, em especial os citaredos, através de alegorias, com a imagem de Apolo infantilizado, cuja ocorrência é crescente na iconografia de vasos áticos a partir do século V a.C.ABSTRACT: This article will analyze how is represented in iconography of Attic vases the presence of young and boys musicians in musical agones integrating festivals occurred in Athens, especially among fifth and fourth centuries BC. To do so, we will identify on the listed images some specific aspects of the characterization of these musicians, such as details of the clothes, which differs from that used in scholar agones, as well as the instruments specifically used in this kind of competition and elements that identify the environment, as representation of columns and the bema. Furthermore, we analyze the relation between these young musicians, especially the kitharoidos, through allegories, with the image of Apollo childish, whose occurrence increase on the iconography of Attic vases from the fifth century BC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidiane Carolina Carderaro, MAE-USP
Bacharel em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo; Especialista em Estudos Clássicos pela UnB; Mestre em Estudos Clássicos pela Universidade de Coimbra; Mestre em Hustória pela UFPel; Doutoranda em Arqueologia Clássica pela USP. Bolsista CAPES.
Fábio Vergara Cerqueira, Unversidade Federal de Pelotas
Professor do Departamento de História da Universidade Federal de Pelotas. Doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. Bolsista Produtividade CNPq. Bolsista Pesquisador Experiente -Fundação Humboldt / Alemanha.

Referências

BUGH, Glenn R. The Theseia in Late Hellenistic Athens. Zeitschrift für Papyrologie und Epigraphik 83, p. 20-37, 1990.

CERQUEIRA, Fábio V. Os instrumentos musicais na vida diária da Atenas tardo-arcaica e clássica (550-400 a.C.). O testemunho de vasos áticos e de textos antigos. (Tese de Doutorado), Universidade de São Paulo, 2001.

CERQUEIRA, Fábio V. As representações dos agones musicais na pintura dos vasos áticos: os atributos iconográficos, os instrumentos musicais, as vestimentas, a idade, o gênero e o corpo dos músicos. IN: LESSA, Fábio (org.). Olhares do Corpo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003, p. 56-71.

CERQUEIRA, Fábio V. A imagem pública do músico na antiguidade clássica: desprezo ou admiração? Revista História, V. 26, nº 1, São Paulo, p. 63-81, 2007.

CERQUEIRA, Fábio V. Interfaces entre o texto, o suporte material e a imagem em modelos interpretativos da arqueologia clássica: iconografia ou arqueologia da imagem ou arqueologia histórica? In: ANAIS DO I CONGRESSO INTERNACIONAL DA SOCIEDADE DE ARQUEOLOGIA BRASILEIRA – SAB. Arqueologia, Etnicidade e Território. III Encontro do IPHAN e Arqueólogos, Florianópolis, set. 2007. Erechim: Habilis, p. 01-15, 2007.

CERQUEIRA, Fábio V. El performance musical: entre lo sagrado y lo profano. In: FUNARI, P. P.; SILVA, G.J. da; PÉRE, D. (orgs.). Archaeology and History of the Ancient World: peripheral approachs. BAR (British Archaeological Reports), International Series 1791, Oxford: Archeopress, 2008, p. 13-20.

CERQUEIRA, Fábio V. Digressões sobre o sentido e a interpretação das narrativas iconográficas dos vasos áticos: o caso das representações dos instrumentos musicais. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia 20, São Paulo, p.219-233, 2010.

CLELAND, Lisa; DAVIES, Glenys; LLEWELLYN-JONES, Lloyd. Greek and Roman dress from A to Z. Routledge, London and New York, 2007.

DAREMBERG, Charles ; SAGLIO, Edmond. Dictionnaire des Antiquité Grecques et Romaines, d'après les textes et les monuments. Paris, 1873. Disponível em: <http://dagr.univ-tlse2.fr/sdx/dagr/index.xsp>. Acesso em: 20/02/2017.

FRANCISCO, Gilberto S. Panatenaicas. Tradição, permanência e derivação. (Tese de doutorado), MAE-USP, 2012.

GULICK, Charles B. The life of the ancient Greeks. Twentieth Century Text-books, New York: D. Applion and Company, 1982.

KNOX, Bernard. Always To Be Best: The Competitive Spirit in Ancient Greek Culture. The Professor John C. Rouman Classical Lecture Series. University of New Hampshire, Durham, October 13, Disponível em: <http://www.helleniccomserve.com/images/Knox%20Lecture.pdf>. Acesso em: 23/05/2017.

MARTIN, Richard P. Apollo, el ejecutante. Princeton/Stanford Working papers in Classics, 01-23, 2002.

ROTSTEIN, Andrea. Mousikoi agones and the Conceptualization of Genre in Ancient Greece. Classical Antiquity, V. 31, nº 1, April. pp. 92-127, 2012. University of California Press. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/10.1525/CA.2012.31.1.92>. Acesso em: 20/02/2017.

SANCHES, Pedro L. M. Música e vestimenta na pintura de vasos gregos antigos. Fênix – Revista de História e Estudos Culturais. v. 6, ano VI, n. 4, 2009. Disponível em: <http://www.revistafenix.pro.br/vol19pedro.php>. Acesso em: 20/02/2017.

SARTI, Suzanna. La kithara greca nei documenti archeologici. Révue belge de philologie et d’Historie. Tome 81, fasc. 1. Antiquité-Oudheid, p. 47-68, 2003.

SCHAUENBURG, Konrad. Herakles Mousikos. Jahrbuch des Deutschen Archäologischen Instituts, 94, p. 49-76, 1979.

SIMON, Erika. Opfernde Götter. Dissertation, Universität Heidelberg, 25. März 1952. Berlin, 1953.

SWIFT, Fletcher. H. Athenian religious and moral training. The Open Court Magazine, The Open Court Publishing Company. Vol. XXXV, nº 7, July, p. 385-405, 1921.

Publicado
2017-06-29
Como Citar
Carderaro, L. C., & Vergara Cerqueira, F. (2017). A IMAGEM DO JOVEM MÚSICO EM AGONES MUSICAIS ATRAVÉS DA ICONOGRAFIA DE VASOS ÁTICOS. Cadernos Do LEPAARQ (UFPEL), 14(27), 157-182. https://doi.org/10.15210/lepaarq.v14i27.10542
Seção
Arqueologia Clássica hoje: reflexões contemporâneas