FRANCISCO, GILBERTO DA SILVA. GRAFISMOS GREGOS. ESCRITA E FIGURAÇÃO NA CERÂMICA ÁTICA DO PERÍODO ARCAICO (SÉCULO VII-VI A.C.). REVISTA DO MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA, SUPLEMENTO 6, SÃO PAULO: MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE SP
Resumo
Resumo: Gilberto da Silva Francisco, arqueólogo formado pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, realizou uma importante dissertação de mestrado sobre a questão dos grafismos na cerâmica ática, atendo-se em especial ao estudo das assim conhecidas ânforas panatenaicas. Como reconhecimento dos méritos desta pesquisa, o trabalho foi contemplado com a sua publicação integral e revisada, sob a forma de um suplemento da revista oficial desta instituição, a Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. Abstract: Gilberto da Silva Francisco, an archaeologist from the Museum of Archeology and Ethnology of the University of São Paulo (USP), presented an important master's thesis on the subject of attic ceramics, focusing in particular on the study of so-called panatena amphorae. In recognition of the merits of this research, the work was contemplated with its complete and revised publication, in the form of a supplement to the official journal of this institution, the Journal of the Museum of Archeology and Ethnology of USP.Referências
CALAME, Claude. L’Éros dans la Grèce antique. Ed. Belin 1996
CERQUEIRA, F.V. Os instrumentos musicais na vida diária da Atenas tardo-arcaica e clássica (540-400 a.C.). O testemunho dos vasos áticos e de textos antigos. 3 vols. Tese de doutoramento. São Paulo, Universidade de São Paulo. 2001.
Cerqueira, Fábio Vergara. Interfaces entre o texto, o suporte material e a imagem em modelos interpretativos da Arqueologia clássica: Iconografia ou Arqueologia da imagem ou Arqueologia histórica? In: I Congresso Internacional da SAB – “Arqueologia Transatlântica”, Florianópolis, 30/09 a 04/10/2007. Anais... Florianópolis, UFSC e SAB, 2007, p. 1-15.
DUGAS, Ch. Tradition littéraire et tradition graphique dans l’Antiquité grecque. in: Recueil Charles Dugas. Paris: Boccard, 1960, p. 59-74 (original: Antiquité Classique, 1937, p. 5-26).
HAVELOCK, E.A. A revolução da escrita na Grécia e suas conseqüências culturais. São Paulo, Rio de Janeiro: Editora da Universidade Estadual Paulista, Paz e Terra, 1996.
LÉVI-STRAUSS, Cl. Religions des peuples non civilisés. 1997. LISSARRAGUE, François.. Un flot d’images. Une esthétique du banquet grec. Paris: Adam Brio, 1987.
ORSER, C. E.Jr.; FAGAN, Brian M. (1995) Historical Archaeology. Nova Iorque: Harpers Collins College Publishers.
Os Cadernos do LEPAARQ publicam artigos em português, espanhol, italiano, francês e inglês, sem cobrança de nenhum tipo de taxa em nenhum momento, respeitando a naturalidade e o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores, para sua conferência antes da publicação. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. O periódico Cadernos do LEPAARQ oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os textos publicados poderão ser depositados imediatamente pelos autores em suas páginas pessoais, redes sociais e repositórios de textos.Nesse sentido, o periódico não tem fins lucrativos, de modo que os direitos autorais dos artigos publicados pertencerão aos respectivos autores e estes não receberão nenhuma forma de remuneração. Dessa forma, ao enviar o artigo, o autor do mesmo estará automaticamente aceitando esta condição. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados deve ser apenas informada pelos seus respectivos autores ao conselho editorial do periódico. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.