AS RANHURAS DO SENSÍVEL: DO BRICOLAGE ARTÍSTICO À IMPRESSÃO DE IDÉIAS

  • Alexandre Lettnin (UFPEL) Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Gravura, Bricolage, Memória, Mundo Sensível

Resumo

RESUMO:Este artigo compõe uma reflexão sobre a minha produção artística, cuja temática baseia-se na releitura de construções arquitetônicas relevantes à memória visual de regiões e culturas específicas. Enquanto gravurista, descobri que o processo de trabalho que utilizo me aproxima do pensamento que Claude Lévi-Strauss expõe em seus escritos sobre “A Ciência do Concreto”, levando-me a bricolar com o mundo sensível. Elenco como objeto de estudo três xilogravuras.RÉSUMÉ:C’est article compose une réflexion sur ma prodution artistique, dont le suject c’est la relecture des costructions d’archictecture importantes a la memoire visuel des regions et cultures spécifiques. En tant que graveur, j’ai découvért que le processus de travaille que j’utilise, m’approche de la pensée que Claude Lévi-Strauss expose dans ses écrits sur “La science du Concret”, ce qui me ramene a bricoler avec le monde sensible. J’eli comme objet d’études trois xilographies.

Biografia do Autor

Alexandre Lettnin, (UFPEL) Universidade Federal de Pelotas
Artista Plástico, Graduado em Artes Visuais: habilitação Gravura, na Universidade Federal de Pelotas. Especialista em Gravura em Metal pelo Atelier Torben Bo Halbirk, Paris (França), e Especialista em Memória Identidade e Cultura Material/ICH/UFPel

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Como Citar
Lettnin, A. (1). AS RANHURAS DO SENSÍVEL: DO BRICOLAGE ARTÍSTICO À IMPRESSÃO DE IDÉIAS. Cadernos Do LEPAARQ (UFPEL), 3(5/6), 9-23. https://doi.org/10.15210/lepaarq.v3i5/6.1321
Seção
Artigos