AS RANHURAS DO SENSÍVEL: DO BRICOLAGE ARTÍSTICO À IMPRESSÃO DE IDÉIAS
Resumo
RESUMO:Este artigo compõe uma reflexão sobre a minha produção artística, cuja temática baseia-se na releitura de construções arquitetônicas relevantes à memória visual de regiões e culturas específicas. Enquanto gravurista, descobri que o processo de trabalho que utilizo me aproxima do pensamento que Claude Lévi-Strauss expõe em seus escritos sobre “A Ciência do Concreto”, levando-me a bricolar com o mundo sensível. Elenco como objeto de estudo três xilogravuras.RÉSUMÉ:C’est article compose une réflexion sur ma prodution artistique, dont le suject c’est la relecture des costructions d’archictecture importantes a la memoire visuel des regions et cultures spécifiques. En tant que graveur, j’ai découvért que le processus de travaille que j’utilise, m’approche de la pensée que Claude Lévi-Strauss expose dans ses écrits sur “La science du Concret”, ce qui me ramene a bricoler avec le monde sensible. J’eli comme objet d’études trois xilographies.Referências
BORGES, Bia. Entrevista oral via internet. Pelotas, 2005.
CATTANI, Icleia Borsa/ Org. Aguinaldo Farias. Icleia Borsa Cattani: O Pensamento Crítico. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2004.
Repetição/Criação. Porto Alegre: Catálogo Repetere.
ESTER. www.galiciafiestras.com.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda, 1910-1989. Minidicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.
FOCILLON, Henri. Vida de las Formas. Elogio de la Mano. Buenos aires: Libreria y Editorial “El Ateneu”, 1947.
HERSKOVITS, Anico. Xilogravura, arte e técnica. Porto Alegre, RS: Ed. Tchê, 1986.
LARROUSE, Vuef. Petit Dictionnaire Français. Paris, France: Ed. Larrouse, 2002.
LEITE, Luciana. Entrevista oral via internet. Pelotas, 2005.
LÉVI-STRAUSS, Claude. O Pensamento Selvagem. Campinas, São Paulo: Papirus, 1989.
LUZ, Ângela Ancora da. Revista Art and Architecture of América. Londres: www.essex.ac.uk/arthistory/arara/issue_one/paper5.Html, Novembro de 2004.
MACHADO, Arlindo. A Ilusão Especular, introdução à fotografia. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1984, 11.
PAREYSON, Luigi. Estética, teoria da formatividade. Petrópolis: Vozes, 1991.
PONS, Bênoit-Règis. Entrevista oral via internet. Paris: 2003.
REY, SANDRA. POR UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA NA PESQUISA EM ARTES VISUAIS. TEXTO INTEGRANTE DO LIVRO: BRITES E TESSLER, BLANCA, ELIDA (ORGS.). O
MEIO COMO PONTO ZERO: METODOLOGIA DA PESQUISA EM ARTES PLÁSTICAS. PORTO ALEGRE: ED UFRGS, 2002.
RIBEIRO, Carlos Flexa (Cord.). Enciclopédia Delta Larrouse. Rio de Janeiro: Editora Delta S. A.,1963.
RIOARTES, ano 8, n°26. Mostra Rio Gravura. Rio de Janeiro: Instituto Municipal de Arte e Cultura, 1999.
SANTAELLA, Lucia. In: Imagens, n°3. Campinas: Unicamp, 1999.
SAUVENAY, Cyril. Entrevista oral via internet. Paris: 2003.
STAHEL, Monica (Trad.). O Livro da Arte. São Paulo: Livraria Martins fontes Ed. Ltda, 1996.
VALLADARES, Licia do Prado. Invenção da Favela: do Mito de Origem a Favela.com. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.
WIKIPEDIA. A Enciclopédia Virtual. www. Wikipedia. Com, 1, 6, 10.
WWW.SPANISHARTS.COM/.../ROMA/CORUNA_FARO.HTML, 5
Os Cadernos do LEPAARQ publicam artigos em português, espanhol, italiano, francês e inglês, sem cobrança de nenhum tipo de taxa em nenhum momento, respeitando a naturalidade e o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores, para sua conferência antes da publicação. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. O periódico Cadernos do LEPAARQ oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os textos publicados poderão ser depositados imediatamente pelos autores em suas páginas pessoais, redes sociais e repositórios de textos.Nesse sentido, o periódico não tem fins lucrativos, de modo que os direitos autorais dos artigos publicados pertencerão aos respectivos autores e estes não receberão nenhuma forma de remuneração. Dessa forma, ao enviar o artigo, o autor do mesmo estará automaticamente aceitando esta condição. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados deve ser apenas informada pelos seus respectivos autores ao conselho editorial do periódico. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.