O RISCO DO BORDADO - EDUCAÇÃO NA TERCEIRA IDADE: TRAJETÓRIAS DE VIDA DE SENHORAS
Resumo
RESUMO: Este texto apresenta e discute, através de depoimentos orais com senhoras, os caminhos que estas percorreram até chegar a uma turma de Educação de Jovens e Adultos. Destaca a importância do uso de história oral no processo de Letramento do grupo. Como a influência de gênero marcada primeiramente pela família de origem e depois pela família de procriação, marcou suas trajetórias de vida de uma maneira semelhante, fazendo com que o grupo descobrisse histórias em comum entre seus membros. Utilizando a memória para trabalhar com os conceitos de Identidade, Cultura, Gênero e Terceira idade, esse trabalho pretende contribuir para os estudos de história oral e de Letramento na terceira idade.ABSTRACT: This text presents and discusses based on statements of elderly women their courses of life until the arrival in a class of adults’ education. It also emphasizes the importance of the oral history in the group lettering process and how the gender influenced their lives firstly in their original family and afterwards in their husbands’ family, which made it possible for the group to see similar aspects in their courses of life through common stories among the members. This article intends to contribute for studies of oral history and lettering in the third age based on their memories to work with concepts ofidentity, culture, gender and third age.Referências
ALVES, Rubem. Se eu pudesse viver minha vida novamente. Campinas, SP: Verus Editora, 2004.
BARROS, Myriam Moraes Lins de (org.). Velhice ou terceira idade Estudos antropológicos sobre identidade, memória e política. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1998.
BÓSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. 3.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
DOURADO, Autran. Os Signos da Agonia. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1974.
FÉLIX, Loiva Otero. História e Memória: a problemática da pesquisa. Universidade de Passo Fundo, 1998.
HALBWACHS, MAURICE. A memória coletiva. São Paulo: T. A. Queiroz, 1991.
HALL, Michael. História oral: os riscos da inocência. O DIREITO À MEMÓRIA. São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura, 1992, p. 157-160.
HEILBORN, M.L. Gênero, Sexualidade e Saúde. In: Saúde, sexualidade e reprodução: compartilhando responsabilidades. Rio de Janeiro: UERJ, p. 101-110, Setembro de 1996.
LE GOFF, Jaques. História e Memória. trad. Bernardo Leitão. 2.ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1992.
NUNES, A.T.G.L. e PEIXOTO, C. Perfil dos Alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade. Relatório de Pesquisa. Rio de Janeiro: Faculdade de Serviço Social / UERJ,1994.
QUEIROZ, Z.P.V. Participação Popular na velhice: possibilidade real ou mera utopia? Revista O mundo da Saúde, ano 23, v.23, nº 4, p.204 – 213, jul./ago. 1999.
SCHWANZ, Jezuina. Educar para quê? In: ROSA, Cristina Maria (org). Alfabetização e cidadania: o inverso do espelho na educação de jovens e adultos. Pelotas: UFPEL/Pró Reitoria de Extensão e Cultura/Faculdade de Educação, 2002.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. São Paulo: Autêntica, 1999.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: Thomaz Tadeu da silva (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.
Os Cadernos do LEPAARQ publicam artigos em português, espanhol, italiano, francês e inglês, sem cobrança de nenhum tipo de taxa em nenhum momento, respeitando a naturalidade e o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores, para sua conferência antes da publicação. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. O periódico Cadernos do LEPAARQ oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os textos publicados poderão ser depositados imediatamente pelos autores em suas páginas pessoais, redes sociais e repositórios de textos.Nesse sentido, o periódico não tem fins lucrativos, de modo que os direitos autorais dos artigos publicados pertencerão aos respectivos autores e estes não receberão nenhuma forma de remuneração. Dessa forma, ao enviar o artigo, o autor do mesmo estará automaticamente aceitando esta condição. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados deve ser apenas informada pelos seus respectivos autores ao conselho editorial do periódico. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.