O RISCO DO BORDADO - EDUCAÇÃO NA TERCEIRA IDADE: TRAJETÓRIAS DE VIDA DE SENHORAS

Palavras-chave: História Oral, Memória, Terceira Idade, Letramento

Resumo

RESUMO: Este texto apresenta e discute, através de depoimentos orais com senhoras, os caminhos que estas percorreram até chegar a uma turma de Educação de Jovens e Adultos. Destaca a importância do uso de história oral no processo de Letramento do grupo. Como a influência de gênero marcada primeiramente pela família de origem e depois pela família de procriação, marcou suas trajetórias de vida de uma maneira semelhante, fazendo com que o grupo descobrisse histórias em comum entre seus membros. Utilizando a memória para trabalhar com os conceitos de Identidade, Cultura, Gênero e Terceira idade, esse trabalho pretende contribuir para os estudos de história oral e de Letramento na terceira idade.ABSTRACT: This text presents and discusses based on statements of elderly women their courses of life until the arrival in a class of adults’ education. It also emphasizes the importance of the oral history in the group lettering process and how the gender influenced their lives firstly in their original family and afterwards in their husbands’ family, which made it possible for the group to see similar aspects in their courses of life through common stories among the members. This article intends to contribute for studies of oral history and lettering in the third age based on their memories to work with concepts ofidentity, culture, gender and third age.

Biografia do Autor

Jezuina Kohls Schwanz, (UFPEL) Universidade Federal de Pelotas
Pedagoga, especialista em Memória, Identidade e Cultura Material/UFPEL, trabalha como coordenadora do Programa Regional de Educação Patrimonial Memoriar/ LEPAARQ/UFPEL

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Como Citar
Schwanz, J. K. (1). O RISCO DO BORDADO - EDUCAÇÃO NA TERCEIRA IDADE: TRAJETÓRIAS DE VIDA DE SENHORAS. Cadernos Do LEPAARQ (UFPEL), 3(5/6), 78-94. https://doi.org/10.15210/lepaarq.v3i5/6.1325
Seção
Artigos