Apresentação

  • Inguelore Scheunemann de Souza Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Resumo

Certamente a Universidade constitui-se no mais adequado e fértil ambiente para transformar conhecimento acumulado em propostas plenas em criatividade e, estas, em desafios. A energia latente contida em um desafio é capaz de, quando apresentado a pessoas e por pessoas inquietas, aquelas que não se deixam vencer pelas dificuldades e problemas presentes no dia a dia institucional, desencadear uma série de acontecimentos que se traduzem em inovações, novas oportunidades para os estudantes e  interessantes projetos de interesse da sociedade.

Biografia do Autor

Inguelore Scheunemann de Souza, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Pelotas (1973), mestrado em Unión Económica Europea - Universidad de Granada (2004) e doutorado em Estomatologia - Universidad de Granada (2000). Foi gestora da Área de Ciencia e Sociedade do Programa Iberoamericano de Ciencia e Tecnologia para o Desenvolvimento - CYTED, exerceu a assessoria da secretaria geral do mesmo Programa, é membro do comitê científico do Centro Universitario Europeo Per I Beni Culturali Comitato Scientifico, Membro da Comité Internacional do Herity Institute (Itália) membro do Scientific Steering Committee for the Conference: Sustainable Development:, avaliadora - European Commission, consultoria do Instituto Bioatlantica e assessor internacional para o Brasil - Universidad de Castilla-la Mancha. Exerceu atividades acadêmicas e de pesquisa em microbiologia ligada a doenças humanas e controle bilógoco de pragas e vetores. Foi reitora da Universidade Federal de Pelotas em dois mandatos (1997-2004) e da Universidade Vale do Rio Doce (2004-2006). Atua na área de Gestão Integrada do Território para o Desenvolvimento Sustentável coordenando programas na área acadêmica e empresarial. Atualmente, é Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento do IBIO -Instituto BioAtlantica, Riode janeiro, RJ, Brasil.
Como Citar
Souza, I. S. de. (1). Apresentação. Cadernos Do LEPAARQ (UFPEL), 1(1), 7-8. https://doi.org/10.15210/lepaarq.v1i1.1336
Seção
Artigos