Educação para o Turismo em Gramado: Patrimônios Culturais e Modos de Ser Gramadense
Resumo
Este estudo analisa as epistemologias e pedagogias disseminadas pela disciplina Educação para o Turismo no currículo do Ensino Fundamental das Escolas Municipais da cidade de Gramado. Pretende-se investigar como a disciplina Educação para o Turismo tem representado a cidade de Gramado e seus patrimônios culturais, materiais e imateriais, examinando as estratégias representacionais acionadas nos Cursos de Capacitação Docente para a educação em turismo na cidade de Gramado. Em termos teóricos, o estudo se inscreve no Campo dos Estudos Culturais e nas discussões acerca dos Patrimônios Culturais. Neste sentido, o objetivo central da pesquisa é analisar a produção discursiva acerca dos patrimônios culturais da cidade de Gramado e das identidades locais nos enunciados do Curso de Capacitação Docente em Educação para o Turismo e nas entrevistas realizadas com docentes das escolas municipais de Gramado que trabalham com esta disciplina. Busca-se assim, problematizar as noções de uma Gramado intrinsecamente turística e europeia e de uma vocação naturalmente turística de seus moradores. Abstract: This study analyzes the epistemologies and pedagogies disseminated by the subject Tourism Education in the Elementary School curriculum of Municipal Schools in Gramado. It is intended to investigate how the subject Tourism Education has represented the city of Gramado and its cultural, material and immaterial heritage, examining the representational strategies used in the Teacher’s Training Courses for tourism education in Gramado. In theoretical terms, this study is part of the Cultural Studies Field and in the discussions on Cultural Heritage. In this sense, the main objective of this research is to analyze the discursive production on Gramado’s cultural heritage and the local identities in the statements of the Teacher’s Training Course in Tourism Education and in the interviews carried out with teachers who work with this subject in Gramado’s municipal schools. Thus, the aim is to problematize the notions of an intrinsically touristic and European Gramado and of a naturally tourist vocation of its residents.Downloads
Referências
BAPTISTA, Maria Manuel; SILVEIRA, Lélian. A mercantilização e exotização do outro no turismo. In. BRAMBILLA, Adriana; BAPTISTA, Maria Manuel; VANZELLA, Elídio; SILVEIRA, Lélian (Org.). Cultura e turismo: interfaces metodológica e investigações em Portugal e no Brasil. João Pessoa: CTA, 2017, p. 23-48.
BEVENIDES, Irileno. O almalgama componente dos destinos turísticos como construção viabilizadora dessa prática sócio-espacial. GEOUSP – Espaço e Tempo. São Paulo, n.21, p. 85-101, 2007. Disponível em: <http://www.journals.usp.br/geousp/article/view/74050/77692>. Acesso em 14/10/2019.
CANCLINI, Néstor García. O patrimônio cultural e a construção imaginária do social. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Brasília, n. 23, p. 95-115, 1994. Disponível em: <http://docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=reviphan&pagfis=8429>. Acesso em 12/03/2019.
CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. Tradução de Luciano Vieira Machado. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
FERREIRA, Maria Letícia. Patrimônio: As várias dimensões de um conceito. História em Revista, Pelotas, v. 10, p.29-39, 2004. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/HistRev/article/download/11655/7485>. Acesso em 16/11/2020.
FONSECA, Maria Cecília Londere. Para além da pedra e cal: por uma concepção ampla de patrimônio cultural. In: ABREU, Regina; CHAGAS, Mário (org.). Memória e Patrimônio: Ensaios Contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p.59-79.
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. Monumentalidade e cotidiano: Os patrimônios culturais como gênero do discurso. In: OLIVEIRA, Lucia Lipp (Org.) Cidade: História e Desafios. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2002, p. 108-123.
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. O patrimônio como uma categoria de pensamento. In: ABREU, Regina; CHAGAS, Mário (orgs.). Memória e Patrimônio: Ensaios Contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p.25-33.
GRAMADO. Lei nº 817, de 07 de maio de 1987. Autoriza a instituição de fundação e dá outras providências. Disponível em: <https://leismunicipais.com.br/a2/rs/g/gramado/lei-ordinaria/1987/82/817/lei-ordinaria-n-817-1987-autoriza-a-instituicao-de-fundacao-e-da-outras providencias?q=Educa%C3%A7%C3%A3o+para+o+turismo>. Acesso em: 20/11/2018.
GROSSBERG, Lawrence; NELSON, Carry; TREICHLER, Paula. Estudos culturais: uma introdução. In: SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2011, p. 7-37.
GRÜNEWALD, Rodrigo de Azeredo. Turismo e Etnicidade. Horizontes Antropológicos. Porto Alegre, ano 9, n. 20, p. 141-159, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ha/v9n20/v9n20a07.pdf>. Acesso em 16/11/2020.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10. Ed, Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Apicuri, 2016.
HALL, Stuart. Quem precisa de identidade. In: SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000, p. 103-112.
HOBSBAWN, Eric; RANGER, Terence. A invenção das tradições. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
JACQUES, Paola Berenstein. Patrimônio Cultural Urbano: Espetáculo Contemporâneo? Revista de Urbanismo e Arquitetura, Salvador, v. 6, n. 1, p. 32-39, 2003.
LUCHIARI, Maria Tereza Duarte Paes .Turismo e Patrimônio Cultural no Uso do Território. In: LUCHIARI, Maria Tereza Duarte Paes; BRUHNS, Heloisa Turini; SERRANO, Célia (org.). Patrimônio, Natureza e Cultura. Campinas: Papirus, 2007, p. 25-46.
LUCHIARI, Maria Tereza Duarte Paes. Urbanização turística - um novo nexo entre o lugar e o mundo. In: LIMA, Luiz Cruz. (org.). Da cidade ao campo: a diversidade do saber-fazer turístico. Fortaleza: Ed. UECE, 1998. p. 15-29.
MAESTRI, Mário. O negro e o imaginário étnico gaúcho. In: BAQUERO, Marcello (col.). Diversidade étnica e identidade gaúcha. Santa Cruz: Unisc, 1994, p. 129-140.
MARTINS, Márcia. A Invenção do Patrimônio Cultural Villa Mimosa, Canoas/RS: Representações e Pedagogias Culturais. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Luterana do Brasil, Canoas. 2014.
PAIVA, Lilian; TRICÁRICO, Luciano; TOMELIN, Carlos. A culinária enquanto patrimônio local e recurso turístico. In: LAVANDOSKI, Joice; BRAMBILLA, Adriana; VANZELLA, Elídio. Alimentação e turismo: criatividade, experiência e patrimônio cultural. João Pessoa: CCTA, 2019, p. 285-301.
ROJEK, Chris; URRY, John. Transformations of travel and theory. In:____. Touring cultures: transformations of travel and theory. Londres: Routledge, 1997, p. 1-22.
SANTOS, Rafael José. Notas sobre turismo, cultura e identidade. In: CANDIDO, Luciane Aparecida; ZOTTIS, Alexandra Marcela (orgs.). Turismo: múltiplas abordagens. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2009, p. 99-104.
SCHLÜTER, Regina. Gastronomia e turismo. São Paulo: Aleph, 2003.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GRAMADO. Projeto Educação para o Turismo na Rede Municipal de Ensino. Gramado, 2014. Documento interno da secretaria. Não paginado.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE GRAMADO. Educação para o turismo: subsídios. Gramado, 1988. 52 p. Documento interno da secretaria. Paginação irregular.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ESPORTE. Proposta Pedagógica 2013 Rede Municipal de Ensino de Gramado: Educação Infantil e Ensino Fundamental – Escolas Zona Urbana e Rural. Gramado, 2013. 139 p. Documento interno da secretaria.
SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO DE GRAMADO. Curso Capacitação para o Turismo. Gramado, 2014a. Material fornecido pela secretaria. Não paginado.
SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO DE GRAMADO. Gramado, coração da serra gaúcha. Gramado, 2014b. Material fornecido pela secretaria. Não paginado.
SHOHAT, Ella; STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica: multiculturalismo e representação. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
SILVA, Tomaz Tadeu. Currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
STEINBERG, Shirley R. Produzindo múltiplos sentidos – pesquisa com bricolagem e pedagogias culturais. In: SARAIVA, Karla; MARCELLO, Fabiana (orgs.). Estudos culturais e educação: desafios atuais. Canoas: Ed. Ulbra, 2016, p. 211-243.
VAZ, Lilian Fessler. A “culturalização” do planejamento e da cidade: novos modelos? Cadernos PPG-AU/FAUFBA, Salvador, v. 1, p. 31-42, 2004.
Copyright (c) 2020 Manoela Barbacovi, Maria Angélica Zubaran
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Cadernos do LEPAARQ publicam artigos em português, espanhol, italiano, francês e inglês, sem cobrança de nenhum tipo de taxa em nenhum momento, respeitando a naturalidade e o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores, para sua conferência antes da publicação. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. O periódico Cadernos do LEPAARQ oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os textos publicados poderão ser depositados imediatamente pelos autores em suas páginas pessoais, redes sociais e repositórios de textos.Nesse sentido, o periódico não tem fins lucrativos, de modo que os direitos autorais dos artigos publicados pertencerão aos respectivos autores e estes não receberão nenhuma forma de remuneração. Dessa forma, ao enviar o artigo, o autor do mesmo estará automaticamente aceitando esta condição. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados deve ser apenas informada pelos seus respectivos autores ao conselho editorial do periódico. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.