Projeto “Arqueologia e educação patrimonial: construindo experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, Campus Marco Zero”. Atividades referentes aos anos de 2018-2019

  • Jelly Juliane Souza de Lima Universidade Federal do Maranhão https://orcid.org/0000-0002-1483-2874
  • Avelino Gambim Júnior Universidade Federal do Amapá / UNIFAP https://orcid.org/0000-0003-3563-0574
  • Carlos Eduardo Santos Barbosa Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
  • Leitícia Pinheiro Barros Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
Palavras-chave: Educação Patrimonial, Arqueologia em Macapá, Universidade Federal do Amapá

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados das ações do projeto de extensão “Arqueologia e Educação Patrimonial: construindo experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, campus Marco Zero”, executado entre os anos de 2018 e 2019, ao considerar o sítio arqueológico AP-MA-05, presente na área da referida instituição de ensino superior. A partir da base teórico-metológica da educação patrimonial, as atividades como palestras, visitações e oficinas, envolveram o segmento do turismo e três escolas da rede pública de Macapá, além da preocupação com a produção do conhecimento e divulgação científica no decorrer das ações do projeto de extensão. Com base nos resultados das diferentes ações educativas, concluímos que as mesmas permitiram criar aproximações entre o patrimônio arqueológico em questão e o público envolvido nas ações extensionistas. Abstract: This article presents the results of actions of the extension project “Archaeology and Heritage Education: constructing experiences from the Federal University of Amapá, Zero Ground campus”, carried out between the years 2018 and 2019, taking into account the archaeological site AP-MA-05, located in the area of the aforementioned higher education institution. Based on heritage education theories and methods, activities such lectures, talks, guided visits and workshops were directed to tourism agents and three public schools located in the city of Macapá, Amapá State, northern Amazonia, Brazil. Besides that, during the extension project it was a concern that the production of knowledge could be socialized and scientifically divulgated. Based on different educational actions results, we conclude that these actions allowed to create approximations between archaeological heritage and the public involved in the extension actions.

Biografia do Autor

Jelly Juliane Souza de Lima, Universidade Federal do Maranhão
Jelly Juliane Souza de Lima é graduada História (licenciatura) pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP, 2013), mestra em Arqueologia pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2017). Atualmente é doutoranda em História Social (História e Conexões Atlânticas: culturas e poderes) pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA, 2020).
Avelino Gambim Júnior, Universidade Federal do Amapá / UNIFAP
Mestre em Arqueologia (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Arqueologia do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGArq/UFRJ). Graduado em História na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010). Professor e pesquisador colaborador do curso de História na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e no Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas do Amapá (CEPAP/UNIFAP).
Carlos Eduardo Santos Barbosa, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
Discente no curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)Participa como Assistente de pesquisa de projetos de arqueologia preventiva voltados para o Licenciamento Ambiental.
Leitícia Pinheiro Barros, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
Discente no curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)Participa como Assistente de pesquisa de projetos de arqueologia preventiva voltados para o Licenciamento Ambiental.

Referências

BASTOS, Rossano Lopes. Arqueologia Pública no Brasil: novos tempos. IN: MORI, Victor; Souza, Marize; BASTOS, Rossano Lopes; Gallo, Haroldo. Patrimônio: atualizando o debate. São Paulo: 9ª SR/IPHAN, 2006, p. 155-168.

BEZERRA, Marcia. Nossa herança comum: considerações sobre a educação patrimonial na arqueologia amazônica. IN: PEREIRA, Edithe e GUAPINDAIA, Vera (org). Arqueologia Amazônica, v. 2. MPEG; IPHAN; SECULT-PARÁ: Belém, 2010, p. 514-526.

BEZERRA, Marcia. Arqueólogos e comunidades locais no projeto de educação patrimonial. In: NAJJAR, Rosana. Arqueologia no Pelourinho. Brasília, DF: IPHAN/Programa Monumenta, 2010, p. 167-184.

BRASIL, Instituto Do Patrimônio Histórico E Artístico Nacional. Portaria 230. 2002. Disponível em:

http://portal.iphan.gov.br/uploads/legislacao/Portaria_n_230_de_17_de_dezembro_de_2002.pdf. 2002. Acessado em: 20.11.2020.

BRASIL, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Portaria 137. 2016. Disponível em:

http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Portaria_n_137_de_28_de_abril_de_2016.pdf. 2016. Acessado em: 21.11.2020.

BRASIL, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Portaria 375. 2018. Disponível em:

http://portal.iphan.gov.br/uploads/legislacao/portaria3752018sei_iphan0732090.pdf. 2016. Acessado em: 23.11.2020.

BRASIL, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Instrução Normativa 01. 2015. Disponível em:

http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Instru%C3%A7%C3%A3o%20normativa.pdf. 2015. Acesso em: 28.11.2020.

CAMPOS, Juliano Bitencourt; SANTOS, Marcos César Pereira; ZOCCHE, Jairo José; PAVEI, Diego Dias; CEZARO, Hérom Silva; RIBEIRO, André Luiz Martins; CARRER, Lauro & OSTETTO, Lucy Cristina. Ações de educação patrimonial no extremo sul catarinense: incentivando a escola a preservar o patrimônio arqueológico. Revista de Arqueologia Pública: Revista eletrônica do laboratório de Arqueologia Pública de Unicamp. Campinas, SP, v. 12, n. 1, p. 3-13, 2018.

CARVALHO, Anderson Wallecy Rodrigues; COSTA, Rodrigo Lessa; CASTRO, Márcia de Santana. O pet na escola: um roteiro de ações de educação patrimonial desenvolvido no âmbito do programa de educação tutorial no município de São Raimundo Nonato-PI. Revista de Arqueologia Pública: Revista eletrônica do Laboratório de Arqueologia Pública de Unicamp. Campinas, SP, v. 14, n. 1, p. 75-95, 2020.

COSTA, Jucilene & MORAES, Irislene. Programa de Diagnóstico e Prospecção Arqueológica Intensiva na área do Campus Universitário Marco Zero da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Macapá: Universidade Federal do Amapá. 2017.

HORTA, Maria de Lourdes Pereira; GRUNBERG, Evelina & MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia básico de educação patrimonial. Brasília: IPHAN; Museu Imperial, 1999.

AUTOR ET AL, 2020.

LUNA, Verônica Xavier. Projeto de extensão “Arqueologia e Educação Patrimonial: construindo experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, campus Marco Zero”. Macapá: Universidade Federal do Amapá, 2018.

LUNA, Verônica Xavier. Relatório final de extensão do projeto “Arqueologia e Educação Patrimonial: construindo experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, campus Marco Zero”. Macapá: Universidade Federal do Amapá, 2019.

MACHADO, Ana. Relatório do Salvamento Arqueológico do Sítio AP-MA-5: Campus Universitário, Macapá. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi. 1997

MACHADO, Neli Galarce; LOPES, Sérgio Nunes; SCHNEIDER, Patrícia; SCHNEIDER, Lucas Fernando; PEREIRA & Lara Isadora. Educação Patrimonial e ações educativas do Projeto “Arqueólogo por um dia: história e natureza”. Revista Cadernos do Ceom, v. 32, n. 51, p. 70-81, 2019.

MEZACASA, R. Educação patrimonial e arqueologia: experiências em contextos de extensão universitária. Extramuros-Revista de Extensão da Univasf, v. 5 (1), p. 40-52. 2017.

MILHEIRA, Rafael Guedes & PIRES, Caroline Araújo. Arqueologia, educação patrimonial e história indígena em Pelotas. IN: BITENCOURT CAMPOS, Juliano; GOMES RODRIGUES, Marian Helen da Silva & PEREIRA SANTOS, Marcos César. Patrimônio Cultural, Direito e Meio Ambiente: Educação Contextualizada Arqueologia e Diversidade (volume III). Criciúma: UNESC, 2018, p. 80-94.

SANTOS, Josiel; MOSER, Diego; OSTETTO, Lucy Cristina; SANTOS, Marcos Cesar Pereira & CAMPOS, Juliano Bitencourt. Divulgação científica e educação patrimonial em arqueologia: a experiência do I Workshop de Arqueologia da UNESC. Revista Arqueologia Pública. Campinas, SP, v. 11, n. 2 [19], p. 43-65, 2017.

SALDANHA, João Darcy de Moura & CABRAL, Mariana Petry. Segundo relatório semestral do Programa de Resgate Arqueológico no Campus Marco Zero da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Macapá: Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá. 2011.

SERRANO, Rossana Maria Souto Maior. Conceitos de extensão universitária: um diálogo com Paulo Freire. Extelar-Grupo de pesquisa em extensão popular, João Pessoa, PB: UFPB, v. 13, n. 8, 2013.

SCHAAN, Denise Pahl. Buscando soluções. Compartilhando a produção do conhecimento: a Arqueologia Pública. In: SCHAAN, Denise Pahl. Marajó: arqueologia, iconografia, história e patrimônio-textos selecionados. Erechim, RS: Habilis, 2009, p.29-45.

Publicado
2021-12-14
Como Citar
Souza de Lima, J. J., Gambim Júnior, A., Barbosa, C. E. S., & Barros, L. P. (2021). Projeto “Arqueologia e educação patrimonial: construindo experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, Campus Marco Zero”. Atividades referentes aos anos de 2018-2019. Cadernos Do LEPAARQ (UFPEL), 18(36), 303-315. https://doi.org/10.15210/lepaarq.v18i36.21201
Seção
Relatórios e notícias institucionais