Os Casarões da Sete: entre edificações demolidas e cenários construídos no Centro Histórico de Manaus/AM (1998-2010)
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar os discursos do patrimônio histórico imóvel de Manaus, através dos Casarões da Sete, um conjunto arquitetônico histórico, localizado na Avenida Sete de Setembro no bairro Centro da cidade de Manaus, restaurado no ano de 1998 pelo Estado do Amazonas, porém, entre os anos de 2008 e 2010 foi alvo de demolição ilegal, aprovado também pelo Estado, se caracterizando como ações contraditórias. Para isso, traçamos uma contextualização dos embates em torno dos bens culturais através da modificação no entorno dos imóveis e discutimos a questão jurídica frente à demolição. De cunho qualitativo, tendo como prerrogativas, o contexto, a interpretação e o olhar crítico, a pesquisa contou com um campo de abordagem interdisciplinar entre as áreas do conhecimento que tem como tema os estudos do patrimônio cultural e também com a corrente dos estudos culturais. Abstract: This article aims to analyze the discourses on the immovable historical heritage of Manaus, through the Casarões da Sete, an architectural complex, located on Avenida Sete de Setembro in the Centro district of the city of Manaus, restored in 1998 and demolished between the years 2008 and 2010, which are characterized as contradictory actions carried out by the State of Amazonas itself. Thus, we ask ourselves about which narratives guide the references and policies of heritage in the city of Manaus? We traced then, a contextualization of the conflicts around cultural assets through the modification of the surroundings of the properties and also discussed the legal issue towards the demolition. As a methodology, this case study is of a qualitative nature, having as prerogatives the context, interpretation and critical eye, counting on an interdisciplinary field of approach among the areas of knowledge that have as their theme the studies of cultural heritageDownloads
Referências
BARROS, Frankimar de Souza Barros; ALBUQUERQUE, Carlossandro Carvalho de. A eficácia dos Programas “Manaus Belle Époque” e “Monumenta” para a preservação do patrimônio histórico edificado na cidade de Manaus. Revista Eletrônica Aboré – Publicação da Escola Superior de Artes e Turismo Manaus, Edição 04 Dez, 2010.
CASTRO, Márcia Honda Nascimento. Reconstruindo a Belle Époque Manauara: Projeto de Revitalização do Entorno do Teatro Amazonas e da Praça de São Sebastião. (Dissertação de Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas, 2008.
DUTRA, Viviane Alves da Silva. Prosamim-BID: Uma experiência de reassentamento de pessoas. (Dissertação de Mestrado) Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade do Estado do Amazonas, 2018.
FONSECA, Maria Cecília Londres. O Patrimônio em processo: trajetória da
política federal de preservação no Brasil. 2. Ed. ver. Ampl. Rio de Janeiro: Editora UFRJ: MINC – IPHAN, 2005.
FUNARI, Pedro Paulo. Teoria e Métodos na Arqueologia Contemporânea: o contexto da Arqueologia Histórica. Dossiê Arqueologias Brasileiras, v6, n.13, dez.2004/jan.2005.
FUNARI, Pedro Paulo Abreu; PELEGRINI, Sandra de Cássia Araújo. Patrimônio Histórico e Cultural. – 2.ed. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. A retórica da perda: os discursos do patrimônio cultural no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ/IPHAN, 1996.
GOYENA, Alberto. Rituais urbanos de despedida: reflexões sobre procedimentos de demolição e práticas de colecionamento. In: 2º Seminário Internacional, Museografia e Arquitetura de Museus: Identidades e Comunicação, Anais Eletrônicos, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: <https://www.arquimuseus.arq.br/anais-seminario_2010/eixo_i/p1-artigo-alberto-goyena-26-10.pdf> Acesso em: 02 de mar. de 2021.
GUIMARÃES, Márcia Raquel Cavalcante; PEREIRA, Raquel Maria Fontes do Amaral. Avenida Sete de Setembro: o retrato de um passado presente e o seu legado para o turismo em Manaus-Amazonas. IX Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Universidade Anhembi Morumbi - São Paulo, 2012.
JORGE, Vítor Oliveira. Das sete vidas dos objetos. Revista da Faculdade de Letras, Ciências e Técnicas do Patrimônio, Porto, I Série vol. 2, p. 843-864, 2003.
LIMA, Tânia Andrade. Arqueologia Histórica: Algumas Considerações Teóricas. Clio – Série Arqueológica [S. I], v. 5, 1988.
MENEGHINI, Marcia Elisa Freire A construção de uma nova etiqueta urbana e ambiental: um estudo etnográfico do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (PROSAMIM). (Dissertação de Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas, 2012.
MESQUITA, Otoni Moreira de. Manaus: História e Arquitetura – 1852–1910. 3. Ed. Manaus: Editora Valer, Prefeitura de Manaus e Uninorte, 2006.
MESQUITA, Otoni Moreira de. La Belle Vitrine: O mito do progresso na refundação da cidade de Manaus (1890-1900). (Tese de Doutorado) – Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2005.
NASCIMENTO, Tânia Tomázia. Patrimônio Cultural: Conceituações e Questionamentos. In: NOGUEIRA, João Carlos; NASCIMENTO, Tânia Tomázia. Patrimônio Cultural, Territórios e Identidades. Florianópolis: Atilénde, 2012.
OLIVEIRA, Rossinês Batista. Política Pública e seus efeitos: Programa Manaus Belle Époque. (Dissertação de Mestrado) – Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004.
ORSER JR., Charles E. Introdução à Arqueologia Histórica. Belo Horizonte, Oficina de Livros, 1992.
SANTOS, Andressa Maria Cruz dos. O Turismo a partir da requalificação da paisagem local de Manaus/AM: Estudo de caso centro cultural Largo do São Sebastião e seu entorno. (Dissertação de Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajai, Balneário Camboriú, 2012.
SILVA, Elisabete Edelvita Chaves da. Gestão da Conservação do Patrimônio Cultural no Centro Histórico de Manaus: 1997- 2009. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; MAST, Rio de Janeiro, 2013.
TOCCHETTO, Fernanda; THIESEN, Beatriz. A memória fora de nós: A preservação do patrimônio arqueológico em áreas urbanas. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. N.33. Brasília: IPHAN, 2007.
Documentos e Jornais
A Crítica, Manaus, 3 de Agosto de 1997.
A Crítica, Manaus, 09 de Agosto de 1998.
Diário do Amazonas, 05 de Janeiro de 2010.
Diário do Amazonas, 07 de Janeiro de 2010.
Diário do Amazonas, 08 de Janeiro de 2010.
Diário do Amazonas, 11 de Janeiro de 2010.
Processo nº 01490.000001/2010-22.
Copyright (c) 2021 Flávia de Oliveira Fernandes, Tatiana de Lima Pedrosa Santos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Cadernos do LEPAARQ publicam artigos em português, espanhol, italiano, francês e inglês, sem cobrança de nenhum tipo de taxa em nenhum momento, respeitando a naturalidade e o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores, para sua conferência antes da publicação. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. O periódico Cadernos do LEPAARQ oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os textos publicados poderão ser depositados imediatamente pelos autores em suas páginas pessoais, redes sociais e repositórios de textos.Nesse sentido, o periódico não tem fins lucrativos, de modo que os direitos autorais dos artigos publicados pertencerão aos respectivos autores e estes não receberão nenhuma forma de remuneração. Dessa forma, ao enviar o artigo, o autor do mesmo estará automaticamente aceitando esta condição. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados deve ser apenas informada pelos seus respectivos autores ao conselho editorial do periódico. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.