O APARECIMENTO DA IMAGEM SENSORIAL DE SÃO JOÃO BATISTA: UMA FESTA MÁGICO-RELIGIOSA VISTA DE SEUS ATORES
Resumo
O objetivo desta pesquisa é descrever O APARÊNCIA DA IMAGEM SENSORIAL DE SÃO JOÃO BATISTA: UMA FESTA MÁGICO-RELIGIOSA VISTA DE SEUS ATORES. Na festa de San Juan, ocorre uma representação carregada de emoção, em conjunto com a dança e a música, que constitui uma forma de expressão tradicional que integra parte da cultura popular com a religião católica. Essas celebrações acontecem no mês de junho em várias partes do mundo. Em Pueblo Arriba, na paróquia Naiguatá do estado de La Guaira, na Venezuela, é homenageada a imagem de San Juan Niño. Ali fica a sede onde seus fiéis - fiéis que a consideram um patrimônio vivo - preparam as cerimônias. Como metodologia, trata-se de uma pesquisa mista (descritiva e de campo) orientada sob a abordagem qualitativa. As entrevistas são realizadas na freguesia mencionada, a que pertencem os informantes-chave que fornecerão os dados significativos. Como técnica de coleta de informações, utiliza-se a entrevista em profundidade e a observação do participante. Também a ritualidade e o simbolismo descritos por Victor Turner que ajudarão na compreensão final deste ensaio. Abstract:The purpose of this research is to describe THE APPEARANCE OF THE SENSORY IMAGE OF SAN JUAN BAUTISTA: A MAGICAL-RELIGIOUS FESTIVAL SEEN FROM ITS ACTORS. In the festival of San Juan, a performance charged with emotion takes place, together with dance and music, which constitutes a form of traditional expression that integrates part of popular culture with the Catholic religion. These celebrations take place in June in various parts of the world. In Pueblo Arriba, in the Naiguatá parish of La Guaira state in Venezuela, homage is paid to the image of San Juan Niño. The main house is located there where its followers —faithful who consider it a living heritage— prepare the ceremonies. As a methodology, it is a mixed research (descriptive and field) oriented under the qualitative approach. Interviews are carried out in the aforementioned parish to which the key informants who will provide the significant data belong. As a technique for collecting information, in-depth interviews and participant observation are used. Also the rituality and symbolism described by Víctor Turner that will help the final understanding of this essay. ACOSTA SAIGNES, M. 1967. Vida de los esclavos negros en Venezuela. [1ª. Publicación, 1967]. Vadell Hnos. Editores. Valencia, VenezuelaACUÑA DELGADO, Á. (2001) El cuerpo en la interpretación de las culturas, pp. 31-52 Boletín Antropológico. Boletín Antropológico Año 20, Vol 1, Nº 51, Enero-Abril 2001, ISSN: 1325-2610. Universidad de Los Andes. Mérida. ACUÑA DELGADO Á. y ALTEZ Y. (2013)Los tambores de San Juan en la Sabana, historia, cuerpo y lenguaje. 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