Era uma vez a lembrança de uma árvore chamada "do esquecimento"

  • Renato Araújo da Silva Coleção Ivani e Jorge Yunes
Palavras-chave: África-Brasil, Memória Afro-Atlântica, Cultura Material, etnoarqueologia, arqueologia histórica

Resumo

Resumo: As disciplinas de história e antropologia no mundo todo tem como aliadas, entre outras, a arqueologia quando o objetivo é recuperar entre outros aspectos as diferentes materialidades dos povos colonizados. Calcados em trabalhos interdisciplinares tanto a cultura material, como a própria territorialidade, parte da memória atlântica e as profundas transformações identitárias estão sendo resgatados no contexto da chegada e permanência de milhões de africanos e afrodescendentes no período colonial brasileiro. Aquilo que outrora poderia ter sido um rompimento com uma memória de uma certa “África perdida”, recuperar-se-á pelo trabalho da arqueologia histórica e etnoarqueologia. Por meio de uma seleção pontual e não exaustiva e com objetivos de fomentar a discussão do problema, faremos aqui um panorama preliminar sobre alguns dos desafios para resgate arqueológico de materialidade e memória de herança africana no Brasil. Por fim traçamos um paralelo entre a destruição de sítios ao embotamento da memória provocada pela interpretação apressada do cruzamento de iconografias africanas e afro-brasileiras ou de alguns resultados científicos. Abstract:  The disciplines of history and anthropology around the world have as allies, among others, archaeology when the objective is to recover, among other aspects, the different materialities of the colonized peoples. Based on interdisciplinary works, both material culture and territoriality itself, part of the Atlantic memory and the profound identity transformations are being rescued in the context of the arrival and permanence of millions of Africans and Afro-descendants in the Brazilian colonial period. What could once have been a break with a memory of a certain “lost Africa”, will be recovered through the work of historical archaeology and ethnoarchaeology. Through a punctual and non-exhaustive selection, and with the objective of promoting the discussion of the problem, we will present here a preliminary overview of some of the challenges for the archaeological rescue of materiality and memory of African heritage in Brazil. Finally, we draw a parallel between the destruction of archaeological sites, and the blunting of memory caused by the hurry interpretation of the intersection of African and Afro-Brazilian iconography or of some scientific results.

Referências

ABREU E SOUZA, R. de. Deixa meu cabelo em paz e outros contos sobre Arqueologia do racismo à brasileira. Revista de Arqueologia, [S. l.], v. 33, n. 2, p. 43–65, 2020. DOI: 10.24885/sab.v33i2.743. Disponível em: <https://revista.sabnet.org/index.php/sab/article/view/743> Acesso 23 mai. 2022.

AGOSTINI, C. (Org.) Objetos da Escravidão. Abordagens sobre a cultura material da escravidão e seu legado. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2012.

ALLEN, Scott Joseph. Identidades em Jogo: negros, índios e arqueologia da Serra da Barriga. In: ALMEIDA, L.S.; GALINDO, M.; Juliana L.E.(Eds.); Índios no Nordeste: temas e problemas. 2. Maceió: EDUFAL, 2000. p. 245-275).

BOAS, Franz. Os Métodos da Etnologia. In: CASTRO, C. (ORG.) Antropologia Cultural. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2007.

CARVALHO, Patrícia Marinho. A Travessia Atlântica de Árvores Sagradas: estudos de paisagem e arqueologia em área de remanescente de quilombo em Vila Bella/MT. São Paulo: Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP), 2012. [DISSERTAÇÃO DE MESTRADO].

FERREIRA, L.M.; FUNARI, P.P.; MEZA; Elis. La Arqueología de Quilombos en Brasil: problemas y perspectivas. Instituto de Investigaciones Antropológicas de Castilla Y León, Salamanca, 2016.

FRAZIER, Edward Franklin. The Negro Family in the United States. Chicago: The University of Chicago Press, 1939.

FUNARI, P.P. A Arqueologia de Palmares- Sua contribuição para o conhecimento da história da cultura afro-americana, (p. 10-25); In Reis, J.J. & Gomes, F.S. (org.); Liberdade por um fio: História dos Quilombos no Brasil. Cia da Letras ed., São Paulo, 1996.

____. Desafios e possibilidades de uma abordagem arqueológica da Diáspora Africana no Litoral Norte Paulista. Revista Kawo, v.1, p.2-46, 2020. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/hawo/article/view/63547. Acesso em: 15 mar. 2022.

____. Heterogeneidade e Conflito na Interpretação do Quilombo dos Palmares. Revista de História Regional, v. 6, n. 1, 24 set. 2007.

____. Heterogeneidade e conflito na interpretação do Quilombo de Palmares; Revista de História Regional, 6(1), 11-38, 2001.

KARTIGANER, D.M; ABADIE, A.J. (Eds). Faulkner and the Natural World. Jackson: University Press of Mississipi, 1999.

____. Introdução. In: Como se tornar arqueólogo no Brasil, Revista USP, 44, 7485, 2000; Tornar-se arqueólogo no Brasil, Trabalhos de Antropologia e Etnologia, Porto, Portugal, 40, 34, 2000, pp.117-131.

GUIMARÃES, C.M. & LANNA, A.L. Arqueologia de quilombos em Minas Gerais. Pesquisas: Série Antropológica, Vol.: 31: 147-64, 1980.

GUIMARÃES, C.M. et al. O quilombo do Ambrósio: lenda, documentos e arqueologia. Estudos Ibero Americanos – PUCRS, Porto Alegre, v. 1 e 2 p. 151-174, 1990.

GURAN, M.; PESSOA, J.; LIMA, M. NAJAR, R. Proposta de Inscrição do Sítio Arqueológico Cais do Valongo na Lista do Patrimônio Mundial. Rio de Janeiro: IPHAN – Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2016.

HERSKOVITS, Melville J. The myth of the negro past. Boston: Beacon Press, 1990.

JACOBUS, A.L. Louças e cerâmicas no sul do Brasil no Século XVIII: o registro de Viamão como estudo de caso. Revista do CEPA-UNISC, Santa Cruz do Sul, v. 20, n. 23, p. 7-58, 1996.

KUHN, Thomas. As Estruturas das Revoluções Cientificas. Trad. Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. 5ª. ed. São Paulo: Perspectiva, 1998.

LaROCHE, Cheryl J. Beads from the African Burial Ground, New York City: A Preliminary Assessment. BEADS: Journal of the Society of Bead Researchers. Volume 6, 1994.

LAW, Robin. Ouidah: The Social History of a West African Slaving Port, 1727–1892. Ohio University Press, 2005.

LIMA, T.A.L.; BRUNO, C.; FONSECA, M. Sintomas do modo de vida burguês no Vale do Paraíba, séc. XIX: a Fazenda São Fernando, Vassouras, RJ. Anais do Museu Paulista, História e Cultura, Nova Serie 1. São Paulo, v. 1, p. 170-206, 1993.

LIMA, Tânia Andrade. Arqueologia Histórica: algumas considerações teóricas. Comunicação Apresentada ao I Seminário de Arqueologia Histórica. SPHAN/FNPM. Rio de Janeiro. Outubro de 1985. Clio Arqueológica, n. 5, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, 1989.

____. Sintomas do modo de vida burguês no Vale do Paraíba, Séc. XIX: Fazenda São Fernando, Vassouras, RJ. Exploração arqueológica e museológica. Anais do Museu Paulista Nova Série NQ 1 1993.

LIMA, Valéria. Uma Viagem com Debret. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

LAW, Robin. Ouidah: The Social History of a West African Slaving Port, 1727–1892. Ohio University Press, 2005.

MINTZ, Sidney W.; Richard Price. An anthropological approach to the Afro-American past; a Caribbean perspective. Occasional Papers in Social Change Series #2, Institute for the Study of Human Issues, Philadelphia, PA, 1976.

ORSER, C.; FUNARI, P.P.A. A pesquisa arqueológica inicial em Palmares. Estudos Ibero-Americanos, v. 18, p. 53-69, 1992.

PROUS, A. Arqueologia Brasileira. Brasília: Universidade de Brasília (UNB), 1992.

RANCIÈRE, J. O Destino das Imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

SALUM, Marta Heloísa Leuba, (Lisy). Des-En-terrando achados: vistas sobre a África das diásporas. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, n. 22: 195-218, 2012.

SCHÁVELZON, Daniel. Buenos Aires Negra: arqueologia histórica de una ciudad silenciada. Emecé. Editores, 2003.

SILVA, Renato Araújo da. Isto Não é Magia; é Tecnologia: subsídios para o estudo da cultura material e das transferências tecnológicas africanas ‘num’ novo mundo. São Paulo: Ferreavox, 2013.

SOUZA, Gustavo Neves. O Material Lítico Polido do Interior de Minas Gerais e São Paulo: entre a matéria e a cultura. São Paulo: Universidade de São Paulo/MAE-USP, 2008.

SOUZA, M.A.; SYMANSKI, L.C. 2009. Slaves communities and pottery variability in Western Brazil. International Journal of Historical Archaeology, 13(4):513-548.

SOUZA, Marcos André Torres de. Entre práticas e discursos: a construção social do espaço no contexto de Goiás do século XVIII. In: ZARANKIN, Andrés.; SENATORE, Maria Ximena. (Eds.). Arqueologia da sociedade moderna na América do Sul cultura material, discursos e práticas Buenos Aires: Ediciones del Tridente, 2002.

SOUZA, Marina de Mello. Catolicismo Negro no Brasil: santos e minkisi, uma reflexão sobre miscigenação cultural. Afro-Ásia, 28 (2002), 125-146.

____. O Cristianismo Congo e As Relações Atlânticas. Rev. Hist. (São Paulo), n. 175, p. 451-463, jul.dez., 2016.

SYMANSKI, L.C. P.; GOMES, D.M.C. Mundos mesclados, espaços segregados: cultura material, mestiçagem e segmentação no sítio Aldeia em Santarém (PA). Anais do Museu Paulista. São Paulo. N. Sér. v.20. n.2. p. 53-90. jul.- dez. 2012.

SYMANSKI, L.C. & GOMES, Flávio. Da Cultura Material da Escravidão e do Pós-Emancipação: perspectivas comparadas em arqueologia e história. Revista de História Comparada, Rio de Janeiro, 7, 1: 293-338, 2013.

SYMANSKI, L.C.P. Africanos no Mato Grosso: Cultura material, identidades e cosmologias. In: AGOSTINI, C. (Org.) Objetos da Escravidão: abordagens sobre a cultura material da escravidão e seu legado. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2012.

____. Cerâmicas, Identidades Escravas e Crioulização nos Engenhos de Chapada dos Guimarães (MT). História Unisinos. Vol. 14 Nº 3 - setembro/dezembro de 2010.

____. O Domínio da Tática: práticas religiosas de origem africana nos engenhos de Chapada dos Guimarães (MT). Vestígios - Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica 1(2):09-36, 2007.

THOMPSON, R.F. Flash of Spirit. Arte e filosofia africana e afro-americana. São Paulo: Museu Afro Brasil, 2011.

____. A estrutura da recordação: a tradição visual Kongo no Novo Mundo. 19&20, Rio de Janeiro, v. XV, n. 2, jul.-dez. 2020. Disponível em: < http://www.dezenovevinte.net/ha/rft_kongo.htm> Acesso em 15 mar. 2022.

TORRES, Paulo Rosa. Remanescentes de Quilombos: escravatura, disputas territoriais e racismo. Belo Horizonte: Ed. Dialética, 2021.

Ministério da cidadania secretaria especial do desenvolvimento social: <https://www.mds.gov.br/webarquivos/arquivo/cadastro_unico/levantamento-de-comunidades-quilombolas.pdf>(Levantamento de Comunidades Quilombolas) Acesso 15 mar. 2022.

Agência Brasil: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2018-05/menos-de-7-das-areas-quilombolas-no-brasil-foram-tituladas >(Menos de 7% das Áreas Quilombolas no Brasil foram Tituladas) Acesso 15 mar. 2022.

Publicado
2022-06-30
Como Citar
da Silva, R. A. (2022). Era uma vez a lembrança de uma árvore chamada "do esquecimento&quot;. Cadernos Do LEPAARQ (UFPEL), 19(37), 211-229. https://doi.org/10.15210/lepaarq.v19i37.22632
Seção
Conexões Atlânticas: Arqueologias do Colonialismo