FABIANA RAQUEL LEITE. A LÍNGUA GERAL PAULISTA. “VOCABULÁRIO ELEMENTAR DA LÍNGUA GERAL BRASÍLICA”. SAARBRÜCKEN: NOVAS EDIÇÕES ACADÊMICAS, 2015. 222P. ISBN 978-613-0-16849-0
Resumo
O conhecimento linguístico e histórico da Língua Geral Paulista está em construção. O tema despertou interesse na década de 1950 e a definição mais citada é a de Aryon D. Rodrigues, de 1996, considerando que o termo “língua geral” foi usado no Brasil pelos portugueses desde o século XVII para designar as “línguas faladas por toda a população”, como resultado das relações entre indígenas falantes das línguas da família Tupi-Guarani e europeus. Ele considerou que às línguas gerais “foi-se agregando um contingente de origem africana e contingentes de vários outros povos”.Downloads
Referências
BESSA FREIRE, J. R.; BORGES, L. C. 2003. Apresentação. In: BESSA FREIRE, J. R.; ROSA, M. C. (Orgs.). Línguas Gerais: Política Linguística e Catequese na América do Sul no Período Colonial. Rio de Janeiro: Eduerj, pp. 7-10.
CASTILHO, C. M. M. 2011. Inventários e Testamentos como documentos linguísticos. Filologia e Linguística Portuguesa, 13(1):269-286.
MACHADO, A. 1936. O arquivo de Machado de Oliveira. Revista do Arquivo Municipal, 14:115-118. São Paulo, jun. 1936.
MONTE, V. M.; PAIXÃO DE SOUSA, M. C. 2017. Por uma filologia virtual: o caso das atas da Câmara de São Paulo (1562-1596). Revista da ABRALIN, 16(1):1;26.
OLIVEIRA, J. J. M. 1936. Vocabulário elementar da língua geral brasílica. Revista do Arquivo Municipal, 25:129–174.
RODRIGUES, A. D. 1996. As Línguas Gerais Sul-Americanas. Papia – Revista de Crioulos de Base Ibérica, 42 (2): 6–18.
Copyright (c) 2022 Francisco Silva Noelli, Marianne Sallum
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Cadernos do LEPAARQ publicam artigos em português, espanhol, italiano, francês e inglês, sem cobrança de nenhum tipo de taxa em nenhum momento, respeitando a naturalidade e o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores, para sua conferência antes da publicação. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. O periódico Cadernos do LEPAARQ oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os textos publicados poderão ser depositados imediatamente pelos autores em suas páginas pessoais, redes sociais e repositórios de textos.Nesse sentido, o periódico não tem fins lucrativos, de modo que os direitos autorais dos artigos publicados pertencerão aos respectivos autores e estes não receberão nenhuma forma de remuneração. Dessa forma, ao enviar o artigo, o autor do mesmo estará automaticamente aceitando esta condição. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados deve ser apenas informada pelos seus respectivos autores ao conselho editorial do periódico. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.