Registro fotográfico das práticas cerâmicas na comunidade das Paneleiras de Goiabeiras em Vitória – ES
Resumo
O presente ensaio visual é resultado da minha pesquisa de dissertação de mestrado intitulada “A persistência de práticas cerâmicas do período pré-colonial ao presente: a Cadeia Operatória das panelas de barro de Goiabeiras em Vitória – ES” (SILVA, 2023). Os registros otográficos apresenta - dos foram feitos nos locais utilizados pelas Paneleiras para confecção dos vasilhames cerâmicos de Goiabeiras. Há uma longa trajetória de práticas cerâmicas na região que remete às interações indígenas, africanas e europeias por cinco séculos. São relações que deixaram suas marcas nos processos de apropriação e transformação que definiram a Cerâmica de Goiabeiras.Downloads
Referências
NOELLI, Francisco S.; SALLUM, Marianne. Por uma história da linguagem da Cerâmica Paulista: as práticas compartilhadas pelas mulheres. Revista Brasileira de Linguística Antropológica, v. 13, n. 1, p. 367–396, 2021.
NOELLI, Francisco. S.; SALLUM, Marianne. Archaeologies of Colonialism and the Indigenous Presence in Brazil: the remarkable Tupí Guaraní trajectory. Archaeological Review from Cambridge, v. 38, n. 1, p. 113-133, 2023.
PEIXOTO, Silvia A.; NOELLI, Francisco. S.; SALLUM, Marianne. De São Vicente a Jacarepaguá: uma genealogia de mulheres tupiniquim e a itinerância da Cerâmica Paulista. Cadernos do Lepaarq, v. 19, n. 37, p. 326-355, 2022.
SALLUM, Marianne. Colonialismo e ocupação tupiniquim no litoral sul de São Paulo: uma história de persistência e prática cerâmica. (Tese de Doutorado em Arqueologia), São Paulo: Universidade de São Paulo, 2018.
SALLUM, Marianne. Por uma “aliança afetiva” entre a Arqueologia e os Saberes Tradicionais: Contribuições para o entendimento da sociedade moderna no Brasil. Cadernos do Lepaarq, v. 19, n. 37, p. 265-292, 2022.
SALLUM, Marianne. Rethinking Latin American Archaeology: “Affective Alliances” and Traditional Community-Engagement. Papers from the Institute of Archaeology, v. 34, n. 1, p. 1-42, 2023.
SALLUM, Marianne; NOELLI, Francisco S. “Política da consideração” e o significado das coisas: a persistência de comunidades de práticas agroflorestais em São Paulo. Cadernos do Lepaarq, v. 19, n. 37, p. 356-389, 2022.
SCHEUER, Herta L. Estudo da cerâmica popular do Estado de São Paulo. São Paulo: Conselho Estadual de Cultura, 1976.
Copyright (c) 2024 Rúbia de Almeida Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Cadernos do LEPAARQ publicam artigos em português, espanhol, italiano, francês e inglês, sem cobrança de nenhum tipo de taxa em nenhum momento, respeitando a naturalidade e o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores, para sua conferência antes da publicação. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. O periódico Cadernos do LEPAARQ oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os textos publicados poderão ser depositados imediatamente pelos autores em suas páginas pessoais, redes sociais e repositórios de textos.Nesse sentido, o periódico não tem fins lucrativos, de modo que os direitos autorais dos artigos publicados pertencerão aos respectivos autores e estes não receberão nenhuma forma de remuneração. Dessa forma, ao enviar o artigo, o autor do mesmo estará automaticamente aceitando esta condição. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados deve ser apenas informada pelos seus respectivos autores ao conselho editorial do periódico. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.