PAISAGENS SAGRADAS E LUGARES DE MEMÓRIA: INTERAÇÕES MÁGICO-RELIGIOSAS COM OS LOAS NO VODOU HAITIANO A PARTIR DAS REFLEXÕES CONSTRUÍDAS NA REGIÃO DE ANSE-À-PITRES, ÀS MARGENS DO MAR DO CARIBE.
Resumo
A presente pesquisa é fruto das reflexões construídas durante parte das atividades de campo do “Projeto Vodou: estudos de Antropologia Cognitiva, Etnobotânica e Medicina Tradicional na Isla Hispaniola, mar do Caribe”. Durante atividades de documentação de espaços sagrados na região de Anse-à-Pitres e Thiotte se pôde vivenciar e documentar alguns marcos na paisagem e no ambiente, assim como espaços naturais que foram intencionalmente modificados ou reaproveitados no que se refere ao simbolismo vodou. Tais espaços servem de peregrinação para membros da religião vodou e é onde eles entram em comunhão com os loas. O trabalho é em si a síntese de uma leitura etnográfica maior da relação entre comunidade, nichos ecológicos como espaços mágico-religiosos e os desafios de fazer ciência, refletir e construir conhecimento em um país arrasado e impactado por uma série de fatores naturais, históricos e sociais. Palavras-chave: Paisagens e Memórias. Vodou Haitiano. Leitura etnográfica. Anse-à-Pitres, sudeste do Haiti, Isla Hispaniola.Downloads
Referências
LIMA FILHO et. al., 2023. Nota preliminar sobre estudos iniciais de Etnobotânica e Antropologia Cultural no Sudeste do Haiti e na porção Sul da República Dominicana: documentação da prática Vodou e sua contribuição para Medicina Tradicional na Isla Hispaniola, mar do Caribe. Campina Grande. Revista Tarairiú. Periódico Científico do LABAP/UEPB.
LIMA FILHO et. al., 2024. Nota sobre a utilização de preparados, porções e outros elementos farmacológicos: reflexões a partir da medicina tradicional caribenha e sua relação com rituais vodous na região de Anse-à-Pitres e Thiotte, sudeste do Haiti. Alagoas. Revista de Ciências Humanas Caeté, UFAL. (no prelo, 2024).
LOUIS, A J. 1999. Le Vodou en Haiti. Bibliothèque Nationale du Canada.
LAURENT, E. S. 2020. Droits de L’homme et Zombification en Haiti. Université D’état D’HAïti (UEH), Port-au-Prince.
PROSPERE, R. & GENTINI, A. M. 2013. Voodoo in the Haitian symbolic universe. Universitas Relações Internacionais, Brasília, v. 11, n. 1, p. 73-81.
MAZAMA, Ana. 2024. Lwa in the Vodou. Vodou | Definition, History, West African Vodun, & Facts. Encyclopaedia Britanica Inc. Disponível em: https://www.britannica.com/topic/lwa-Vodou
MCALISTER, E. A., 2024. Vodou | Definition, History, West African Vodun, & Facts. Encyclopaedia Britanica Inc. Disponível em: https://www.britannica.com/topic/Vodou
NORA, Pierre. 1994. Les lieux de Mémoire. Paris: Gallimard. Vol 1 La République. p. XXIV.
SHIFERAW, Abinet; HEBO, Mamo & SENISHAW, Getachew. 2023. The spiritual ecology of sacred landscapes: Evidence from sacred forests of the Sebat Bête Gurage, Central - South Ethiopia. Cogent Social Sciences, Vol. 9.
WEIGHTMAN, Barbara. 1996. Sacred Landscapes and the Phenomenon of Light. In. Geographical Review. Vol. 86, n* 1. Published By: Taylor & Francis, Ltd.
Copyright (c) 2024 SEBASTIAO LACERDA DE LIMA FILHO, Emmanuel Stéphane Laurent, Manoel Odorico de Moraes Filho, Danielle S. Macedo, Marcos Tadeu Ellery Frota, Allysson Allan de Farias
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Cadernos do LEPAARQ publicam artigos em português, espanhol, italiano, francês e inglês, sem cobrança de nenhum tipo de taxa em nenhum momento, respeitando a naturalidade e o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores, para sua conferência antes da publicação. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. O periódico Cadernos do LEPAARQ oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os textos publicados poderão ser depositados imediatamente pelos autores em suas páginas pessoais, redes sociais e repositórios de textos.Nesse sentido, o periódico não tem fins lucrativos, de modo que os direitos autorais dos artigos publicados pertencerão aos respectivos autores e estes não receberão nenhuma forma de remuneração. Dessa forma, ao enviar o artigo, o autor do mesmo estará automaticamente aceitando esta condição. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados deve ser apenas informada pelos seus respectivos autores ao conselho editorial do periódico. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.