Notas sobre práticas agrícolas nas comunidades quilombolas dos Teixeiras e Beco dos Colodianos, Mostardas, RS
Resumo
Esta narrativa imagética resulta de trabalho de campo com visitas realizadas em dois momentos entre junho e julho, em 2018, junto às comunidades quilombolas dos Teixeiras e Beco dos Colodianos, ambas localizadas em Mostardas, município do litoral sul do Rio Grande do Sul. Tais atividades tiveram os objetivos de conhecer e descrever alguns aspectos das práticas desenvolvidas e mantidas por agricultores familiares. A tecitura da narrativa é conduzida a partir do relato de um dos autores, que percorreu estes diferentes espaços produtivos. O texto, complementado por dados adicionais coletados posteriormente, juntamente com as imagens fotográficas, descreve como paisagens, produção e vidas estão intrinsecamente emaranhados, nos sentidos trazidos por Tim Ingold.Downloads
Referências
ALTIERI, Miguel Ángel e NICHOLLS, Clara Inés. Agroecología: única esperanza para la soberanía alimentaria y la resiliencia socioecologica. Una contribuición a las discusiones de Rio+20 sobre temas en la interface del hambre, la agricultura y la justicia ambiental y social. SOCLA. 2012.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
CAPORAL, Francisco Roberto e COSTABEBER, João Antônio. Agroecologia: alguns conceitos e princípios. Brasília: MDA/SAF/DATER – IICA, 2004.
FREITAS, O.F. Conservação on farm: uma efetiva estratégia de conservação? In: ALBUQUERQUE, U.P. & ALMEIDA, C.F.C.B. Tópicos em Conservação e Etnobotânica de Plantas Alimentícias. Recife: NUPEEA, 2006.
FREITAS, Tiago Larrosa. As buscas pelo Bem Viver Quilombola: Resistências, re-significações e traduções culturais identitárias no Quilombo dos Teixeiras, Mostardas/RS. Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS, 2016.
INGOLD, Tim. Estar vivo: ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição. São Paulo: Vozes, 2015.
LEITE, Ilka Boaventura. O legado do testamento: a comunidade de Casca em perícia. UFRS Editora, 2004.
PREFEITURA MUNICIPAL DE MOSTARDAS. Relatório anual – Secretaria de Coordenação e Planejamento, 2017. Acesso ao documento eletrônico https://www.mostardas.rs.gov.br/uploads/noticia/5210/JlyQGPkMgSbb43pJghG_26XJAR7FDtqD.pdf
RAMOS, João Daniel Dorneles. Identidade quilombola: mobilização política e manifestações culturais em Beco do Colodianos, Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS, 2011. (Dissertação de Mestrado.
RUBERT, Rosane Aparecida. Comunidades Negras Rurais do RS: um levantamento sócio-antropológico preliminar. Porto Alegre: RS-Rural; Brasília: IICA, 2005.
SAMBATTI, Julianno Bergoch Monteiro. Erosão genética e conservação de germoplasma de mandioca na agricultura autóctone em Ubatuba-SP. Escola Superior de Agricultura Luís de Queiroz: Piracicaba, 1998 (Dissertação de Mestrado).
Copyright (c) 2025 William Santos de Assis, Flávio Bezerra BARROS, Rumi Regina Kubo

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Cadernos do LEPAARQ publicam artigos em português, espanhol, italiano, francês e inglês, sem cobrança de nenhum tipo de taxa em nenhum momento, respeitando a naturalidade e o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores, para sua conferência antes da publicação. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. O periódico Cadernos do LEPAARQ oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os textos publicados poderão ser depositados imediatamente pelos autores em suas páginas pessoais, redes sociais e repositórios de textos.Nesse sentido, o periódico não tem fins lucrativos, de modo que os direitos autorais dos artigos publicados pertencerão aos respectivos autores e estes não receberão nenhuma forma de remuneração. Dessa forma, ao enviar o artigo, o autor do mesmo estará automaticamente aceitando esta condição. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados deve ser apenas informada pelos seus respectivos autores ao conselho editorial do periódico. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.