VISÕES DE BARRO, TAIPA E TELHA: UMA CASA E VÁRIAS VIDAS NA COMUNIDADE DE TANQUE VELHO, EM SÃO BRAZ DO PIAUÍ – PI

  • Maria Jéssica Rodrigues da Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Alencar de Miranda Amaral Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Leandro Elias Canaan Mageste Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Luís Antônio Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Isaías Joaquim de Souza Comunidade de Tanque Velho, São Braz do Piauí - PI
  • Emídio da Conceição Souza Comunidade de Tanque Velho, São Braz do Piauí - PI
Palavras-chave: casa sertaneja, comunidade rural, formação do registro arqueológico, arqueologia do presente, São Braz do Piauí

Resumo

O presente ensaio fotográfico foi produzido na primavera de 2024, entre os meses de setembro e outubro, no escopo dos trabalhos colaborativos conduzidos pelo Laboratório de Preservação Patrimonial da Universidade Federal do Vale do São Francisco (LAPA – UNIVASF) no município de São Braz do Piauí. De modo geral, buscamos apresentar diferentes visões relacionadas com uma antiga casa do sertão piauiense, mais especificamente situada na comunidade de Tanque Velho.  As imagens focalizam a Casa do Senhor Eusébio Joaquim de Souza, edificação construída no início do século XX, sendo participante dos processos históricos que configuraram a região na passagem do século XIX para o século XX, em termos de técnicas, materiais e modos de vidas. Em nossos olhares, testemunhamos que, no presente, a casa reconfigura-se sob o regime da mutitemporalidade, constituindo ao mesmo tempo, paisagem de encontro entre coisas, seres e memórias; bem como registro arqueológico em formação.

Biografia do Autor

Maria Jéssica Rodrigues da Silva , Universidade Federal do Vale do São Francisco
Graduanda em Arqueologia e Preservação Patrimonial da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Laboratório de Preservação Patrimonial da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq.
Alencar de Miranda Amaral , Universidade Federal do Vale do São Francisco
Professor Doutor do Colegiado de Arqueologia e Preservação Patrimonial e Programa de Pós-Graduacão em Arqueologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Docente Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco.  Coordenador do Laboratório de Preservação Patrimonial da Universidade Federal do Vale do São Francisco.
Leandro Elias Canaan Mageste, Universidade Federal do Vale do São Francisco
Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq. Professor Doutor do Colegiado de Arqueologia e Preservação Patrimonial e Programa de Pós-Graduacão em Arqueologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Coordenador do Laboratório de Preservação Patrimonial da Universidade Federal do Vale do São Francisco.
Luís Antônio Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco
Graduando em Arqueologia e Preservação Patrimonial da Universidade Federal do Vale do São Francisco. 
Isaías Joaquim de Souza, Comunidade de Tanque Velho, São Braz do Piauí - PI
Morador da comunidade de Tanque Velho, São Braz do Piauí - PI
Emídio da Conceição Souza, Comunidade de Tanque Velho, São Braz do Piauí - PI
Morador da comunidade de Tanque Velho, São Braz do Piauí - PI

Referências

ASSUNÇÃO, Maria Rita de Lima. Arquitetura na Paisagem Sertaneja: estudo sobre as casas-grandes das fazendas de gado na Ribeira do Seridó. Porto Alegre: Editora Fi, 2021.
HAMILAKIS, Yannis. Archaeological Ethnography: A Multitemporal Meeting Ground for Archaeology and Anthropology. Annu. Rev. Anthropol., vol. 40, p.399–41, 20114.
HARRISON, Rodney. Arqueologias de futuros e presentes emergentes. Vestígios - Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica, v. 12, n. 2, p. 83–104, 2022.
INGOLD, Tim. Trazendo as coisas de volta à vida: emaranhados criativos num mundo de materiais. Horizontes Antropológicos, ano 18, n.37, p. 25-44, 2012.
MACÊDO, Géssika Sousa. Retalhos afetivos de tecidos coletivos: vivências de arqueologias decoloniais em São Braz do Piauí. Dissertação (Mestrado em Arqueologia). Universidade Federal do Vale do São Francisco: São Raimundo Nonato, 2021
MACÊDO, Géssika Sousa; MAGESTE, Leandro Elias Canaan; AMARAL, Alencar de Miranda. Cabocos, coisas arqueológicas e amefricanidades em São Braz do Piauí. Cadernos do Lepaarq, v. XX, n.40, p.178-203, 2023.
MAGESTE, Leandro Elias Canaan; MACÊDO, Géssika Sousa; PAES, Evanilza Lopes de Castro.; SANTOS, Carlos Eduardo Ferreira dos. As arqueologias de São Braz do Piauí: apontamentos iniciais sobre as narrativas e usos dos bens arqueológicos no presente. Cadernos do Lepaarq, v. XVII, n.34, p. 164-182, 2020.
OLIVEIRA, Ana Stella Negreiros. O povoamento colonial do Sudeste do Piauí: indígenas e colonizadores, conflitos e resistência. Tese (Doutorado em História). Universidade Federal de Pernambuco: Recife, 2007.
SILVA, Amanda Paes Landim. “DO RIACHO PARA O LADO DE LÁ É QUEIMADINHA E PARA O LADO DE CÁ É GARÇA”: A formação de Queimadinha Véa, em São Raimundo Nonato-PI, na perspectiva da Arqueologia do Presente. Dissertação (Mestrado em Arqueologia). Universidade Federal do Vale do São Francisco: São Raimundo Nonato, 2023.
SILVA FILHO, Olavo Pereira da. Carnaúba, pedra e barro na Capitania de São José do Piauhy. Volume I – Estabelecimentos Rurais. Belo Horizonte: Ed. do Autor, 2007.
SOUZA, Rafael de Abreu. Globalização, consumo e diacronia: populações sertanejas sob a ótica arqueológica. Vestígios - Revista Latino-Americana De Arqueologia Histórica, v. 9, n.2, p. 36–62, 2015.
THOMAS, Julian. Archaeology and modernity. London: Routledge 2004.
Publicado
2024-12-16
Como Citar
Rodrigues da Silva, M. J., Miranda Amaral , A., Canaan Mageste, L. E., Silva, L. A., de Souza, I. J., & da Conceição Souza, E. (2024). VISÕES DE BARRO, TAIPA E TELHA: UMA CASA E VÁRIAS VIDAS NA COMUNIDADE DE TANQUE VELHO, EM SÃO BRAZ DO PIAUÍ – PI. Cadernos Do LEPAARQ (UFPEL), 21(42), 175-186. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/27990
Seção
Ensaios Visuais