VISÕES DE BARRO, TAIPA E TELHA: UMA CASA E VÁRIAS VIDAS NA COMUNIDADE DE TANQUE VELHO, EM SÃO BRAZ DO PIAUÍ – PI
Resumo
O presente ensaio fotográfico foi produzido na primavera de 2024, entre os meses de setembro e outubro, no escopo dos trabalhos colaborativos conduzidos pelo Laboratório de Preservação Patrimonial da Universidade Federal do Vale do São Francisco (LAPA – UNIVASF) no município de São Braz do Piauí. De modo geral, buscamos apresentar diferentes visões relacionadas com uma antiga casa do sertão piauiense, mais especificamente situada na comunidade de Tanque Velho. As imagens focalizam a Casa do Senhor Eusébio Joaquim de Souza, edificação construída no início do século XX, sendo participante dos processos históricos que configuraram a região na passagem do século XIX para o século XX, em termos de técnicas, materiais e modos de vidas. Em nossos olhares, testemunhamos que, no presente, a casa reconfigura-se sob o regime da mutitemporalidade, constituindo ao mesmo tempo, paisagem de encontro entre coisas, seres e memórias; bem como registro arqueológico em formação.Referências
HAMILAKIS, Yannis. Archaeological Ethnography: A Multitemporal Meeting Ground for Archaeology and Anthropology. Annu. Rev. Anthropol., vol. 40, p.399–41, 20114.
HARRISON, Rodney. Arqueologias de futuros e presentes emergentes. Vestígios - Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica, v. 12, n. 2, p. 83–104, 2022.
INGOLD, Tim. Trazendo as coisas de volta à vida: emaranhados criativos num mundo de materiais. Horizontes Antropológicos, ano 18, n.37, p. 25-44, 2012.
MACÊDO, Géssika Sousa. Retalhos afetivos de tecidos coletivos: vivências de arqueologias decoloniais em São Braz do Piauí. Dissertação (Mestrado em Arqueologia). Universidade Federal do Vale do São Francisco: São Raimundo Nonato, 2021
MACÊDO, Géssika Sousa; MAGESTE, Leandro Elias Canaan; AMARAL, Alencar de Miranda. Cabocos, coisas arqueológicas e amefricanidades em São Braz do Piauí. Cadernos do Lepaarq, v. XX, n.40, p.178-203, 2023.
MAGESTE, Leandro Elias Canaan; MACÊDO, Géssika Sousa; PAES, Evanilza Lopes de Castro.; SANTOS, Carlos Eduardo Ferreira dos. As arqueologias de São Braz do Piauí: apontamentos iniciais sobre as narrativas e usos dos bens arqueológicos no presente. Cadernos do Lepaarq, v. XVII, n.34, p. 164-182, 2020.
OLIVEIRA, Ana Stella Negreiros. O povoamento colonial do Sudeste do Piauí: indígenas e colonizadores, conflitos e resistência. Tese (Doutorado em História). Universidade Federal de Pernambuco: Recife, 2007.
SILVA, Amanda Paes Landim. “DO RIACHO PARA O LADO DE LÁ É QUEIMADINHA E PARA O LADO DE CÁ É GARÇA”: A formação de Queimadinha Véa, em São Raimundo Nonato-PI, na perspectiva da Arqueologia do Presente. Dissertação (Mestrado em Arqueologia). Universidade Federal do Vale do São Francisco: São Raimundo Nonato, 2023.
SILVA FILHO, Olavo Pereira da. Carnaúba, pedra e barro na Capitania de São José do Piauhy. Volume I – Estabelecimentos Rurais. Belo Horizonte: Ed. do Autor, 2007.
SOUZA, Rafael de Abreu. Globalização, consumo e diacronia: populações sertanejas sob a ótica arqueológica. Vestígios - Revista Latino-Americana De Arqueologia Histórica, v. 9, n.2, p. 36–62, 2015.
THOMAS, Julian. Archaeology and modernity. London: Routledge 2004.
Copyright (c) 2024 Maria Jéssica Rodrigues da Silva, Alencar Miranda Amaral , Leandro Elias Canaan Mageste, Luís Antônio Silva, Isaías Joaquim de Souza, Emídio da Conceição Souza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Cadernos do LEPAARQ publicam artigos em português, espanhol, italiano, francês e inglês, sem cobrança de nenhum tipo de taxa em nenhum momento, respeitando a naturalidade e o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores, para sua conferência antes da publicação. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. O periódico Cadernos do LEPAARQ oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os textos publicados poderão ser depositados imediatamente pelos autores em suas páginas pessoais, redes sociais e repositórios de textos.Nesse sentido, o periódico não tem fins lucrativos, de modo que os direitos autorais dos artigos publicados pertencerão aos respectivos autores e estes não receberão nenhuma forma de remuneração. Dessa forma, ao enviar o artigo, o autor do mesmo estará automaticamente aceitando esta condição. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados deve ser apenas informada pelos seus respectivos autores ao conselho editorial do periódico. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.