JUS SPERNIANDI: PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE UMA GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA EM MATO GROSSO DO SUL, BRASIL

Palavras-chave: Antropologia Brasileira, Arqueologia Brasileira, UFGD

Resumo

Resumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de criação, na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), em Mato Grosso do Sul, Brasil, de um curso de graduação em Antropologia. O curso é proposto por meio da articulação entre a Antropologia Sociocultural e a Arqueologia, com uma única entrada por meio de processo seletivo, dois anos de formação em comum e dois anos de formação específica em um dos dois campos do conhecimento. A proposta também é baseada nas experiências acumuladas em outras universidades brasileiras, notadamente na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e na UFPel (Universidade Federal de Pelotas), e vai ao encontro de demandas consolidadas e crescentes no país e no MERCOSUL para profissionais dessas áreas.Abstract: This paper aims to present a proposal for an undergraduate degree in Sociocultural Anthropology and Archaeology at the UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), State of Mato Grosso do Sul, Brazil. The planned undergraduate course will be offered based on the articulation among the fields of Sociocultural Anthropology and Archaeology. Students will have a single entry by year, made throughout one selection process, and the course will be dividing on stages: two years of common training and two years of specific disciplines, selected from one of the two main fields of knowledge. The proposal was also based on experiences acquired in other Brazilian universities. The course subject of this paper comes to supply a growing demand in the country and MERCOSUR for professionals in the areas of Sociocultural Anthropology and Archaeology.

Biografia do Autor

Jorge Eremites de Oliveira, (UFPEL) Universidade Federal de Pelotas
O pesquisador é licenciado em História pela UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1991); mestre e doutor em História/Arqueologia pela PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995, 2002); e realizou estágio de pós-doutoramento em Antropologia Social no Museu Nacional, UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). De maio de 1996 a janeiro de 2013 foi professor da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados, instituição criada e implantada a partir do antigo Campus de Dourados da UFMS. Desde janeiro de 2013 é professor associado da UFPel - Universidade Federal de Pelotas, onde faz parte do corpo docente do curso de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, e desde 2010 é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Foi editor e vice-presidente da SAB - Sociedade de Arqueologia Brasileira, respectivamente nas gestões 1999-2001 e 2005-2007. Possui experiência nos campos de Arqueologia, Antropologia Sociocultural e História, com ênfase em Arqueologia Indígena, Etnoarqueologia, Etnologia Indígena e Etno-história, tendo ainda experiências na produção de laudos administrativos e judiciais sobre terras tradicionalmente ocupadas por comunidades indígenas. Realizou estudos junto a comunidades Guarani (Ñandeva), Guató, Kaiowá, Katitaurlu (Nambikwara) e Terena, bem como em uma comunidade multiétnica constituída por famílias Fulni-Ô, Kariri Xocó e Tuxá em Brasília. Sua atuação profissional tem sido mais voltada ao estado de Mato Grosso do Sul e à região do Pantanal.

Referências

ÂNGELO, C. Com pouco controle, a arqueologia vive uma explosão no Brasil. 2011. Disponível em http://nace.com.br/clipping.aspid_pub=5812&sec=. Acesso em 26/09/2011.

ARQUEÓLOGOS estão em falta no mercado depois do PAC. Folha de S. Paulo, 14/08/2011. Disponível em http://www.intercidadania.com.br/noticia.kmfnoticia=12258226&canal=52&total=34388&indice=0. Acessoem 26/09/2011.

BALÉE, W. The four-field model of Anthropology in the United States. Amazônica, Revista de Antropologia, Belém, n. 1, v. 1, p. 28-53, 2009.

BARBOSA, M.F. O curso de Arqueologia e Preservação Patrimonial da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus de São Raimundo Nonato, PI. Arqueologia em Debate: Jornal da Sociedade de Arqueologia Brasileira, São Paulo, n. 3, p. 19-20, 2011.

BEZERRA, M. Bicho de Nove Cabeças: os cursos de graduação e a formação de arqueólogos no Brasil. Revista de Arqueologia, São Paulo, n. 21, v. 2, p. 139-154, 2008.

BOAS, F. Antropologia cultural. Tradução de Celso Castro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2004.

BOURDIEU, P. O poder simbólico. Tradução deFernando Tomaz. 14ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

BRASIL – Tribunal de Constas da União. Cartilha de licenciamento ambiental. Com colaboração do IBAMA. 2ª ed. Brasília: TCU/4ª Secretaria de Controle Externo, 2007.

CABRAL, J.P. Uma história de sucesso: a antropologia brasileira vista de longe. In: TRAJANO FILHO, Wilson;

RIBEIRO, Gustavo L. (Org.). O campo da antropologia no Brasil. Rio de Janeiro: Contracapa/ABA, 2004, p. 249-265.

CARDOSO DE OLIVEIRA, R. A noção de “colonialismo interno” na etnologia. In: CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. A sociologia do Brasil Indígena. Brasília: Editora UNB, 1978 [1966], p.75-82.

CARLE, C. B. Curso de Arqueologia da Universidade Federal Pelotas UFPel. Arqueologia em Debate: Jornal da Sociedade de Arqueologia Brasileira, São Paulo, n. 3, p. 20-22, 2011.

CARVALHO, A. V. et al. Arqueologia, Direito e Democracia. Erechim RS: Habilis, 2009.

CARTA-MANIFESTO em Apoio ao Desenvolvimento da Arqueologia em Instituições de Ensino Superior Sediadas na Região Centro-Oeste do Brasil. Goiânia, 2010.

A CONVENÇÃO 169 da OIT no Brasil. Disponível em: http://goo.gl/IFSkrM. Acesso em 26/09/2011.

DA MATTA, R. Relativizando: uma introdução à Antropologia Social. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 1983.

DEMO, P. Cidadania tutelada e cidadania assistida. Campinas: Autores Associados, 1995.

EREMITES DE OLIVEIRA, J. A Hidrovia Paraguai-Paraná e o patrimônio arqueológico brasileiro: denúncia de um caso de “sofisma”. Fronteiras, Campo Grande, v. 1, n. 2, p. 47-64, 1997

EREMITES DE OLIVEIRA, J. Por uma arqueologia socialmente engajada: arqueologia pública, universidade pública e cidadania. In: FUNARI, Pedro Paulo A. et al. (Org.). Identidades, discurso e poder: ensaios em arqueologia contemporânea. São Paulo: Annablume/FAPESP, 2005, p. 117-132.

EREMITES DE OLIVEIRA, J. Cultura material e identidade étnica na arqueologia brasileira: um estudo por ocasião da discussão sobre a tradicionalidade da ocupação Kaiowa da Terra Indígena Sucuri’y. Cultura e Sociedade, Goiânia, n. 10, v. 1, p. 95-113, 2007.

EREMITES DE OLIVEIRA, J. Sobre a necessidade do trabalho antropológico para o licenciamento ambiental: avaliação dos impactos socioambientais gerados a partir da pavimentação asfáltica da Rodovia MS-384 sobre a comunidade Kaiowa de Ñande Ru Marangatu. História em Reflexão, Dourados, v. 4, n. 7, p. 1-24, 2010.

EREMITES DE OLIVEIRA, J. A melhor universidade de Mato Grosso do Sul. Douranews, Dourados. 08/05/2011.Disponível em http://www.douranews.com.br/opiniao/item/16555-%E2%80%9Camelhoruniversidade-de-mato-grosso-dosul%E2%80%9D. Acesso em 25/09/2011.

EREMITES DE OLIVEIRA, J. Democracia e liberdade de expressão no Brasil. Campo Grande News, Campo Grande, 17/11/2012a. Disponível em http://www.campograndenews.com.br/artigos/democracia-eliberdade-de-expressao-no-brasil. Acesso em 19/09/2013.

EREMITES DE OLIVEIRA, J. Um “establishment” universitário na UFGD. Campo Grande News, Campo Grande, 18/10/2012b. Disponível em http://www.campograndenews.com.br/artigos/umestablishmentuniversitario-na-ufgd. Acesso em 19/09/2013.

EREMITES DE OLIVEIRA, J. Pra não dizer que não falei (mais) do “establishment”. Campo Grande News, Campo Grande. 30/10/2012c. Disponível em ttp://www.campograndenews.com.br/artigos/pra-naodizer-que-nao-falei-(mais)-do-establishment. Acesso em 19/09/2013.

EREMITES DE OLIVEIRA, J. O uso da arqueologia para a produção de laudos antropológicos sobre terras indígenas em Mato Grosso do Sul, Brasil. Tellus, Campo Grande, n. 12, v. 22, p. 27-48, 2012d.

EREMITES DE OLIVEIRA, J; PEREIRA, Levi M. “Duas no pé e uma na bunda”: da participação terena na guerra entre o Paraguai e a Tríplice Aliança à luta pela ampliação de limites da Terra Indígena Buriti. História em Reflexão, Dourados, v. 1, n. 2, p. 1-20, 2007.

EREMITES DE OLIVEIRA, J; PEREIRA, Levi M. Ñande Ru Marangatu: laudo pericial sobre uma terra kaiowa na fronteira do Brasil com o Paraguai, em Mato Grosso do Sul. Dourados: Editora UFGD, 2009.

EREMITES DE OLIVEIRA, J; PEREIRA, Levi M. Reconhecimento de territórios indígenas e quilombolas em Mato Grosso do Sul: desafios para a antropologia social e a arqueologia em ambientes colonialistas. In: AGUIAR, R. L. S. et al. (Org.). Arqueologia, Etnologia e Etno-história em Iberoamérica: fronteiras, cosmologia e antropologia em aplicação. Dourados: Editora UFGD, 2010, p. 185 208.

EREMITES DE OLIVEIRA, J; PEREIRA, L. M. Terra Indígena Buriti: perícia antropológica, arqueológica e histórica sobre uma terra terena na Serra de Maracaju, Mato Grosso do Sul. Dourados: Editora UFGD, 2012.

ERIKSEN, T. H.; NIELSEN, F. S. História da Antropologia. Tradução de Euclides Luiz Calloni. Petrópolis: Vozes, 2007.

FARIA, A. R. Antropólogos, a arma secreta das empresas. Público Suplemento da Revista Economia, Lisboa, 17/04/2009, 6p.

FERNANDES, F. Ensaios de Sociologia Geral e Aplicada. São Paulo: Pioneira, 1976.

FERREIRA, L. M.; CERQUEIRA, Fábio V. A Graduação em Arqueologia na UFPel: um currículo na interface entre Arqueologia e Antropologia. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, n. 19, p. 79- 86, 2009.

FIORELLI SILVA, I.L.. O ensino de Ciências Sociais/Sociologia no Brasil: histórico e perspectivas. In: MORAES, Amaury César (Coord.). Sociologia: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, p. 15-44, 2010. (Coleção Explorando o Ensino, 15)

FUNARI, P.P.A.; ROBRAHN-GONZÁLEZ, E. M. Ética, Capitalismo e Arqueologia Pública no Brasil. Revista de História, São Paulo, n. 27, v. 2, p. 13-28, 2008.

FUNARI, P.P.A. et al.Apresentação. In: FUNARI, FUNARI, P.P.A. et al (Org.). Identidades, discurso e poder: ensaios em arqueologia contemporânea. São Paulo: Annablume/FAPESP, 2005, p. 9-10.

GINGRICH, A. The German-Speaking Countries. Ruptures, Schools, and Nontraditions: Reassessing the History of Sociocultural Anthropology in Germany. In: BARTH, F.et al. One discipline, four ways: British, German, French, and American Anthropology. With a foreword by Chris Hann. Chicago: The University of Chicago Press, 2005, p. 59-153.

GONZÁLEZ CASANOVA, P. Sociedad plural, colonialismo interno y desarrollo. América Latina.Revista del Centro Latinoamericano de Ciencias Sociales, México DF, n. 6, v. 3, p. 15-32, 1963.

GONZÁLEZ CASANOVA, P. Colonialismo interno (umaredefinição). In: BORON, Atílio A. et al. (Org.). A teoria marxista hoje: problemas e perspectivas. Buenos Aires: CLACSO, 2006, p. 395-419.

GOMES, M. P. Antropologia: ciência do homem, filosofia da cultura. São Paulo: Contexto, 2008.

HEILBORN, M.L. Antropologia e saúde: considerações étnicas e conciliação multidisciplinar. In: VICTORA, Ceres et al. (Org.). Antropologia e ética: o debate atual no Brasil. Niterói: ABA/Editora UFF, 2004, p. 57- 64.

ISNARDIS, A. Arqueologia com Antropologia / Antropologia com Arqueologia: o curso de graduação em Antropologia da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Arqueologia em Debate: Jornal da Sociedade de Arqueologia Brasileira, São Paulo, n. 3, p. 8-10, 2011.

KNAUTH, D. Implicações éticas da pesquisa antropológica: uma reflexão a partir do caso da Aids. In: VICTORA, Ceres et al. (Org.). Antropologia e ética: o debate atual no Brasil. Niterói: ABA/Editora UFF, 2004, p. 131-150.

LANGDON, E.J.; GARNELO, Luiza. Saúde dos povos indígenas: reflexões sobre antropologia participativa. Rio de Janeiro: Contra Capa/ABA, 2004.

LARAIA, R. B. Cultura, um conceito antropológico. 6ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1992.

MATO GROSSO DO SUL – Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Manual de Licenciamento Ambiental. Versão 2. Campo Grande: SEMA/Instituto de Meio Ambiente Pantanal, 2004.

MARTINS, C.B. (Org.). Para onde vai a pós-graduação em Ciências Sociais no Brasil. Bauru: Edusc, 2005.

MARTINS, J.S. Florestan: Sociologia e consciência social no Brasil. São Paulo: Edusp/FAPESP, 1998.

MICELI, S. História das Ciências Sociais no Brasil. São Paulo: Vértice/Editora Revista dos Tribunais/IDESP, 1989.

MOURA, M.M. Nascimento da Antropologia Cultural: a obra de Franz Boas. São Paulo: Hucitec, 2004.

MÜLLER-PLANTENBERG, C.; AB’SABER, A. N. (Org.). Previsão de impactos. O Estudo de Impacto Ambiental no Leste, Oeste e Sul: experiências no Brasil, na Rússia e na Alemanha. São Paulo: Edusp, 1998.

PACHECO DE OLIVEIRA, J. Pluralizando tradições etnográficas: sobre um certo mal-estar na antropologia. In: LANGDON, Esther Jean; GARNELO, Luiza. Saúde dos povos indígenas: reflexões sobre antropologia participativa. Rio de Janeiro: Contra Capa/ABA, 2004, p. 9-32.

PACHECO DE OLIVEIRA, J. Dos museus para as pós-graduações: Iniciada com as expedições científicas a antropologia no Brasil se especializou no contexto universitário. Revista de História. Rio de Janeiro, Biblioteca Nacional, 63, Edição Especial “História da Ciência” 2, p. 70-73, 2010.

PEIRANO, M.G. S. Antropologia no Brasil (alteridade contextualizada). In: MICELI, Sergio (Org.). O que ler na ciência social brasileira (1970-1995). Volume 1 – Antropologia. São Paulo: Sumaré/ANPOCS; Brasília: CAPES, 1999, p. 225-266.

PENIN, A.et al. O Curso de Bacharelado em Arqueologia na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Arqueologia em Debate: Jornal da Sociedade de Arqueologia Brasileira, São Paulo, n. 3, p. 23-26, 2011.

PIERRO, B. PAC impulsiona arqueologia no país. 2011. Disponível em http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/pac-impulsiona-arqueologia-no-pais. Acesso em 26/09/2011.

PY-DANIEL, A.R. O Curso Superior de Tecnologia em Arqueologia da Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Arqueologia em Debate: Jornal da Sociedade de Arqueologia Brasileira, São Paulo, n. 3, p. 10-13, 2011.

ROMANELLI, C. Caçadores de artefatos perdidos: pesquisas arqueológicas aumentam com estudos de impacto ambiental, mas cerca de 90% do material ainda é destruído. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, n. 61, 2010. Disponível em http://www.revistadehistoria.com.br/secao/emdia/cacadores-de-artefatos-perdidos. Acesso em 15/10/2011.

REITH, F.M. S. (Coord.). Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Antropologia. Pelotas: UFPel, 2010. (não publicado)

SCABELLO, A. L. M.; FERNANDES DA SILVA, A.S. O Bacharelado em Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Arqueologia em Debate: Jornal da Sociedade de Arqueologia Brasileira, São Paulo, n. 3, p. 27-29, 2011.

SCHUCH, P.et al.Experiências, dilemas e desafios do fazer etnográfico contemporâneo. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2010.

SILVA, G. (Org.). Antropologia Extramuros: novas responsabilidades sociais e políticas dos antropólogos. Brasília: Paralelo 15, 2008.

SILVERMAN, S. The United States. In: BARTH, Fredrik et al. One discipline, four ways: British, German, French, and American Anthropology. With a foreword by Chris Hann. Chicago: The University of Chicago Press, 2005, p. 255-347.

SPENCER, J. British Social Anthropology: a retrospective. Annual Reviews of Anthropology, n. 29, p. 1-24, 2000.

STEIL, C. A.; FAUSTO, C. Documento de Área -

Antropologia/Arqueologia. Brasília: CAPES, 2009. (não publicado) STOCKING JR., G. (Org.). A formação da antropologia americana, 1883-1911: antologia (Franz Boas). Tradução de Rosaura Maria C. L. Eichenberg. Rio de Janeiro: Contraponto/Editora UFRJ, 2004.

THIESEN, B. V.; BARCELOS, A. H. F. O campo não faz o arqueólogo: em defesa da formação de pesquisadores em Arqueologia e o bacharelado da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Arqueologia em Debate: Jornal da Sociedade de Arqueologia Brasileira, São Paulo, n. 3, p. 16-18, 2011.

TRAJANO FILHO, W.; RIBEIRO, G. L. (Org.). O campo da antropologia no Brasil. Rio de Janeiro: Contra Capa/Associação Brasileira de Antropologia, 2004.

UCKO, P. J. AcademicFreedomand Apartheid: The Storyofthe Word ArcheologicalCongress. London: Duckworth, 1987.

VARGAS, E. V. (Coord.). Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Antropologia (REUNI). Belo Horizonte: UFMG, 2009. (não publicado)

VIANA, S.A.; RUBIN DE RUBIN, J. C. A Formação em Arqueologia na Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás. Arqueologia em Debate: Jornal da Sociedade de Arqueologia Brasileira, São Paulo, n. 3, p. 14-16, 2011.

VÍCTORA, C.et al. Antropologia e ética: o debate atual no Brasil. Niterói: Editora UFF, 2004.

Publicado
2014-03-14
Como Citar
de Oliveira, J. E. (2014). JUS SPERNIANDI: PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE UMA GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA EM MATO GROSSO DO SUL, BRASIL. Cadernos Do LEPAARQ (UFPEL), 11(21), 7-43. https://doi.org/10.15210/lepaarq.v11i21.2802
Seção
Artigos