Participação dos municípios no plano de manejo integrado do fogo no Parque Nacional da Serra da Capivara (PI) e conservação do patrimônio arqueológico
Resumo
Neste trabalho são analisados focos de incêndios ocorridos dentro do Parque Nacional da Serra da Capivara, e nas suas proximidades, no recorte cronológico de 2010 a 2022. Essa Unidade de Conservação está localizada no sudeste do Piauí e abrange os municípios de São Raimundo Nonato, Coronel José Dias, João Costa e Brejo do Piauí, destacando-se internacionalmente pelas centenas de sítios arqueológicos que possui. A partir do processamento de dados obtidos no ICMBio, INPE e IPHAN, elaborou-se um mapa com a distribuição espacial das queimadas e dos sítios, correlacionando-os aos limites da UC e aos respectivos municípios que a compõem. O trabalho apresenta as estratégias de preservação e manejo sustentável desenvolvidas pelo ICMBio e reforça a participação direta dos municípios no Plano de Manejo Integrado do Fogo.Downloads
Referências
ICMBio, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. 2019. Plano de Manejo do Parque Nacional Serra da Capivara. Brasília-DF. 43p.
ICMBio, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Estrutura. 05 de Ago. de 2020. Disponível em: https://www.gov.br/icmbio/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/estrutura-1. Acesso em: 28 de nov. de 2024.
ICMBio, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. 2023. Plano de Manejo Integrado do Fogo do Parque Nacional Serra da Capivara (2024-2026). São Raimundo Nonato-PI. 30p.
FUMDHAM. 1998. Parque Nacional Serra da Capivara - Piauí - Brasil. São Raimundo Nonato: Fundação Museu do Homem Americano.
LIESENFELD, Marcus Vinicius de Athaydes; VIEIRA, Gil; MIRANDA, Ires Paula de Andrade. 2016. Ecologia do fogo e o impacto na vegetação da Amazônia. Brazilian.
LOPES, Isabela; ESTRÊLA, Maria Clara. Um ano após incêndio na Serra da Capivara, apicultores acumulam prejuízos – Piauí. Portal O Dia, Teresina, 01 de set. de 2022. Disponível em: https://portalodia.com/noticias/piaui/um-ano-apos-incendio-na-serra-da-capivara,-apicultores-acumulam-prejuizos-394330.html. Acesso em: 10 de dez. de 2024.
MACEDO, Andréia Oliveira. 2023. O paleoambiente e as ocupações humanas pré-históricas na região da Serra da Capivara: análise geoarqueológica dos depósitos quaternários. Tese (Doutorado em Arqueologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife-PE.
MONTRAZI, Lucas. 2024. A cartografia das queimadas no Parque Nacional da Serra da Capivara e o uso de um Sistema de Informações Geográficas (SIG) para a gestão e conservação do patrimônio arqueológico. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arqueologia e Preservação Patrimonial). Universidade Federal do Vale do São Francisco, São Raimundo Nonato-PI.
PESSIS, Anne Marie. 2003. Imagens da Pré-História. Parque Nacional Serra da Capivara. Fumdham/Petrobrás.
RODRIGUES, Carolina Costa. 2016. Perspectiva etnoecológica do fogo na conservação de ecossistemas naturais. Dissertação – Universidade Federal de Lavras, Lavras-MG.
SEMAD. Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. ICMS Ecológico. Disponível em: https://meioambiente.mg.gov.br/icms-ecologico. Acesso em: 10 de dez. de 2024.
VIEIRA, Greicielle dos Santos. 2021. Análise espaço-temporal do fogo no bioma Caatinga. Trabalho de Conclusão de Curso. Departamento de Engenharia Florestal, Universidade de Brasília, Brasília-DF, 42p.
Copyright (c) 2025 Lucas Montrazi, Nívia Paula Dias de Assis, Marian Helen da Silva Gomes Rodrigues, Andréia Oliveira Macedo, Maria Fátima Barbosa

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Cadernos do LEPAARQ publicam artigos em português, espanhol, italiano, francês e inglês, sem cobrança de nenhum tipo de taxa em nenhum momento, respeitando a naturalidade e o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores, para sua conferência antes da publicação. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. O periódico Cadernos do LEPAARQ oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os textos publicados poderão ser depositados imediatamente pelos autores em suas páginas pessoais, redes sociais e repositórios de textos.Nesse sentido, o periódico não tem fins lucrativos, de modo que os direitos autorais dos artigos publicados pertencerão aos respectivos autores e estes não receberão nenhuma forma de remuneração. Dessa forma, ao enviar o artigo, o autor do mesmo estará automaticamente aceitando esta condição. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados deve ser apenas informada pelos seus respectivos autores ao conselho editorial do periódico. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.