Lavras do Abade “Reborn”: Estudo Ecoarqueológico de um Conflito Socioambiental no Brasil do Meio
Resumo
Este artigo apresenta um estudo ecoarqueológico do conflito de 1887 em Lavras do Abade, antiga vila mineradora em Goiás, Brasil. Além das narrativas locais de poluição fluvial, a pesquisa revela uma complexa interação de disparidades econômicas, disputas políticas e questões socioambientais. O estudo adota uma abordagem multidisciplinar, integrando arqueologia histórica, documentação, história oral e estudos ambientais, e enfatiza o uso de tecnologias digitais (3D e simulações) para compreender as materialidades da violência e resistência. A análise aprofunda o papel da arqueologia na revelação de narrativas silenciadas e na promoção da justiça social, posicionando Lavras do Abade como um caso paradigmático de conflito socioambiental com implicações duradouras para o patrimônio cultural.
Downloads
Referências
COSTA, D. M. Guerra e água na Serra dos Pirineus: arqueologia eco-histórica das lavras do Abade. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2015.
COSTA, D. M. The Abade Artificial Archaeological Site Project. Archeologia e Calcolatori, v. 35.2, p. 137-146, 2024.
FUNARI, P. P. A.; ZARAKIN, A.; REIS, J. A. dos (Orgs.). Arqueologia da Repressão e da Resistência: América Latina na Era das Ditaduras (Décadas de 1960-1980). Campinas: UNICAMP, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH, 2008.
GONZÁLEZ-RUIBAL, A. G. Arqueología de la Guerra Civil Espanhola. Em: Complutum, vol. 19, nº 2. Madrid: Universidad Complutense de Madrid, 2008.
LEMOS, C. M.; COSTA, D. N. B.; ZARANKIN, A. "As Flores do Mal": Arqueologia das estruturas da violência política da ditadura, o caso do DOPS/MG. Habitus, Goiânia, v. 20, n. 1, p. 1-22, 2022.
LINO, J. T. Arqueologia e patrimônio da guerra: o caso do Contestado. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 29., 2017, Brasília. Anais.... Brasília: ANPUH, p. 1-12, 2011.
LINO, J. T.; FUNARI, P. P. A. Arqueologia da Guerra e do Conflito. Erechim: Habilis, 2013.
LINO, J. T.; SYMONDS, J. Arqueologia da Guerra do Contestado (1912-1916): conflito, cultura material e memória. Vestígios - Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica, v. 15, n. 1, p. 5-25, 2021.
LINO, J. T. Escavando em campo minado: as paisagens arqueológicas de conflitos bélicos. Revista de Arqueologia, v. 35, n. 3, p. 119-136, set./dez. 2022.
SANTANA, T. M. de C. & NASCIMENTO, P. M. S. Guerra da Telha: Memória, História, Arqueologia e Patrimônio. Guerra da Telha: memória, história, arqueologia e patrimônio. FUMDHAMentos, v. 18, n. 1, p. 121-156, 2021.
Copyright (c) 2025 Diogo Costa

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Cadernos do LEPAARQ publicam artigos em português, espanhol, italiano, francês e inglês, sem cobrança de nenhum tipo de taxa em nenhum momento, respeitando a naturalidade e o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores, para sua conferência antes da publicação. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. O periódico Cadernos do LEPAARQ oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os textos publicados poderão ser depositados imediatamente pelos autores em suas páginas pessoais, redes sociais e repositórios de textos.Nesse sentido, o periódico não tem fins lucrativos, de modo que os direitos autorais dos artigos publicados pertencerão aos respectivos autores e estes não receberão nenhuma forma de remuneração. Dessa forma, ao enviar o artigo, o autor do mesmo estará automaticamente aceitando esta condição. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados deve ser apenas informada pelos seus respectivos autores ao conselho editorial do periódico. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.