Arqueologia na antiga senzala da fazenda do Pinhal, São Carlos, São Paulo

  • Renato Kipnis Scientia Consultoria Científica: São Paulo, São Paulo, BR
  • Mariane Pereira Ferreira Scientia Consultoria Científica: São Paulo, São Paulo, BR
  • Lucília Santos Siqueira Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
  • Jeane Assis Scientia Consultoria Científica: São Paulo, São Paulo, BR
  • Marcelo Eme Scientia Consultoria Científica: São Paulo, São Paulo, BR
  • Joana D'Arc de Oliveira Universidade de São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, USP-FAU
Palavras-chave: Arqueologia da Diáspora Africana, Memória Social, Participação Comunitária, Senzala – Fazenda do Pinhal

Resumo

Este artigo discute o papel da arqueologia na construção de uma memória social plural sobre a diáspora africana no Brasil, a partir do estudo de caso da Fazenda do Pinhal (São Carlos/SP), patrimônio nacional e estadual desde os anos 1980. As escavações realizadas entre 2022 e 2025, no edifício da antiga senzala, revelaram estruturas preservadas in situ, como fogueiras e pisos de chão batido, e um expressivo conjunto de cultura material associado ao cotidiano, espiritualidade e resistência de pessoas escravizadas. Conduzido de forma colaborativa com moradores, ativistas, religiosos, pesquisadores e educadores, a pesquisa arqueológica operou como instrumento de escuta e ressignificação, enfrentando apagamentos físicos e simbólicos e abrindo espaço para narrativas afrocentradas. Parte dos depoimentos analisados foi colhida no contexto da produção de um filme documentário, também elaborado por integrantes do projeto. O trabalho evidencia como objetos como cachimbos, contas e moedas se tornam mediadores de experiências afetivas e espirituais, ao mesmo tempo em que a própria escavação se converte em espaço de reencontro, memória e cura. Ao integrar escuta social, práticas participativas e análise material, a pesquisa propõe uma arqueologia crítica, sensível e politicamente comprometida com o reconhecimento e valorização da presença negra na história do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Kipnis, Scientia Consultoria Científica: São Paulo, São Paulo, BR

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo, doutorado em antropologia/arqueologia pela University of Michigan - Ann Arbor, e pós-doutorado pelo Instituo de Biociência da USP. Atualmente desenvolve pesquisas nas regiões do Brasil Central e Amazônia nas áreas de evolução humana, ecologia humana, arqueologia, pré-história, caçadores-coletores, zooarqueologia e paleoecologia. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em avaliação, mitigação e compensação de impactos sobre o patrimônio arqueológico, histórico, e paleontológico. No campo da Arqueologia Preventiva, é responsável por diversos projetos em todo o território nacional, envolvendo todas as fases do licenciamento ambiental de empreendimentos potencialmente lesivos aos bens arqueológicos nacionais. 

Mariane Pereira Ferreira, Scientia Consultoria Científica: São Paulo, São Paulo, BR

É Mestra em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia MAE/USP onde desenvolveu pesquisas voltadas para Zooarqueologia em contextos arqueológicos pré-coloniais Amazônicos. Possui graduação em Arqueologia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), onde desenvolveu pesquisas na área de Bioarqueologia com ênfase em análise osteobiográfica e paleopatológica. Compõem o quadro de pesquisadores da empresa Scientia Consultoria Científica desde 2012.

Lucília Santos Siqueira, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

É professora de História, Memória e Patrimônio no Curso de História na UNIFESP, onde integra o programa de mestrado profissional de formação de professores, o ProfHistória. Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (1999), foi professora de História do Brasil e trabalhou na Coordenação de Curso nos Cursos de Turismo e Administração Hoteleira da Faculdade Ibero-Americana entre os anos de 1990 e 2000. Foi professora do Departamento de História da PUC-SP entre 2003 e 2009, tendo lecionado nos cursos de História, Turismo e Relações Internacionais. Atua nos seguintes temas: historiografia brasileira, história de São Paulo (província e cidade) no século XIX e no começo do XX, os usos da historiografia pelo Ensino de História e os usos do passado paulista no campo do patrimônio, da cultura e do turismo. Nos últimos anos tem se dedicado aos estudos e à pesquisa sobre a memória da escravidão no território paulista. 

Jeane Assis, Scientia Consultoria Científica: São Paulo, São Paulo, BR

Possui Bacharelado em Arqueologia pela Universidade do Estado da Bahia, CAMPUS VIII. Atualmente atua em projetos no âmbito do Licenciamento Ambiental no que tange ao escopo da Arqueologia. Áreas de Interesse: Arqueologia Histórica/Arqueologia da Diáspora Africana; Arqueologia Colaborativa/Participativa

Marcelo Eme, Scientia Consultoria Científica: São Paulo, São Paulo, BR

Documentarista, pesquisador e educador. Há treze anos atua em projetos audiovisuais em múltiplas linguagens e experiências híbridas entre cinema, teatro e literatura. No campo do patrimônio cultural produz e dirige documentários de pesquisa voltados para o registro do conjunto de referências de populações tradicionais no Brasil, com destaque para os folguedos da zona da Mata Norte de Pernambuco (Cavalo Marinho e Maracatu Rural); a pesca artesanal de jangada e a renda de bilro do litoral cearense; o fandango caiçara e a confecção de rabecas do litoral paulista (Vale do Ribeira e Ubatuba); a religiosidade afro-brasileira, o modo de vida ribeirinho e ofício de carpintaria naval na Amazônia; os congados, moçambiques e o ofício de quitandeiras do Estado de Minas Gerais, entre outros. Desenvolve ações pedagógicas no âmbito de projetos Integrados de Educação Patrimonial com oficinas de fotografia e cinema documentário junto a comunidades urbanas e rurais como as realizadas nos Estados de São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará e Ceará.

Joana D'Arc de Oliveira, Universidade de São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, USP-FAU

Docente no Departamento de História e Estética do Projeto na FAU/USP. Presidente da Comissão de Inclusão e Pertencimento da FAU/USP. Pós- doutora pela FAU-USP. Pesquisadora no Laboratório de estudos de Cultura, Cidade e Diáspora (Labdias) coordenado pela Profa. Dra. Ana Barone da FAU-USP. Atuou como Professora temporária no IAU-USP (Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo) onde desenvolveu o Projeto de Pós-doutorado Patrimônio Cultural Afrobrasileiro: Casas e Quintais Negros Urbanos como Espaços de Resistências sob a supervisão da Profa. Dra. Eulalia Portela Negrelos. Foi bolsista de Pós-Doutorado no Projeto Memórias Negras coordenado pela Profa. Dra. Eulalia Portela Negrelos no IAU-USP, o qual foi contemplado com o Prêmio Pós-doc USP 2023, na área de Ciências Sociais Aplicadas. Orienta e orientou, no IAU-USP, pesquisas de Iniciação Científica, contempladas com Bolsas FAPESP, PIBIC e PUB; Trabalhos de Conclusão de Curso e Co-orienta pesquisas de mestrado. Atuou de março de 2020 a dezembro de 2021 como Profa. Dra. Colaboradora MSIII, via programa PART (Programa de atração e retenção de jovens talentos da USP) no IAU-USP. É autora do Livro Da Senzala para onde? Negros e negras no Pós-Abolição em São Carlos (1880-1910) publicado pela Fundação Pró-Memória de São Carlos em 2018 e finalista no Prêmio Anparq 2020. Integra a Rede de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo Afro-diaspóricos coordenada pelo Prof. Dr. Fabio Macedo Velame (UFBA). É Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros. Membro Associado do IAB. Membro Associado do Centro Internacional para a Conservação do Patrimônio no Brasil - CICOP/Brasil. Membro Associado da ANPARQ. Atuou no IAU-USP, de 2016 à 2023 como Professora Colaboradora Voluntária em disciplinas de graduação e pós-graduação. Atuou como Presidente da Comissão dos Direitos das Mulheres do IAU-USP e Representante dos Pós-doutorandos na CPQ-IAU-USP. Atuou como docente em História da Arquitetura nas Faculdades Integradas Einstein - Limeira (2016-2019). Foi Membro Suplente do Conselho Curador da Fundação Pró-Memória de São Carlos (2015-2017). Tem Pós-doutorado, Doutorado e Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pelo IAU-USP. É Cientista Social pela Unesp-Araraquara e Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Santo Amaro. Seus temas de atuação são: Cidades, Gênero, Territórios Negros, História da Arquitetura e do Urbanismo, Arquiteturas Africanas e Afro-brasileiras, Patrimônio Cultural Afro-brasileiro, Escravidão e Pós-abolição no Brasil. Tem experiência em gestão cultural e produção artística, atuou como Chefe da Seção de Museologia e Assessora Cultural por seis anos na Coordenadoria de Artes e Cultura do município de São Carlos - SP onde coordenou o projeto "Histórias e Memórias da População Negra em São Carlos".

Referências

BEVILAGUA, Bruna. Depoimento. In: PROJETO ARQUEOLOGIA NA FAZENDA DO PINHAL. Transcrição dos depoimentos: depoimentos registrados para o filme documentário em processo de montagem (2024/2025). Direção: Joana D’Arc; Marcelo Eme. São Carlos, SP: [s.n.], 2025. p. 13.
CASA SUELI CARNEIRO. Raízes e asas: memória para autonomia negra. (Org) CARNEIRO, Natália de Sena; JUNQUEIRA, Leticia e ALVES, Isabela. 1. ed. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo, 2023.
GOMES, Lara Espechit; SYMANSKI, Luís Cláudio Pereira. Fogueiras afrodiaspóricas no Sudeste e Centro-Oeste do Brasil: cotidiano, ancestralidade e ritual. Vestígios – Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica, v. 16, n. 1, p. 122–149, 2022. DOI: https://doi.org/10.31239/vtg.v16i1.34771
BRITO, P. C. L. O Cais do Valongo e suas Contas: comércio e participação escrava. In SILVA, Vanicléia Santos, SYMANSKI, Luís Claúdio Pereira & HOLL, Augustin (Eds.), Arqueologia e história da cultura material na África e na diáspora africana. Curitiba: Brazil Publishing, 2019. pp. 337–361.
HISSA, Sara. O Petyn no cachimbo branco: arqueologia e fumo nos séculos XVII ao XIX. Tese (Doutorado em Arqueologia). Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/vestigios/article/download/15092/12061/41472. Acessado em 23/06/2025.
LIMA, Tânia Andrade; SOUZA, Marcus Andre Torres; SENE, Glaúcia Malerba. Weaving the Second Skin: Protection Against Evil Among the Valongo Slaves in Nineteenth-century Rio de Janeiro. Journal of African Diaspora Archaeologyand Heritage, v. 3, n. 2, p. 103–136, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1179/2161944114Z.00000000015. Acessado em 20/06/2025
LUMBANDANGA, Casimiro. Depoimento. In: PROJETO ARQUEOLOGIA NA FAZENDA DO PINHAL. Transcrição dos depoimentos: depoimentos registrados para o filme documentário em processo de montagem (2024/2025). Direção: Joana D’Arc; Marcelo Eme. São Carlos, SP: [s.n.], 2025. p. 147.
MARINS, Paulo C. Plano diretor para Gestão Patrimonial da Fazenda do Pinhal. São Carlos, SP: [s.n.], 2021.
MOURA, Clóvis. Rebeliões da senzala: quilombos, insurreições, guerrilhas. São Paulo: Anita Garibaldi, 1987.
PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos orixás. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
REIS, João José. Rebelião escrava no Brasil: a história do levante dos Malês (1835). São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
SANTOS, Luciana dos. Depoimento. In: PROJETO ARQUEOLOGIA NA FAZENDA DO PINHAL. Transcrição dos depoimentos: depoimentos registrados para o filme documentário em processo de montagem (2024/2025). Direção: Joana D’Arc; Marcelo Eme. São Carlos, SP: [s.n.], 2025. p. 102.
SCIENTIA. Arqueologia na Fazenda do Pinhal, Município de São Carlos – SP: relatório final de campo. São Paulo: Scientia Consultoria Científica, 2024.
SILVA, Benedito. Depoimento. In: PROJETO ARQUEOLOGIA NA FAZENDA DO PINHAL. Transcrição dos depoimentos: depoimentos registrados para o filme documentário em processo de montagem (2024/2025). Direção: Joana D’Arc; Marcelo Eme. São Carlos, SP: [s.n.], 2025a. p. 170.
SILVA, Daniel. Depoimento. In: PROJETO ARQUEOLOGIA NA FAZENDA DO PINHAL. Transcrição dos depoimentos: depoimentos registrados para o filme documentário em processo de montagem (2024/2025). Direção: Joana D’Arc; Marcelo Eme. São Carlos, SP: [s.n.], 2025b. p. 24–25.
SILVA, Gabriela. Depoimento. In: PROJETO ARQUEOLOGIA NA FAZENDA DO PINHAL. Transcrição dos depoimentos: depoimentos registrados para o filme documentário em processo de montagem (2024/2025). Direção: Joana D’Arc; Marcelo Eme. São Carlos, SP: [s.n.], 2025d. p. 4.
SILVA, Isaias Ambrozio da. Depoimento. In: PROJETO ARQUEOLOGIA NA FAZENDA DO PINHAL. Transcrição dos depoimentos: depoimentos registrados para o filme documentário em processo de montagem (2024/2025). Direção: Joana D’Arc; Marcelo Eme. São Carlos, SP: [s.n.], 2025c. p. 108.
SILVA, Neusa. Depoimento. In: PROJETO ARQUEOLOGIA NA FAZENDA DO PINHAL. Transcrição dos depoimentos: depoimentos registrados para o filme documentário em processo de montagem (2024/2025). Direção: Joana D’Arc; Marcelo Eme. São Carlos, SP: [s.n.], 2025e. p. 70.
SLENES, Robert W. Na senzala uma flor: esperanças e recordações na formação da família escrava. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2012.
SUGUIMATSU, Isabel Cristina. Para adornar e proteger: contas de colar, corpos e escravidão. In SILVA, Vanicléia Santos, SYMANSKI, Luís Claúdio Pereira & HOLL, Augustin (Eds.), Arqueologia e história da cultura material na África e na diáspora africana. Curitiba: Brazil Publishing, 2019. p. 311–336.
SYMANSKI, Luís Cláudio Pereira. Depoimento. In: PROJETO ARQUEOLOGIA NA FAZENDA DO PINHAL. Transcrição dos depoimentos: depoimentos registrados para o filme documentário em processo de montagem (2024/2025). Direção: Joana D’Arc; Marcelo Eme. São Carlos, SP: [s.n.], 2025. p. 96.
VELAME, Fábio. Depoimento. In: PROJETO ARQUEOLOGIA NA FAZENDA DO PINHAL. Transcrição dos depoimentos: depoimentos registrados para o filme documentário em processo de montagem (2024/2025). Direção: Joana D’Arc; Marcelo Eme. São Carlos, SP: [s.n.], 2025. p. 128–130.
Publicado
2025-12-15
Como Citar
Kipnis, R., Mariane Pereira, F., Santos Siqueira, L., Jeane Santana de , A., Marcelo, E., & Joana D’Arc de, O. (2025). Arqueologia na antiga senzala da fazenda do Pinhal, São Carlos, São Paulo. Cadernos Do LEPAARQ (UFPEL), 22(44), 149-172. https://doi.org/10.15210/lepaarq.v22i44.29521
Seção
Dossiê Lugares de Histórias Traumáticas